Poucas pessoas já ouviram falar deste problema de nome tão estranho, isto pelo fato de que muitos brasileiros ainda demoram em agir quando o assunto é cuidar da própria saúde.
Basicamente, a cistite é uma inflamação da mucosa da bexiga e uretra. Geralmente, afeta primordialmente as mulheres pelo fato da uretra dela ser bem menor que a dos homens. Isso faz com que germes possam chegar mais facilmente à bexiga podendo assim, causar até mesmo outras complicações de saúde.
Alguns problemas aparentemente simples podem causar a cistite como estresse, alimentação (alguns tipos de alimentos), substâncias químicas, alergia, cremes, sabonetes, óleos. Um dos causadores mais comuns desse problema se dá pela demora da troca do absorvente interno: Ele deve ser trocado, pelo menos, a cada duas ou três horas. Outro causador também pode ser: Ficar muito tempo sem ir ao banheiro, isto é um perigo.
Cistite-causas-tratamento 
Os principais sintomas da Cistite podem ser atestados por situações como:


- Ao urinar a pessoa tem vontade frequente, dor, ardor com pouca urina, sangramento na própria urina e em alguns casos podendo ocorrer febre, vômitos, etc. Neste caso, a prevenção deve ser feita através do consumo normal de água (em torno de dois litros), boa higiene pessoal, uso de sabonete próprio, troca de absorventes internos a cada três horas e sempre urinar após as relações sexuais.
Se o problema já tiver sido constatado, as principais recomendações de médicos e clínicos são:


Logo após o diagnóstico, caso seja comprovado o problema, saiba que com a adoção de um simples tratamento, a cistite pode ser curada em três ou sete dias. Geralmente, um antibiótico é passado pelo clínico e alguns medicamentos como o paracetamol, por exemplo, pode causar uma diminuição das dores e relaxamento dos músculos da bexiga.
Como sabemos o melhor a ser feito é sempre a prevenção; este sim é o melhor remédio. Em caso de constatação dos sintomas citados, a busca por ajuda médica é essencial a fim de que não acarrete em maiores problemas para sua saúde.