Blog

Blog

19 de ago. de 2011

Engordar com saúde é possível




Enquanto todas as mulheres que eu e você conhecemos ficam reféns da culpa sempre que abusam do bolo, salgadinho, sorvete ou prato de massa, a americana Susanne Eman decidiu desistir pra sempre das dietas. Mas fez isso de uma maneira radical. Depois de tentar em vão emagrecer usando apenas meios naturais, ela decidiu se tornar a mulher mais gorda do mundo. E com um detalhe: ela garante que seu plano é emagrecer com saúde.
Com 317 quilos, Susanne quer ultrapassar os 700 quilos para receber o título nada invejável. A meta da americana é chegar a 360 quilos até o fim de 2011 e alcançar os 700kg nos próximos anos.
Engordar com saúde é possível?!
Para manter a saúde, apesar das quantidades gigantestas de comida ingeridas todos os dias, Susanne pratica exercícios e mede a pressão arterial com regularidade.
Engordar com saúde é possível?!
Sem o apoio do seu médico, ela diz que tem feito tudo isso para provar que as pessoas podem engordar com saúde e para mostrar que não há nada de errado em ser gordo.
Engordar com saúde é possível?!
O exemplo da americana é extremo e difícil de entender (ainda mais se olharmos as fotos link externo que deixam claro as dificuldades e limitações que o excesso de peso já impõe a Susanne). Mas existem muitas pessoas que realmente precisam apelar para dietas por não conseguirem ganhar peso.
Pensando nessas pessoas, o TenhoDito fez uma pesquisa em busca de orientações sobre o que fazer nesses casos. Veja algumas dicas que podem ser seguidas por quem está bem de saúde:


1. Comece a escolher porções maiores
O princípio básico para engordar é ingerir mais calorias do que você gasta. Procure comer porções maiores do que comia antes, mas saiba escolher os alimentos para engordar sem arruinar sua saúde e nem a disposição.



2. Faça escolhas inteligentes
Ao invés de comer só pão, escolha derivados do leite, peixe, carne e ovos, por exemplo. Coma também alimentos com elevado teor de proteínas, como feijão, legumes e ervilha, e alimentos com alto teor de amido, como batatas, arroz e mandioca. Castanhas, amendoim e nozes são ótimos alimentos calóricos e saudáveis para servir de lanche para quem deseja engordar.


3. Proteína é muito importante
A maioria das calorias que contribuem para o ganho de peso é proveniente de carboidratos e gorduras, mas o seu corpo necessita de uma grande quantidade de proteína para construir novos músculos. Portanto, não substitua os carboidratos e gorduras por proteínas, mas aumente o consumo das mesmas.



4.Faça vários lanches durante o dia
Nos intervalos entre as refeições, tenha por perto alimentos que podem ajudar a ganhar peso e não prejudicam a sua saúde. Consuma queijo, frutas secas, e barras de cereais, por exemplo. Evite hambúrgueres, batatas fritas e fast food. Você pode até engordar, mas dificilmente vai fazer isso de maneira saudável por conta da gordura de péssima qualidade desses alimentos.



5. Intensifique os exercícios
Para ganhar pesoa, você precisa de exercícios anaeróbicos e intensos para ganhar massa muscular. São exercícios que envolvem pesos, aparelhos de academia, mas também podem ser feitos em casa link externo (flexôes, agachamentos, barras). Os exercícios aeróbicos, como corridas, devem ser mais leves.



Fonte: G1
Imagens: Getty Images