Blog

Blog

27 de ago. de 2011

Giro pelo mundo!...





Os vendedores ambulantes dos metrôs chineses comercializam um produto que está virando febre no país – os chaveiros vivos.

Contendo pequenas tartarugas ou peixes, eles são considerados amuletos que trazem boa sorte. Mas, para os grupos de proteção animal, é simplesmente uma forma criminosa de tratar os bichinhos. Afinal, eles ficam confinados em um espaço mínimo de plástico lacrado.

Segundo os vendedores do produto, como a água colorida tem nutrientes, os bichinhos podem viver no plástico por vários meses. Mas vale lembrar que não há entrada de oxigênio, então não dá para esperar que o seu chaveiro continue vivo por muito tempo.

Ativistas protestam contra esse tipo de produto, mas a lei de proteção aos animais na China se estende apenas para animais selvagens. Como esses bichos são criados em cativeiro, a lei não os protege.
Claro que a maioria das pessoas compra os chaveiros esperando ter boa sorte. Mas há uma pequena parcela que compra os chaveiros apenas para furar o plástico e dar liberdade aos bichinhos.



Ela tem em média 20 metros de comprimento e pesa mais de uma tonelada. Dificilmente se contesta que a lula-gigante é um animal colossal, mas sabe-se que existem alguns ainda maiores ou mais pesados, como baleias e elefantes. Mas mesmo estes monstros do reino animal não podem competir com a lula-gigante em um quesito: o tamanho do olho.

A foto acima mostra um pote de vidro com um exemplar do olho desse animal. Chega a medir mais de 25 cm de diâmetro, o que equivale a um prato de comida. E esse tamanho todo não é por motivo banal: como o animal vive em mares de grande profundidade e escuridão, onde nenhum raio de sol é capaz de penetrar, o olho tamanho família o ajuda a achar comida e abrigo.

Apesar do tamanho, a estrutura ocular da lula-gigante é muito parecida com a dos seres humanos: compõe-se de íris, pupila e retina, como a nossa. Essa característica é uma das poucas bem conhecidas sobre a lula-gigante, um animal cujos hábitos ainda são em parte um mistério para a ciência.



Pesquisadores fizeram uma curiosa descoberta no mundo subaquático: um molusco que usa minúsculos olhos feitos de um cristal de carbonato de cálcio para detectar predadores. Os cientistas dizem que se trata do primeiro par de olhos rochosos encontrado no reino animal. 

As centenas de estruturas similares a olho sobre a superfície desse molusco, chamado de chiton, já haviam sido descobertas décadas atrás. Porém, até agora, não se sabia de que material elas eram feitas ou se os animais podiam efetivamente ver objetos ou apenas sentir a luminosidade.

“Agora descobrimos que eles realmente conseguem ver objetos, embora provavelmente não muito bem”, afirma o pesquisador Daniel Speiser, que recentemente completou seu pós-doutorado na Universidade da Califórnia, em Santa Barbara, Estados Unidos. Como comparação, o estudo descobriu que a visão humana é cerca de mil vezes mais nítida que a do chiton.

Chitons apareceram pela primeira vez na Terra há mais de 500 milhões de anos. Porém, de acordo com o registro de fósseis, o mais antigo chiton com os olhos surgiu apenas nos últimos 25 milhões de anos, tornando seus olhos um dos mais recentes a evoluir nos animais. “Os olhos provavelmente evoluíram de modo que os chitons pudesse ver e se defender dos predadores”, conta Speiser.

A fim de descobrir como os olhos de pedra funcionam na fuga contra predadores, Speiser e o biólogo Sönke Johnsen estudaram, em laboratório, chitons do oeste da Índia (Acanthopleura granulata), que medem cerca de 8 cm de comprimento. Como outros chitons, essas criaturas têm escudos achatados feitos de oito placas separadas por centenas de minúsculas lentes na superfície, cobrindo grupos de células sensíveis à luz.

A equipe percebeu, após experimento em laboratório, que as lentes dos animais eram feitas de aragonita (carbonato de cálcio), em vez de outras proteínas, como as lentes biológicas. Em seguida, a dupla colocou os chitons em uma supefície feita da pedra ardósia.

Logo que o animal levantou parte do seu corpo para respirar, os pesquisadores lhes mostraram um disco preto de tamanhos variados ou um slide correspondente cinza, que bloqueava a mesma quantidade de luz. Os objetos foram segurados um pouco acima do chitons.

A luz bloqueada não ocasionou nenhuma resposta, mas quando o disco estava no mínimo 2,5 centímetros do animal, os chitons se contorceram.

Como os chitons responderam aos discos maiores e não aos slides cinzas, eles parecem ver o disco e não apenas responder a uma mudança na luz, explica Michael Land, biólogo da Universidade de Sussex, Reino Unido, e especialista em visão de animais que não esteva envolvido na investigação. Mas ainda não está claro se eles respondem apenas à remoção de luz pelo disco, em oposição à adição de luz.

As experiências também sugerem que os olhos tem capacidades semelhantes tanto na água quanto no ar, o que indica que os chitons são capazes de enxergar em cima e abaixo d’água.



A maioria das meninas adolescentes passa o tempo livre se divertindo em shoppings, lojas de roupas ou flertando com garotos. Mas as adolescentes da escola para exorcistas Bob Larson se interessam bem mais em expulsar demônios e trazer a paz às pessoas sofredoras.

Elas podem até parecer adolescentes comuns, mas são exorcistas experientes, que já viajaram por todo o mundo expulsando Satanás e seus companheiros de corpos possuídos.

Savannah Schurkenback, Jess Shurkenback, Christina Massih, Melanie Massih e Brynne Larson, todas com idades entre 15 e 19 anos, decidiram atender o chamado do evangelista Bob Larson, quando ele anunciou que o número de pessoas possuídas estava em ascensão, enquanto o número de exorcistas treinados tinha caído.

Então, elas juntaram-se a escola de exorcismo de Bob, onde estudam tudo o que precisam saber sobre a luta contra os demônios e como lidar com as pessoas possuídas.

Nem todos os exorcismos são do mesmo tipo, mas as meninas não largam o kit básico, que inclui a Bíblia, uma cruz e água benta. Elas usam essas ferramentas de trabalho enquanto dois homens grandes seguram a pessoa portadora dos demônios. 

Brynne é filha de Bob Larson, e já realizou exorcismos em um homem de nada menos do que 140 quilos. Uma pessoa deste porte pode tornar o processo do exorcismo mais perigoso, mas felizmente nenhuma das meninas foi ferida até hoje. Cuspidos e vômitos são comuns, mas tudo parece valer à pena quando as garotas convencem os demônios a deixarem as pessoas em paz.

A equipe de exorcistas adolescentes tem acompanhado Bob Larson por todo o mundo ajudando-o a combater as forças do mal. Larson afirma não ter problemas com as garotas, já que as jovens meninas são mais sensíveis e puras, sendo também mais eficazes na cura dos possuídos.

As adolescentes são apenas um pequeno esquadrão de soldados do exército antidemônios. Bob Larson afirma ter 100 equipes de bem treinados exorcistas trabalhando pelo mundo. Mas mesmo assim eles não conseguem acompanhar a demanda por exorcismos – a igreja de Larson recebe mais de mil pedidos mensais por ajuda.

Exorcistas não cobram por seus serviços, mas as pessoas trazem “ofertas” e auxílio em casos de viagens longas, que podem gerar despesas de até 7 mil reais. 

Algumas pessoas ficam surpresas ao procurar o exorcista em sua porta e encontrar uma garota de 16 anos de idade, mas de acordo com as palavras de Bob Larson, as meninas receberam um chamado de Deus e tiveram treinamento necessário para acabar com o sofrimento dos outros. 

O trabalho é árduo e as jovens afirmam que não ter tempo nem para assistir TV. Harry Potter e Crepúsculo? Nem pensar, já que as duas séries de livros e filmes são instigadores do mal. Namoros são associados a demônios da obsessão e desejo. Portanto, parece que elas vão seguir seus caminhos de exorcistas sem companheiros amorosos. Tudo para um bem maior, como elas acreditam.