Blog

Blog

23 de ago. de 2011

Música Exótica: Bobby McFerrin e a Escala Pentatônica. - (genial e deslumbrante!)





Bobby McFerrin é um desses exóticos gênios da música desconhecidos do grande público contemporâneo. Aqui, ele se apresenta no World Science Festival 2009 (Festival Mundial de Ciência) e, apenas pulando no palco, consegue reger um coral formado pela platéia do evento, fazendo com que as pessoas entoem uma melodia baseada em uma escala musical Pentatônica (de cinco tons – ver ao final).


Se gostou, leia mais sobre este músico.
Bobby McFerrin, nascido na Inglaterra, mas radicado em Nova Iorque, é um cantor com forte influência do jazz. Gravou, em interpretações muito peculiares, vários clássicos populares e eruditos. Seu maior sucesso é a canção "Don't Worry, Be Happy", que venceu um Grammy e pode ser vista e ouvida no vídeo abaixo. Trabalhou também com instrumentistas como Chick Corea, Herbie Hancock, Joe Zawinul e Yo-Yo Ma.

McFerrin é muito conhecido por sua enorme extensão vocal de quatro oitavas e por sua habilidade de usar a voz e o corpo para criar efeitos diversos. Criou álbuns em que é o único músico, cantando e simulando instrumentos.

Veja e ouça aqui "Don't Worry, Be Happy”
O vídeo é antigo, portanto, não ligue para o visual e preste atenção na música.

Pentatônicas
São chamadas de “escalas pentatônicas”, no meio musical, aquelas escalas formadas que são formadas por cinco notas ou tons. As mais usadas são as pentatônicas menores e as maiores, que podem ser ouvidas em estilos musicais como o blues, o rock e a música popular.