Blog

Blog

1 de ago. de 2011

Programa espião!... como usar?

Programas podem ser usados para monitorar atividades de funcionários e crianças.
Muita gente já ouviu falar de programas que espionam as atividades dos usuários durante o uso de computadores. Mas um erro muito comum é pensar que esses programas são, obrigatoriamente, vírus. Conhecidos como keyloggers, esses "programas espiões" monitoram tudo o que é digitado, gravando assim as atividades do usuário. Alguns deles também capturam telas de aplicativos usados pelos usuários.

Outros tipos de keylogger
Os keyloggers são usados, principalmente, por empresas que desejam monitorar atividades de funcionários e por pais preocupados com o uso do computador por seus filhos. No caso de empresas, a utilização desses programas é acompanhada por um aviso ao funcionário de que ele está sendo monitorado.

Para instalar um keylogger é necessário acesso ao computador que será monitorado. Depois de instalado, o programa roda em modo oculto e pode ser acessado apenas por uma combinação de teclas, conhecida apenas por quem instalou o software.

Existem diversos keyloggers disponíveis na internet (Advanced Keylogger, Active Key Logger, Refog Free Keylogger são apenas alguns outros).

A postagem é mais precisamente para ensinar como usar o BRMonitor devido à sua interface em português. A versão gratuita do BRMonitor funciona por sete dias e no modo oculto grava somente 10 minutos por sessão de monitoramento.

Instalação

1. Faça o download do BRMonitor;

2. Execute o arquivo e clique próximo até o menu lateral “Opções”;

Interface do inicial do BRMonitor

3. Marque ou desmarque conforme desejado as caixas de seleção “Ocultar Pasta de Destino” e “Criar Atalho no Desktop”. Mantenha a pasta padrão selecionada pelao aplicativo e clique em próximo;

4. Anote a senha fornecida pelo aplicativo;

5. Reinicie o computador.

Funcionamento

1. Após reiniciar o PC, clique em OK para utilizar a versão de teste ou clique em “Registrar” caso tenha comprado a licença para a versão completa;

2. Neste momento pode ser que o antivírus do computador detecte e confunda o BRMonitor como vírus. Se isto acontecer, permita a execução do BRMonitor ou coloque-o na lista de exceções de verificação do antivírus.

3. Selecione as ações que deseja monitorar;

Interface de configuração do programa espião BRMonitor

4. Insira os e-mails do remente e destinatário. Configure o servidor SMTP de envio conforme as configurações do seu webmail;

5. Clique no ícone “Ativar e ocultar” no canto direito superior. Pronto o keylogger esta ativo;

6. Para verificar o conteúdo monitorado clique no ícone “Visualizar relatórios” no canto superior direito ou acesse seu e-mail e leia os relatórios enviados periodicamente conforme o tempo pré-definido na configuração do BRMonitor.

Outros tipos de keylogger

Outros tipos de keylogger vêm na forma de hardware, ou seja, equipamentos conectados fisicamente ao computador, entre a conexão do teclado e a CPU.

Outros tipos de keylogger
Esse tipo de keylogger exige que se remova o equipamento para acessar as informações gravadas (por meio de um software fornecido pelo fabricante). Mas alguns keyloggers já transmitem as informações por meio de conexões sem fio, como Wi-Fi e Bluetooth.
Outro tipo de keylogger de hardware, menos conhecido, é o que captura telas do computador a intervalos regulares. Este tipo é conhecido como keylogger de DVI.

Fonte: IG Tecnologia