Blog

Blog

1 de set. de 2011

Telhados ecológicos são viáveis?



Telhados ecológicos
Uma vista aérea da maioria das áreas urbanas apresenta uma variedade de coberturas de asfalto, alcatrão  preto e cascalho. O calor irradia de telhados escuros e a água passa pelas superfícies duras e, de preferência, impermeáveis. Ainda assim, existe uma nova tendência que quebra a monotonia dos telhados comuns: as coberturas ecológicas. Há muito tempo populares na Europa, elas começaram a atrair a atenção de proprietários de imóveis, comércios e, até mesmo, de cidades como uma maneira interessante de promover o ambientalismo enquanto resolvem os problemas dos telhados convencionais. Os telhados ecológicos complementam a vegetação tradicional sem atrapalhar a infra-estrutura urbana  eles pegam um espaço abandonado e o tornam útil.

Esses telhados duram mais do que os convencionais, reduzem os custos de energia com isolamento natural, criam refúgios tranqüilos para pessoas e animais e absorvem a água da chuva, diminuindo bastante a necessidade de sistemas de drenagem complexos e caros. Em uma escala mais alta, os telhados ecológicos aumentam a qualidade do ar e ajudam a reduzir o efeito da Ilha de Calor Urbana, um fenômeno em que o crescimento das cidades e dos subúrbios faz que o calor seja absorvido e armazenado. Qualquer um que tenha caminhado por um estacionamento em um dia quente de verão já sentiu um dos efeitos da Ilha de Calor Urbana.

As camadas de um telhado ecológico precisam, como as de qualquer outro telhado, favorecer a drenagem e proteger a construção dos elementos da natureza por meio de uma membrana à prova d'água. Elas também precisam, no entanto, criar uma área de crescimento e oferecer apoio, irrigação e barreiras para a proteção das raízes, ao mesmo tempo que se mantêm o mais leves possível.

Existem dois tipos de telhados ecológicos: os intensivos e os extensivos. Os intensivos são basicamente parques elevados. Eles conseguem sustentar arbustos, árvores, passagens e bancos com suas camadas para suporte estrutural complexo, irrigação, drenagem e proteção das raízes. Os telhados ecológicos extensivos são relativamente leves, com uma cobertura de solo nativo que exige pouca manutenção. Os extensivos geralmente existem apenas por seus benefícios ambientais e não funcionam como jardins de cobertura acessíveis.


Uma das coberturas ecológicas mais famosas dos EUA, a do City Hall de Chicago, reúne sistemas extensivos, intensivos e intermediários semi-intensivos em um telhado reformado. Sob a orientação do prefeito, o programa piloto City Hall do Departamento de Meio Ambiente da cidade de Chicago  promoveu o esforço da cidade inteira para apoiar os sistemas de cobertura ecológica, com incentivos e doações.



O custo inicial de coberturas ecológicas muitas vezes afasta possíveis clientes. Como o telhado ecológico exige um trabalho profissional, análise estrutural cuidadosa e várias camadas e sistemas, até mesmo, telhados extensivos, geralmente começam com o valor de US$ 88 por m², muito "mais caros" do que US$13,75 por m² para os telhados comuns. Os benefícios e os incentivos, como aqueles apresentados pela cidade de Chicago , estão, porém, estimulando novos projetos de coberturas ecológicas. E, à medida que a indústria norte-americana de telhados ecológicos cresce, os preços diminuem.


Por enquanto, os benefícios econômicos de longo prazo já ultrapassam os custos iniciais. Como os telhados ecológicos protegem a membrana do telhado do clima severo e da radiação ultravioleta (UV), eles podem durar duas vezes mais do que os telhados tradicionais. 

Os telhados ecológicos também têm uma temperatura superficial bem estável, permanecendo na temperatura do ar ou mais frios, ao passo que os tradicionais podem ficar até 32ºC acima da temperatura do ar . A média de crescimento extra e de vegetação isola a construção das temperaturas intensas e minimiza o ganho de calor. De acordo com um estudo canadense, até mesmo um telhado ecológico de 15 cm de comprimento pode reduzir as demandas de energia no verão em até 75% .



Esses benefícios estão encorajando proprietários de imóveis, comércios e cidades preocupadas com o meio ambiente a construírem coberturas ecológicas. Esses telhados evitam que a água escoe e que o esgoto transborde. A vegetação e o solo agem como esponjas, absorvendo e filtrando a água que normalmente formaria goteiras e encheria ruas poluídas e sistemas de esgoto sobrecarregados. As plantas do telhado ecológico removem as partículas do ar, produzem oxigênio e oferecem sombra. Elas usam energia calorífica durante a evapotranspiração, um processo natural que resfria o ar à medida que a água evapora das folhas da planta.

A evapotranspiração e a sombra produzidas pelas plantas ajudam a eliminar o efeito da Ilha de Calor Urbana criado pelo excesso de superfícies reflexivas e impermeáveis nas cidades e nos subúrbios. Como as Ilhas de Calor Urbanas elevam a temperatura em áreas urbanas e suburbanas, elas acabam aumentando a demanda por aparelhos de ar-condicionado  e iniciam um ciclo de consumo de energia que contribui para o aquecimento global. Se os telhados ecológicos se tornarem uma iniciativa comum nas construções, as cidades podem reduzir os efeitos incômodos das Ilhas de Calor Urbanas.

Os telhados ecológicos e os jardins nos telhados existem há milhares de anos. Os jardins suspensos da Babilônia, uma das sete maravilhas do mundo, usavam um elaborado sistema de irrigação para criar um jardim paradisíaco com terraço ao lado de fora da atual Bagdá. Europeus do norte já escolheram telhados tradicionais de grama como meio de isolar as casas. Hoje em dia, os telhados ecológicos são predominantes ou até obrigatórios em algumas partes da Europa). Na Alemanha, 14% de todos os telhados são ecológicos . Os telhados ecológicos substituem uma infra-estrutura pesada por uma que não só é mais eficiente como também é mais bonita e útil. As coberturas ecológicas servem de refúgio para as pessoas que trabalham em escritórios, e são lugares para plantar jardins  ou para que as pessoas que moram em prédios possam relaxar. Até mesmo telhados ecológicos que não são acessíveis criam vistas aéreas impressionantes  para os vizinhos ao redor e são lugares isolados e seguros para animais selvagens.


Gestor òcio