Blog

Blog

28 de out. de 2011

O que é dermatoscopia?




Hoje em dia, a ciência tem apresentado um avanço assustador. Problemas de saúde que há muito tempo não tinham cura, atualmente têm garantido solução para muita gente. Mas, toda esta evolução é decorrente do surgimento de equipamentos que cada vez mais aparecem de forma muito eficiente na realização de diagnósticos.
Caro leitor, você sabe o que é dermatoscopia? Ele é considerado uma referência no diagnóstico de problemas da pele; em outras palavras, é um exame realizado por um profissional da área (geralmente um dermatologista). O objetivo é detectar lesões pigmentadas na pele (comumente chamadas de pintas) com a maior eficiência possível.
exame dermatoscopia
Todo o procedimento é realizado através de um aparelho chamado dermatoscópio cujo objetivo é comparar lesões com imagens anteriores a fim de detectar se o paciente precisa de cuidados especiais, ou seja, se as lesões apresentam um risco de saúde. Mas, como funciona o exame? Acompanhe:
  • Como bem mencionado, todo o procedimento é realizado por um profissional. Ele se utiliza de um software que consegue ampliar a imagem afetada (neste caso, a lesão) de 20 a 70 vezes maior que o tamanho real.
  • Posteriormente, é realizado um mapeamento através de imagens para comparar com imagens anteriores a fim de fornecer um diagnóstico mais preciso. Salientamos que as lesões são verificadas de forma minuciosa. Este é o ponto de destaque e credibilidade desta tecnologia.
  • Ao final, o profissional fornecerá todo o diagnóstico do paciente. Neste caso, o resultado fornecido pelo especialista poderá ser um dos pareceres: Ou o paciente está com a saúde de sua pele fora de risco OU apresenta manchas suspeitas e que necessitam de cuidados especiais. Neste último caso, é preciso um acompanhamento sistemático realizado através de um dermatologista.
Agora que você recebeu todas estas informações, fique atento. Se aparecer alguma mancha ou pinta em sua pele, não se acomode.  Faça o seu exame de dermatoscopia e fique em dia com a sua saúde. Não deixe escapar a oportunidade de ter o seu diagnóstico e se for preciso, mantenha um maior cuidado com a sua pele.