Blog

Blog

12 de nov. de 2011

11/11/11: como a data de hoje está ligada ao calendário maia

Ontem dia 11/11/11. Como sempre, datas como essa representam mais do que uma coincidência ou inevitabilidade para algumas pessoas, que veem sequências de números desse tipo como um sinal espiritual – e o boato da vez é que a data é ligada as profecias maias de 2012 do fim do mundo e de renovação espiritual.
As mitologias da data de hoje estão presentes na internet, com os crentes sugerindo que sequencias numéricas como 11/11 são sinais de anjos ou números com significados ocultos.
Mesmo as pessoas que aparentemente não ligam para numerologia estão encontrando algum significado no dia: dizem que a Disney vai sediar 11 casamentos hoje.
Mas porque 11/11/11 foi parar no meio do suposto apocalipse maia de 2012?
O antigo calendário maia termina em 21 de dezembro de 2012, como você já sabe. Algumas pessoas acreditam que esta data vai inaugurar uma nova era espiritual, ou mesmo o fim do mundo.


As duas datas foram provavelmente ligadas quando os crentes perceberam que o Observatório Naval dos EUA tinha fixado a hora exata do solstício de 2012 para 11:11 na hora universal em 21 de dezembro.
A opinião de John Hoopes, um estudioso da história maia da Universidade de Kansas, EUA, é que tudo isso não passa de uma “viagem”. “É essencialmente baseado na noção de sincronicidades”, explicou Hoopes.
Sincronicidades são coincidências significativas. E enquanto todo mundo tem uma tendência psicológica em encontrar padrões aleatórios, as subculturas que creem na mitologia de 2012 tendem a ser aquelas que se envolvem com psicodélicos e maconha, drogas que aumentam a sensação de sincronicidade. “Se parece que a mitologia de 2012 foi pensada por pessoas sob o efeito de drogas, é porque foi”, argumenta Hoopes.


Não interessa o que as pessoas modernas pensam do calendário maia, simplesmente não está claro se a data tinha algum significado para eles. “A realidade é que os maias acompanhavam ciclos de tempo grandes, e há um grande ciclo de tempo que começou em 3013 a.C. no nosso calendário, e há razões para pensar que o ciclo atinge um número significativo em 21 de dezembro de 2012”, disse Hoopes.
Mas se isso tem algum significado para os maias é uma questão em aberto. O povo maia tendia a ver o tempo como cíclico, com eventos importantes ecoando-se em datas correspondentes em um ciclo. Nesse caso, o fim do calendário pode ter sido visto como um novo começo.
Aliás, nem se sabe se os maias tinham qualquer profecia. Notadamente, as profecias de fim de mundo não aparecem no registro histórico até depois que os maias fizeram contato com missionários cristãos – um grupo de pessoas com suas próprias crenças fortes sobre o fim dos dias.
Na verdade, previsões de fim de mundo eram populares nos anos 1500, quando missionários franciscanos começaram a viajar para o Novo Mundo. Previsões catastróficas bíblicas certamente chegaram aos ouvidos maias e, em outras palavras, as profecias maias simplesmente se apropriaram da teologia cristã.
“O mundo para os maias realmente terminou na conquista espanhola”, disse Hoopes. “Então, eles podem ter incorporado isso em sua explicação do que estava acontecendo com eles”.
O forte número 11

Na verdade, o Observatório Naval agora indica a hora oficial do solstício de 2012, quando a inclinação da Terra estiver o mais longe possível do sol, na hora universal de 11:12 em 21 de dezembro. Isso não impediu que os crentes de 2012 focassem no tempo 11:11.



Em parte, esse frenesi pelo 11 ocorre porque a mitologia do número está online já faz um tempo. O site 1111spiritguardians.com sustenta que olhar para um relógio quando o tempo for 11:11 é um sinal de “1.111 Guardiões Espirituais ou Anjos”. Outras horas, como 12:12, 10:10 ou 12:34 seriam mensagens, também.
Estes números podem parecer especiais porque “grudam” em nossas mentes. Ninguém se lembra de olhar para o relógio quando os números não formam um padrão. “As pessoas estão mais propensas a lembrar de 11:11 do que de 4:29, 6:53 ou 3:17, por exemplo”, disse Hoopes.
Os psicólogos chamam a tentação de encontrar padrões em dados aleatórios de pareidolia. Este fenômeno também é responsável por “visões” de santos e outros em torradas, janelas e demais objetos.
É fácil encontrar o 11 por toda parte, por isso é fácil acreditar que “tem algo aí”. Um artigo do site 2012rising.com une coisas aparentemente aleatórias como o calendário maia, os ataques terroristas de 11 de setembro, a duração média de inversões de polaridade do campo magnético do sol, etc. O autor ainda fala do ciclo do sol de 11 anos, e como tudo parece “mais do que coincidência”.


A atividade solar, de fato, atinge um pico aproximadamente a cada 11 anos, potencialmente interrompendo comunicações por satélite, mas, segundo a NASA, não há riscos especiais associados com os picos de 2012, que não devem ser diferentes dos anteriores.
Com todos esses 11s de vários lugares para se usar em ideias macabras, previsões para 11/11/11 estão fluindo rapidamente.
Aderentes da Nova Era previram de tudo, desde o fim do mundo até o ingresso de uma nova era espiritual. Alguns dizem que 11/11/11 é o início oficial do ano metafísico de 2012.



Mesmo cineastas estão lucrando com a ação, com filmes de terror, especialmente um intitulado “11-11-11″, previstos para serem lançados na data. A trama de “11-11-11” gira em torno de uma força assustadora e misteriosa que vai entrar na Terra às 11:11 de 11/11/11.
Previsões não comerciais tendem a ser mais positivas, no entanto. O número 11 é visto como um sinal de que todas as pessoas são uma só, por exemplo, e a data é mais provável de ser vista como um fim à ganância e desconexão. Seria bom, né?
Segundo Hoopes, o calendário maia pode ressoar ainda hoje simplesmente porque os antigos maias são vistos como uma cultura exótica com uma espiritualidade avançada. Um século atrás, as pessoas acreditavam a mesma coisa sobre a cultura indiana e chinesa.
O que mantém viva a mitologia, hoje, no entanto, é a internet e as redes sociais. Dessa forma, os crentes em uma transformação de consciência em 2012 podem estar certos.
“O mundo está mudando por causa dessa transformação da consciência através da rede digital”, disse ele. “Eu não ficaria surpreso se no futuro as pessoas olhassem para trás e dissessem: ‘oh sim, foi em 2012 quando tudo aconteceu’”.


LiveScience