Blog

Blog

30 de nov. de 2011

Vídeos: Tecnologia permite escanear livro enquanto você o folheia a 1000 fps


Um protótipo apresentado pela Universidade de Tóquio demonstra o que pode ser o scanner do futuro. Basta você folhear as páginas de um livro ou revista em frente ao sensor de captura de imagem que ele detecta a página como uma imagem em 3D compensando as distorções produzidas pelo ato de folhear.

Essa técnica inovadora, que projeta padrões de raios lasers para que o sistema perceba como a página está posicionada enquanto o usuário passa as páginas usa processamento de imagens em alta velocidade para obter tamanha performance.
Robô fictício Johnny 5 do filme Curto Circuito. Ele já lia livros apenas folheando-os rapidamente.


Essa tecnologia está ainda sendo desenvolvida pelo Ishikawa Komuro Laboratory. O mesmo que desenvolveu braços robóticos de alta velocidade que são capazes de lançar bolas e rebatê-las no alvo. Além de outras peripécias robóticas usando processamento de imagens em tempo real de alta performance.
Aquilo que e parece extremamente rápido para os olhos  dos seres humanos é captado pelas câmeras, processado e o computador consegue controlar os motores em tempo real para fazer, por exemplo, o braço rebater em um alvo específico.