Blog

Blog

17 de nov. de 2011

As estátuas mais estranhas do planeta


Tudo bem que existe muita coisa pra ser homenageada, mas vamos combinar que essas estátuas pra lá de bizarras combinam demais com a pergunta “você pensa que já viu tudo?!” De gente vomitando a anéis de noivado, a criatividade desses escultoures voou longe.
Bizarro: as 10 estátuas mais estranhas do planeta

Passa Muralhas (ou Passe Muraille), 
na França

No coração do bairro de Montmartre, em Paris, você pode dar de cara com essa imagem curiosa: um homem atravessando uma parede. É isso mesmo. A estátua de Passe Muraille ilustra um personagem do escritor Marcel Aymé que descobre esse talento único: o de atravessar paredes.

Bizarro: as 10 estátuas mais estranhas do planeta

Fonte Vomitando, 
na Inglaterra

Essa imagem pode até homenegear alguma coisa, mas vamos combinar que podia ser um pouco mais agradável, né? A “surpresa” é para os visitantes de Londres e está nas proximidades do rio Tâmisa. Ao lado da ponte Jubilee, uma estátua bizarra de um homem com corpo de pedra vulcânica ‘vomita’ água, como se tivesse abusado da cerveja nos pubs da cidade.

Bizarro: as 10 estátuas mais estranhas do planeta

Aranha Gigante, no Canadá

A Galeria Nacional de Arte do Canadá, em Ottawa, capital do país, é “vigiada” por essa criatura assustadora aí da foto. Nada mais nada menos que uma aranha de bronze de 10 metros de altura e oito toneladas. Credo!


Bizarro: as 10 estátuas mais estranhas do planeta

Dois homens urinando, 
na República Tcheca

O artista tcheco David Cerny costuma causar polêmica em seu país por suas estátuas para lá de bizarras. Uma das mais famosas é a chamada ‘Dois homens urinando’, em Praga, onde dois seres humanos de bronze fazem xixi sobre um mapa da República Tcheca, enquanto se mexem. Os visitantes podem interromper o jato (que é de água, não se assuste) mandando um SMS para um número disposto no local. Bem interativo, né?


Bizarro: as 10 estátuas mais estranhas do planeta

Sereia jogando leite, 
na Itália

Um dos principais atrativos da cidade italiana de Bolonha, no norte do país, é sua bela e imponente fonte de Netuno, localizada no centro de sua praça principal. Nesta fonte, construída no século 16 e dedicada ao Deus do mar na mitologia romana, um detalhe surpreende: a representação de uma sereia jogando vários jatos de leite de seus seios, inclusive sobre si mesma.


Bizarro: as 10 estátuas mais estranhas do planeta

A Mão, no Uruguai

É isso mesmo. Das areias da Praia Brava, na badalada cidade litorânea de Punta del Este, surgem os dedos de uma mão enorme e misteriosa. Construída em 1982 pelo artista chileno Mario Irrázabal, “La Mano” se transformou no principal cartão postal da cidade uruguaia que recebe milhares de turistas todo ano. Além de uruguaios, claro, brasileiros e argentinos são os principais visitantes a se surpreenderem com a estátua.


Bizarro: as 10 estátuas mais estranhas do planeta

Manneken Pis, 
na Bélgica

Uma das mais notórias entre as estátuas bizarras é essa aí de cima: o Manneken Pis virou um símbolo da capital da Bélgica. Com pouco mais de meio metro de altura, o Manneken Pis é uma fonte de bronze que representa uma criança urinando. Criada em 1619 pelo escultor Jerome Duquesnoy, a estátua está no centro histórico de Bruxelas ao lado da praça principal, e é raro que turistas passem pela cidade sem ao menos tirar uma foto com ela.


Bizarro: as 10 estátuas mais estranhas do planeta

Anéis de casamento, 
no Canadá

Dessa vez a gente até concorda. Com tantos casamentos desfeitos por aí, bem que o romance merece uma homenagenzinha. E olha que de “inha” ela não tem nada. Um monumento ao casamento está a disposição do público que passeia pela praia de English Bay, na cidade canadense de Vancouver. São dois anéis de noivado de dez metros de altura feitos de aço e alumínio com casinhas no lugar dos diamantes e que, iluminadas à noite, parecem flutuar sobre o céu. Lindo!


Bizarro: as 10 estátuas mais estranhas do planeta

O Beijo, no Peru

O bairro de Miraflores em Lima, capital peruana, tem diversos parques com vista sobre o Pacífico, unidos por um calçadão muito frequentado pelos moradores da cidade em dias ensolarados. O mais famoso de todos é o Parque del Amor, (ou Parque do Amor), caracterizado pelos seus casais apaixonados em frente ao mar e,  principalmente, pela sua grande estátua O Beijo, onde dois gigantes de 12 metros de altura se beijam apaixonadamente.


Bizarro: as 10 estátuas mais estranhas do planeta

Arma com Cano Dobrado, 
nos Estados Unidos

Na sede da ONU em Nova York, uma obra do artista sueco Carl Fredrik Reutersward em homenagem a John Lennon representa a paz, sob a forma de uma estátua esquisita, mas com uma mensagem bonita: uma arma com o cano dobrado, sinal de esperança do fim da violência.


Fonte: Terra