Blog

Blog

20 de nov. de 2011

Barreira do Inferno: Centro de Lançamento inaugura museu



Ao completar 46 anos de existência, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) inaugura o seu Centro de Cultura Espacial e Informações Turísticas (CCEIT), que reúne o acervo histórico-cultural do primeiro centro de lançamento de foguetes da América Latina.

O CCEIT é fruto de uma parceria entre o CLBI e a Prefeitura de Parnamirim/RN. Aberto ao público, funcionará como um espaço de cultura e pesquisa, contando, inicialmente, com painéis fotográficos, peças originais e réplicas de foguetes lançados na Barreira do Inferno, lançadores, antenas e radares meteorológicos e de telemedidas, além de um avião AT-26 – Xavante, de fabricação brasileira, que desempenhou um importantíssimo papel no desenvolvimento da indústria bélica do país.



As peças em exposição traduzem alguns dos principais acontecimentos da história do CLBI e são resultado de um intenso trabalho de pesquisa, restauração e recuperação do acervo material e imaterial do Centro, realizado pela equipe do projeto “Preservação, inventário e difusão dos acervos científico e tecnológico aeroespacial do Programa Espacial Brasileiro no CLBI”.

O projeto, financiado pela Agência Espacial Brasileira (AEB), em convênio com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Comando da Aeronáutica, através do CLBI, tem como objetivo preservar os bens patrimoniais e culturais do Centro de Lançamento. Além de expor as peças para o público que visita o litoral Sul do Rio Grande do Norte, o Centro de Cultura Espacial nasce para disseminar o conhecimento científico e tecnológico, contribuindo para o desenvolvimento local, regional e nacional.

Com isso, o CLBI passa a compartilhar sua própria história e a história da atividade espacial no país, apresentando a importância e os benefícios dos avanços tecnológicos resultantes dessa atividade, estimulando o desenvolvimento de pesquisas espaciais e formando futuras gerações de pesquisadores.

Com informações do CCEIT.

Via BBA