Blog

Blog

10 de nov. de 2011

A ciência e a bíblia são compatíveis?


A CIÊNCIA nos ajuda muito a compreender a natureza revelando um nível de ordem, precisão e sofisticação que apontam, aos olhos de muitas pessoas, para um Deus de infinita inteligência e poder. Do ponto de vista delas, a ciência revela não só detalhes da natureza, mas também aspectos da mente de Deus.
Esse ponto de vista encontra amplo apoio na Bíblia. Romanos 1:20 diz: "As suas quali­dades invisíveis [de Deus] são claramente vis­tas desde a criação do mundo em diante, por­ que são percebidas por meio das coisas feitas, mesmo seu sempiterno poder e Divindade." De modo similar, O Salmo 19:1,2 afirma: "Os céus declaram a glória de Deus e a expansão está contando o trabalho das suas mãos. Um dia após outro dia faz borbulhar a fala, e uma noite após outra noite exibe conhecimento." Mas, apesar de todas as suas maravilhas, a na­tureza revela apenas algumas facetas da perso­nalidade de nosso Criador.



Os limites da ciência

Muitas verdades sobre Deus estão além do alcance da ciência. Por exemplo, um cientista talvez possa descrever cada molécula de um bolo de chocolate, mas será que sua análise revela por que e para quem ele foi feito? Para responder a perguntas como essas - que, segundo a maioria das pessoas são as mais importantes -, ele precisa perguntar à pessoa que fez o bolo.



De maneira similar, a ciência nos "fornece muitos fatos", escreveu o físico austríaco e ganhador do Prêmio Nobel Erwin Schrödinger, "mas não revela absolutamente nada sobre as coisas... que são realmente importantes para nós". Isso inclui, conforme ele disse, "Deus e a eternidade". Por exemplo, só Deus pode res­ponder às seguintes perguntas: Por que o Uni­verso existe? Por que nosso planeta está reple­to de vida, incluindo vida inteligente? Se Deus é realmente todo-poderoso, por que ele permi­te a maldade e o sofrimento? Há esperança após a morte?
Será que Deus responde a essas perguntas?

Sim, nas páginas da Bíblia. (2 Timóteo 3:16) Mas você talvez se pergunte: 'Como posso ter certeza de que a Bíblia é um livro de Deus?' Do ponto de vista científico, o que a Bíblia diz sobre o mundo que nos cerca precisa se har­monizar com os fatos científicos, pois Deus não se contradiz. Será que a Bíblia reflete essa harmonia? Veja alguns exemplos.

Cientificamente avançada

Quando a Bíblia foi escrita, muitas pessoas acreditavam que vários deuses habitavam a terra e que eles - não as leis naturais - controlavam o Sol, a Lua, o tempo, a fertilidade e assim por diante. Mas os antigos profetas hebreus que serviam a Deus não pensavam assim. É claro que eles sabiam que Jeová Deus podia controlar diretamente a natureza e que tinha feito isso em certas ocasiões. No entanto, John Lennox, professor de matemática na Universidade de Oxford, Inglaterra, disse que aqueles profetas "não precisaram deixar de acreditar que [deuses místicos] controlavam o Universo..., pelo simples fato de que eles nunca tinham acreditado nesse deuses. O que os protegeu dessa superstição foi acreditar em Um Deus Verdadeiro., Criador do céu e da Terra".



Como essa crença os protegeu de supersti­ções? Uma maneira foi que o Deus verdadeiro revelou a eles que o Universo é governa­ do por estatutos, ou leis exatos. Por exemplo, mais de 3.500 anos atrás Jeová Deus pergun­tou a seu servo Jó: "Chegaste a conhecer os estatutos dos céus?"(Jó 38:33) No sétimo sécu­lo AC, o profeta Jeremias escreveu sobre "os estatutos do céu e da terra". - Jeremias 33:25.
Assim, todos os que viviam nos tempos antigos e tinham fé nos escritos bíblicos dos profetas, sabiam que o Universo não é governado por deidades místicas temperamentais, mas por leis racionais. Por isso essas pessoas tementes a Deus não precisavam se curvar diante das coisas criadas por Deus, como o Sol, a Lua ou as estrelas, nem adotar um conceito supersticioso sobre elas. (Deuteronômio 4:15-19) Elas encaravam as obras de Deus como objetos de estudo que revelam a sabedoria, o poder e outras qualidades dele. - Salmo 8:3-9; Provérbíos 3:19,20.
Assim como muitos cientistas hoje, os hebreus antigos também acreditavam que o Universo teve um princípio. "No princípio Deus criou os céus e a terra", diz Gênesis 1:1. Além disso, Deus revelou ao seu servo Jó que a terra está 'suspensa sobre o nada', isto é, suspensa no espaço. (Jó 26:7) E mais de 2.500 anos atrás, o profeta Isaías escreveu que a Terra é um círculo, ou esfera. - Isaías 40:22

Realmente, a Bíblia se harmoniza com as verdades científicas sobre a natureza. Na verdade, esses dois campos de estudo não são apenas compatíveis, mas se complementara perfeitamente. Desconsiderar um deles é perder a oportunidade de aprender sobre Deus. - Salmo 119:105; Isaías 40:26.





Extraído integralmente de: Despertai! (fevereiro de 2011)

Links interessantes:
Provas da existência de Deus – o mito da caverna: Provando a existência de Deus através da alegoria de Platão (o mito da caverna). Fala de maneira simples como as pessoas fecham os olhos para Deus não percebendo o óbvio na sua frente: fala de maneira filosófica e fácil de entender que Deus existe sim.

A (esquecida) existência de Deus: A perda do contato das pessoas com a criação de Deus (árvores, animais, rios...) pode fazê-las afastar de Deus? O não sentir tudo aquilo que Deus criou pode torná-las mais auto-confiáveis em si mesmas e esquecer de quem as criou? Veja o intenso debate sobre a possibilidade de esfriamento de fé quando se mora em uma grande cidade.
Maktub – predestinação ou livre-arbítrio?: Você acredita que somos predestinado ou que somos livres para escolher o que fazer da nossa vida? Acredita que não adianta fugir daquilo que já está escrito ou pensa que tem controle sobre todas as variáveis do seu comportamento? Descubra aqui se você é predestinado ou se escolhe por você!