Blog

Blog

15 de nov. de 2011

Entenda a cinetose, distúrbio que provoca náuseas durante viagens


Problema é mais comum entre mulheres e crianças

Para alguns, uma viagem pela Serra, um passeio de barco ou uma volta na roda-gigante tornam-se verdadeiros pesadelos. São as pessoas que sofrem da cinetose, um tipo de labirintopatia, também conhecida como o "mal do movimento". Com receio de passar mal nestas situações, há até quem se prive de atividades tão prazerosas.

— A cinetose é um distúrbio do movimento que pode ocorrer quando o corpo está parado e o entorno está em movimento, ou o inverso. O cérebro fica confuso com as informações conflitantes entre o labirinto e a visão. Essa confusão é percebida como tontura — detalha Roseli Bittar, otoneurologista do Hospital das Clínicas da USP.

O distúrbio pode ocasionar náuseas, vômitos, sudorese, palidez e desconforto físico, entre outros sintomas. O problema pode ocorrer em qualquer fase da vida, com incidência maior entre as mulheres e as crianças. Mesmo após o termino da viagem, algumas pessoas podem continuar com o problema.

— Essa sensação ocorre principalmente em quem faz viagens de navios. É o que chamamos de "mal de desembarque", mas ela desaparece após o fim da viagem. Mesmo quem está acostumado a viajar de barco pode vir a sofrer com cinetose, se o mar estiver muito agitado — afirma Fernando Ganança, otoneurologista da Unifesp.

O neurocirurgião Alexandre Meluzzi explica que o órgão responsável pelo movimento é uma extensão no nosso sistema auditivo e possui uma estrutura chamada vestíbulo, popularmente conhecida como labirinto. Esse órgão tem três canais semicirculares, todos preenchidos com um líquido viscoso, denominado endolinfa. O interior desses canais é revestido por células com diversos cílios ligadas a terminações nervosas, que estão em contato com nosso sistema nervoso central.

Os movimentos que nossa cabeça sofre durante as viagens provocam o deslocamento desse líquido, desviando os cílios e gerando impulsos elétricos que chegam até o sistema nervoso central. Que, por sua vez, responde a esses impulsos com a sensação de náusea, podendo a pessoa sofrer enjoos e vômitos.

Os especialistas chamam isso de vestibulopatia temporária, cinetose ou mal do movimento. Meluzzi alerta que o estímulo pode até gerar inflamação no órgão do equilíbrio, intensificando os sintomas e causando uma espécie de labirintite.

Se você já sabe que vai enjoar durante uma viagem, peça para seu médico algum tipo de medicamento que iniba os sintomas da cinetose antes mesmo de eles acontecerem.

O que fazer para evitar o mal-estar durante a viagem

Feito o diagnóstico médico de cinetose, o paciente deve tomar cuidados quando for fazer viagens de carro, navio, barco ou avião. O recomendado é que a pessoa escolha lugares no veículo onde a amplitude do movimento seja menor, como o banco do meio ou as partes centrais — no avião ou navio — em vez das pontas. No caso dos automóveis, viajar com velocidade reduzida, fazendo curvas mais largas, pode melhorar os sintomas.


Dicas

:: Mantenha os olhos fixos em um ponto imóvel.

:: Evite olhar objetos ou situações em movimento como as ondas do mar.

:: Não fique muito tempo em jejum e cuidado com as dietas radicais. Procure ter uma alimentação balanceada, comendo a cada três horas.

:: Aumente a ingestão de água: beba pelo menos seis copos por dia.

:: Evite ingerir café, doces ou alimentos muito gordurosos.

:: Fique em locais bem ventilados.

:: Evite comer muito antes de se expor a situações estimulantes.

:: Evite bebidas alcoólicas durante essa exposição.

:: Evite contato com cheiros fortes (do motor da embarcação, do escapamento do carro, de cigarro).

:: A região próxima ao meio de uma embarcação balança menos.

Como agir durante uma crise

:: Vá para um lugar ventilado.

:: Fique sentado, de olhos abertos, olhando para um ponto fixo na parede.

:: Procure um médico.

:: Não dirija ou manuseie máquinas ou equipamentos cortantes.

:: Nunca se automedique.