Blog

Blog

27 de nov. de 2011

Filmes sobre a Guerra do Vietnã




O cinema americano já produziu milhares de filmes sobre a Guerra do Vietnã. A maioria deles estão carregados de clichês patrióticos e são obras sem valor. Mas há filmes, que tentam na medida do possível, entender o incompreensível: o auge da loucura humana a transformar homens que não se conhecem em inimigos mortais.
Infelizmente, nunca assisti um filme vietnamita sobre a guerra, o que permitiria ter outra visão do confronto.
Das produções americanas, as cinco abaixo, na minha opinião são as melhores. Deixe a sua opinião nos comentários.

platoon


O Franco Atirador



O Franco Atirador ( The Deer Hunter) foi produzido em 1978, apenas três anos após o fim da guerra. Dirigido por Michael Cimino, tem no elenco Robert de Niro, Meryl Streep e Cristopher Walken. A produção ganhou cinco óscares em 1979.

A guerra é um massacre de homens que não se conhecem em benefício de outros que se conhecem, mas não se massacram. (Paul Valéry)

Nascido Para Matar



Nascido Para Matar ( Full Metal Jacket ), 1987, com direção de Stanley Kubrick, mostra o homem cuja humanidade foi arrancada, o homem cuja consciência está morta, o homem reduzido à uma besta selvagem.


"Seria um crime mostrar os lados bons da guerra, ainda que ela os tivesse." (Henry Barbuse)


Pecados de Guerra



É possível manter a sanidade no meio do caos da guerra? Em Pecados de Guerra ( Casualties of War ) de 1989, o diretor Brian de Palma tentar responder a essa questão. O filme conta com Michael J. Fox no papel principal.
"Somente aqueles que nunca deram um tiro, nem ouviram os gritos e os gemidos dos feridos, é que clamam por sangue, vingança e mais desolação. A guerra é o inferno." (Gen. William T. Sherman)

Platoon



Platoon, de 1986, foi escrito e dirigido por Oliver Stone. Tem no elenco nomes como: Charlie Sheen, Johnny Deep e Forest Whitaker. Ganhou três óscares em 1987.
"Quando os ricos fazem a guerra, são sempre os pobres que morrem." (Jean-Paul Sartre)

Apocalipse Now



Apocalipse Now,  1979,  é baseado no livro: O Coração das Trevas, de Joseph Conrad. Dirigido por Francis Ford Coppola e estrelado por  Martin Sheen e Marlon Brando, o filme ainda conta no elenco com os então jovens, Harrisson Ford e Laurence Fishburne.
Há cenas surreais no filme, cenas que injetam na mente a sensação de estarmos encarcerados num hospício. É o caos a imperar no coração do homem.

"Nossos livros de escola glorificam a guerra e escondem seus horrores. Eles incutem ódio nas veias das crianças. Eu preferiria ensinar paz do que guerra. Eu preferiria incutir amor do que ódio." (Albert Einstein)


vietna_war_guerra