Blog

Blog

14 de nov. de 2011

A Magnífica Mesquita Azul


A Mesquita Azul ou Mesquita do Sultão Ahmed é uma mesquita otomana de Istambul, Turquia. Foi construída entre 1609 e 1616 e está situada no bairro de Eminönü, no distrito de Fatih em frente da Basílica de Santa Sofia da qual se encontra separada por um formoso espaço ajardinado. É a única mesquita de Istambul que possui seis minaretes.

mesquita_azul

blue_mosque


800px-Blue_mosque2


A Mesquita Azul é um triunfo em harmonia, proporção e elegância. Construída em um estilo clássico otomano, o seu magnífico exterior não faz sombra a seu suntuoso interior. Uma verdadeira sinfonia de belos mosaicos azuis de Iznik dão a este espaço uma atmosfera muito especial.


Blue-Mosque-Inside-view_Istanbul_Turkey

Inside-Blue-Mosque


mesquita_azul_interior

A mesquita foi revestida com azulejos azuis e possui ricos vitrais também do mesmo tom. Não há figuras no interior da Mesquita pois os muçulmanos não cultuam imagens.


interior da mesquita

mesquita_azul_dentro

As mesquitas geralmente eram construídas com um intuito de serviço público. Existiam diversos prédios ao lado da Mesquita Azul que incluíam: escola de teologia, uma sauna turca, uma cozinha que fornecia sopa aos pobres, e lojas, cujas rendas se destinavam a financiar o complexo.

BlueMosqueCourtyard

Blue_Mosque_Courtyard_Arcades_

blue-mosque-interior


Ao entrar na Mesquita é necessário tirar os sapatos. Shortes, minissaias, bermudas ou camisetas sem mangas não são recomendados. Funcionários da mesquita fornecem uma espécie de canga para cobrir as partes do corpo que desrespeitam a religião muçulmana.


800px-Blue_Mosque_Istanbul_Mirrored

sultan_ahmed_mosque_in_istanbul_turkey



Sultan_Ahmed_Mosque-Islam-


mesquita_azul_1



Fonte do texto: Wikipédia