Blog

Blog

6 de nov. de 2011

A melhor ilusão de 2011 - A roda que cega


Fixe seus olhos atentamente no ponto branco no centro dessa roda de círculos coloridos que mudam de cor enquanto toca o vídeo. Quando a roda começar a girar você terá a impressão que a mudança de cores ficará menos frequente.



Não acredita? Rode o vídeo novamente mas agora preste atenção nos círculos nas bordas.

O movimento pode afetar o modo como percebemos as mudanças de cor, é o que demonstra a ilusão criada por Jordan Suchow e George Alvarez na Universidade de Harvard que ganhou o primeiro lugar no concurso Best Illusion of the Year Contest em Naples, Flórida.

"Silencing" demonstra o forte acoplamento do movimento e da aparência do objeto. Simplesmente mudando as coordenadas retinotópicas - movendo o objeto ou os olhos - é possível silenciar a consciência da mudança visual, fazendo com que os objetos que eram, obviamente, dinâmicos, de repente, aparecem estáticos.


Os autores acreditam que a "cegueira de mudança", como é denominado o fenômeno, ocorre porque as áreas cerebrais específicas monitoram locais diferentes em nosso campo visual.

Quando um objeto se move rápido, detectores locais não têm muito tempo para registrar uma mudança de cor e ela pode não ser detectada. O truque não é só pela cor, é possível mascarar variações na forma, tamanho e na luminosidade também.
Maiores informações no paper dos autores (em inglês, PDF).

O aumento da velocidade da rotação piora a percepção da mudança





Também me impressionou bastante esta ilusão que ficou em segundo lugar. Chamada de "Agrupando por Contraste" essa ilusão faz parecer que os círculos na diagonal estão piscando juntos. Na verdade, os discos de cima piscam juntos e os inferiores piscam junto.



Clique no botão "Click to Add or Remove Background" para vê-las sem o fundo (eu já testei colocando uma máscara de papel sobre os círculos, é isso mesmo). :-P

Para ver outras ilusões finalistas visite: 2011 Top Ten Finalist - Best Visual Illusion of the Year Contest 2011.
Fonte:
Colour-blinding wheel wins illusion contest - NewScientist

Via BBA