Blog

Blog

13 de nov. de 2011

Militares desenvolvem inseto eletrônico para vigilância


Inseto espião 

Pesquisadores da Força Aérea dos Estados Unidos desenvolvem uma pequena máquina voadora que é muito semelhante a um inseto. São dispositivos planejados para ações de vigilância que, dado seu pequeno tamanho e grande semelhança com criaturas reais, são dificilmente detectáveis.

Sabe-se que existem vários tipos de insetos sendo testados no momento. O que mais impressiona, além da miniaturização dos componentes, é a capacidade dos pesquisadores de construírem uma máquina voadora tão pequena e que, ainda assim, consegue voar batendo as asas com toda a sincronia de um inseto de verdade.

Até mesmo as asas do exemplo que ilustra este post lembram muito às equivalentes do mundo animal. Os protótipos atuais, no entanto, ainda simples e não carregam os equipamentos de vigilância. Se tudo correr como os pesquisadores esperam, em um futuro próximo enxames de insetos eletrônicos poderão invadir território inimigo para captar informações.

Além da dificuldade de se encontrar o inseto eletrônico, vale considerar também as dificuldades de se abater uma máquina voadora menor que um dedo. Afinal, inseticidas seriam inócuos contra os robôs e todos sabemos como é difícil caçar pernilongos e outros insetos sem a ajuda da química.

Saiba mais sobre o projeto:


Fonte: TechTudo