Blog

Blog

8 de nov. de 2011

O maior felino do Brasil - A onça pintada




          Um dos animais mais belos da fauna brasileira, a onça pintada (Panthera onca), é o maior mamífero carnívoro do Brasil e o maior felino das Américas. O macho pesa em média 90 kg, podendo chegar a 2,60m de comprimento. A fêmea pesa em média 75 kg.

            A onça pintada pode ser encontrada desde o sul dos Estados Unidos até o norte da Argentina, sendo que no Brasil esse belíssimo animal pode ser visto nos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. Vale lembrar que hoje em dia o local mais propício para o avistamento do animal é a região do Pantanal Mato-grossense, pois a onça pintada está gravemente ameaçada de extinção, devido à caça e principalmente a degradação do seu habitat.

            A pelagem da onça pintada apresenta desenhos que formam rosetas, algumas delas com pontos pretos no centro. O interior desses desenhos apresenta a cor dourada mais escura que o restante da pelagem do corpo. Interessante é que algumas onças apresentam uma mutação genética que faz com que haja um excesso de produção de melanina, que resulta em uma pelagem completamente negra. Há algum tempo se pensava que esses indivíduos com pelagem negra pertenciam à outra espécie, mas são onças pintadas com essa mutação genética.

           A onça pintada é um animal muito temido, porém os ataques aos seres humanos são raros, pois esses animais fogem da presença humana. Ela não consegue atingir grandes velocidades na corrida, pois suas patas são relativamente curtas, porém essa característica lhe confere grande força. Entre suas presas estão à capivara, queixadas, tamanduás, jacarés etc. Como a onça pintada possui grande força, em alguns casos elas se alimentam de tartarugas, sendo o único felino capaz de perfurar o casco desses répteis. Na Venezuela foram registrados alguns casos de onças se alimentando de sucuris adultas, isso por que suas mandíbulas são extremamente poderosas, sendo a mais forte entre todos os felinos e a segunda mais forte entre todos os carnívoros terrestres.

            As onças pintadas são animais solitários, porém na época da reprodução é possível encontrar casais  andando juntos, inclusive cooperando um com o outro durante a caça. A gestação dura em média 100 dias, nascendo em média dois filhotes. O macho abandona a fêmea antes do nascimento dos filhotes, que após dois anos abandonam a mãe e passam a viver por si só. 

            A onça pintada vive em estado de ameaça iminente. Na década de 1960 houve uma diminuição dramática no número de indivíduos soltos na natureza, pois extima-se que cerca de 15.000 peles foram exportadas por ano de forma ilegal. Hoje em dia o número de onças na natureza subiu, mas não o suficiente para tirá-las do grupo de animais ameaçados de extinção.

            A maior ameaça a onça pintada é  a degradação do seu habitat, pois as matas são derrubadas para a implementação da agropecuária, como as onças nescessitam de grandes extensões para sobreviver, elas ocasionalmente invadem as fazendas, sendo mortas a tiros ou envenenadas por fazendeiros. Além disso a caça ilegal ainda ameaça a segurança desses animais, que, segundo a Wildlife Conservation Society, se não forem tomadas medidas urgentes em relação a preservação do seu habitat e o combate a caça, dentro de muito pouco tempo só será possível ver a onça pintada em zoológicos.

            É uma pena que um país como o Brasil, dono de uma fauna riquíssima e uma flora exuberante não entenda que não é destruindo o meio ambiente que iremos alcançar o primeiro mundo. Derrubar florestas para aumentar a produção agrícola nos levará a extremas dificuldades no futuro, e sinceramente, não me da orgulho saber que moro no pais líder em exportação de soja, sendo que para alcançar essa liderança temos que matar nosso animais e degradar o nosso meio ambiente, até por que essa liderança em exportações enriquece poucos, enquanto nosso meio ambiente é uma riqueza de todos brasileiros.