Blog

Blog

17 de nov. de 2011

Os melhores álbuns dos Beatles


Hoje vou fazer algo meio ousado, irei selecionar os dez melhores LP's dos Beatles. Espero que compreendam que é difícil fazer uma lista envolvendo o FabFour, principalmente quando temos que julgar e listar as melhores canções, já que temos tantas músicas boas. Lembrado que cada disco têm sua parte marcante e inesquecível, e a cada dia temos o luxo de escolher um predileto. Espero que gostem, lembrando que a lista foi feita por uma beatlemaniaca que não têm preparos técnicos ou é critica de música, apenas uma fá de Beatles que vai selecionar os seus discos prediletos para os leitores, como uma recomendação. Espero que gostem. Lembrando que não valem álbuns como: Anthology, Red Álbum e etc.

Let It Be (1970)



O álbum surgiu quando os Beatles já estavam separados, originou mais brigas e rancores entre a banda pelo fato de Paul querer lançar seu álbum solo perto da data de lançamento deste, e também por John ter modificado algumas músicas de McCartney sem autorização. Agora confusões a parte, o álbum que surgiu do fracassado projeto Get Back é lendário, tento pelo fato de ser o último lançado dos Beatles, quanto pelo fato de sentirmos um pouco deles ao vivo e reconhecermos o ódio que rondava os estúdios enquanto ele era gravado.

Please Please Me (1963)


O primeiro disco a gente nunca esquece, e é assim com o simples e harmônico Please Please Me que foi o primeiro passo para a Beatlemania. Disco simples com composições originais Lennon/McCartney e belos covers como Twist and Shout marcou história pela simplicidade e magia dos quatro rapazes de Liverpool. A banda foi rejeitada por várias gravadoras, mas George Martin da Parlophone viu o talento dos meninos e deu um grande passo na carreira da maior banda de todos os tempos.

With The Beatles (1963)


Lançado no mesmo dia em que o presidente dos Estados Unidos morreu, With The Beatles serviu para firmar a beatlemania inglesa e atirar os rapazes rumo a América. O segundo disco dos rapazes possui oito canções de autoria da banda e seis covers. Temos Don't Bother Me que foi a primeira composição de George, Hold Me Tigh que não entrou em Please Please Me entre outras várias canções. Mostra a pequena evolução da banda, e mostrou para os críticos que os cabeludos não eram músicos de um ou dois singles.


 A Hard Days Night


Adoro esse disco, mostra que a cada dia aqueles garotos que tocavam Love Me Do iam progredindo aos poucos. LP com guitarras marcantes de George, têm grandes sucessos do grupo como: Can't Buy Me Love, A Hard Days Night, Tell Me Why, If I Fell, And I Love Her e outros. Trilha sonora do maravilhoso e de grande sucesso A Hard Days Night, esse disco contém apenas composições originais da banda, totalizando treze músicas.

Help! (1965)


O disco que têm a trilha sonora do filme Help! é realmente marcante, segundo disco feito depois do grupo experimentar maconha deixa para trás a imagem de cabeludos com Yeah Yeah Yeahs, e nos mostra uma face mais madura da banda. O LP é marcado por composições individuais dos gênios Paul e John, como em You've Got To Hide Your Love Away que mostra claramente que foi John que a compôs, ou I've Just Seen a Face que é mais de Paul do que de John. Esse álbum mostra como as experiências com drogas do grupo melhorou suas composições.

 Abbey Road (1969)


O disco meio que injustamente ocupa essa posição, porém é difícil coloca-lo a frente com tantos discos bons do grupo. Ele foi o último álbum gravado pelos rapazes, onde as coisas estavam em declínio, John Lennon viciado e Paul McCartney perfeccionista brigavam a cada instante, principalmente com a intrusa Yoko Ono nos estúdios, John criticava o trabalho de Paul que criticava o de George que criticava o de John. Porém mesmo entre tantas brigas eles fizeram as dezessete canções que tocam até hoje nossos corações, eles chegaram a um ponto onde não tinham mais por onde evoluir, pois já estavam no ápice, mas mesmo assim criaram esse disco em que até a capa é memorável. George se mostrou um grande compositor, que de Don't Bother Me compôs clássicos como Something. Eles chegaram ao máximo, e com esse LP conservaram o mito.

The Beatles (Álbum Branco) (1968)


George Martin e Ringo sempre falavam que os Beatles poderiam ter feito um álbum mais simples e melhor, porém a diversidade do disco da charme a ele, vemos como aqueles meninos que cantavam She Love You cresceram e compuseram críticas a sociedade como em Revolution. Adoro o disco, por que mesmo que ele tenha sido gravado com intromissões de Yoko e brigas internas não deixou de ser beatlástico. Tivemos Eric Clapton entrando no FabFour e ajudando George em While My Guitar Gently Weeps. Não é a toa que ocupou por tanto tempo o primeiro lugar nas paradas dos Estados Unidos.

Revolver (1966)


Um álbum que mostra o começo do experimentalismo dos Beatles, teve como sua primeira faixa gravada a música de nome sombrio Mark 1, John Lennon queria algo inovador, e foi descobrindo técnicas novas nunca antes usadas, depois ela evoluiu e mudou de nome para Tomorrow Never Knows. O LP têm belas baladas de Paul McCartney como For No One, críticas a sociedade como Taxman de George, e guitarras ao contrário como em Im Only Sleeping. Um dos meus favoritos, notamos o amadurecimento da guitarra de George, canções experimentais, e descobertas de técnicas antes inéditas.

Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band (1967)


Inovador e polêmico, são duas palavras que descrevam bem o disco dos Beatles lançado em 1967. Depois de muito tempo sem gravar as pessoas têm a dádiva de poder escutar uma das obras mais inspiradas do quarteto mágico, um disco que sobreviveu ao tempo e hoje é tido como o mais influente na história do Rock. Até a capa dele é original, com uma colagem de Robert Fraser fantástica, letras de música, brindes dentro deles, e ele até mesmo abria! Quem diria que aqueles cabeludos e repetitivos iriam chegar até obra prima, o que antes era chamado de 'placebo para as massas' se tornou um dos grupos mais inovadores de todos os tempos.

Rubber Soul (1965)


Digam o que quiserem, esse é o meu predileto e não pretendo mudar de idéia. Após o lançamento dele, bandas de música popular foram obrigadas a tocar algo mais sofisticado, por que a evolução no mundo musical causada por ele foi tão grande que as pessoas já não se contentavam mais com qualquer coisa. Mas o que me atrai realmente nele é a sinceridade nas composições, John expõe sua alma nelas contando suas histórias de desilusões e nostalgia, ele narra histórias das quais ele é o protagonista como em In My Life.  Além disso vemos um Paul inspirado, que escreve Im Looking Throught You e conta seus problemas com Jane Asher.
Sem esse disco os Beatles talvez não tivessem chegado ao Sgt. Peppers ou Revolver, por que ele foi o marco inicial no talento do grupo, o LSD proporcionou um álbum onde todas as canções conseguem ser memoráveis.