Blog

Blog

6 de nov. de 2011

Perguntas e respostas

Quem inventou o mouse?

Douglas Engelbartde 74 anos foi o responsável por este dispositivo primário que é o mouse, sem essa invenção a informática de hoje, com certeza não seria a mesma.
É deste mesmo homem a hipermídia e a teleconferência, hoje em dia, ele mora em San Francisco, nos Estados Unidos, onde presta consultoria a empresas.

O que significa WWW?

Significa World Wide Web(em potuguês: teia de alcance mundial)
E você sabe quem inventou? "Tim Berners-Lee, 44
A internet não seria tão interessante sem este método, pois não existiriam estes sites gráficos com imagens, sons e animações, que existem hoje em dia. A WWW foi inventada em 1991.

Inventor do browser

Como utilizar a invenção de Berners-Lee (WWW), sem a invenção de Marc Andreessen?
Marc Andreessen, 28, estava na universidade, em 1993 quando inventou o pioneiro dos browsers: o Mosaic. Distribuiu 400.000 cópias, e foi descoberto por um investigador chamado Jim Clark, com quem criou a empresa Netscape, que chegou a ter 80% do mercado de navegadores.
Browser é um software, também chamado de navegador, pois serve para navegar e visualizar as páginas da WWW.

Quem inventou a rede?

Esta pergunta pode chegar a duas respostas, algumas pessoas podem dizer que foi Leonard Kleinrock e outras, Vinton Cerf. Na verdade Kleinrock fez a primeira tentativa para conectar dois computadores e falhou, semanas depois, Cerf, seu parceiro, teve êxito. Cerf criou também o TCP/IP, Protocolo de Controle de Tranferência, este protocolo permite a conversas de diversos computadores de diferentes marcas e tamanho.

QWERTY no teclado

Já reparou que a grande maioria dos teclados do computador possui a seguinte seqüência de caracteres:


Q W E R T Y. Isso deve-se ao fato que eles seguem um padrão que era utilizado pelas máquinas de escrever.
    Nas primeiras máquinas de escrever, ao se digitar muito rápido, ocorria um embaralhamento de teclas, ao bater os pinos que eram dispostos seqüencialmente. Para resolver isto, distanciaram as teclas, criando essa nova disposição que foi copiada para o computador. Quanto ao nome dessa seqüência no teclado alfanumérico foi uma homenagem ao seu criador.
    Um outro padrão que foi desenvolvido é o DVORAK, que reconhecendo a dificuldade da disposição de teclas no estilo QWERTY, dispôs as teclas de uma maneira mais lógica, ficando as mais comumente usadas uma ao lado da outra. Porém com o uso já comum do padrão QWERTY, esse segundo não emplacou.

Teclado QWERTY padrão de teclas