Blog

Blog

17 de nov. de 2011

Um dos maiores filósofos de todos os tempos é conhecido por seu apelido. Descubra quem é!


Chama-se Aristocles. Tinha o nome do avô e descendia de Sólon. Por causa de sua compleição física, ganhou a alcunha de Platão.
Nas aulas de ginásticas, aquele que, mais tarde, seria um dos maiores filósofos de todas as épocas, chamava sobre si a atenção dos professores pela largura do peito, testa bastante desenvolvida e grandes espáduas. Por isto, o mestre Ariston, conhecido por o “Grego”, deu-lhe o apelido de “Platão”, e este cognome ficou; significa “largo”, “grande”. O termo provém do grego Pláton pelo latim Platone.
O fato é de época anterior à de Cristo. Platão nasceu em 424 a.C. (para a maioria dos historiadores), na Ilha de Engina, nas proximidades de Atenas. Com mais de 80 anos de idade, morreu nos arredores de Atenas em 347 a.C.

  As obras atribuídas a Platão (cerca de 42 diálogos), segundo alguns autores, foram coligidas por Tarsilo, no primeiro século da Era Cristã em 9 tetralogias (conjunto de quatro peças teatrais), três tragédias e um drama satírico. Diz-se que “se acha estabelecida a autenticidade das duas cartas de maior importância biográfica, a sétima e a oitava. A primeira, talvez a décima segunda, podem considerar-se como inautênticas; sobre as restantes, as opiniões se dividem”.
Curioso é dizer que o termo acadêmico teve origem no fato de Platão, mais ou menos no ano de 387 a.C. ter fundado um ginásio a que deu o nome de “akadêmia” em honra a Academo.
Diz-nos o ilustrado mestre A. Nascentes: “Academia vem do grego “akadêmia”, pelo latim, academia. Num bosque de oliveiras e plátanos a oeste de Atenas, possuído em remotos tempos por um herói Academo, instalou-se um ginásio onde Platão, que morava nos arredores, vinha explicar suas doutrinas a discípulos. Depois se generalizou para todas as sociedades organizadas.


Sabe-se que Platão, ao fundar aquele ginásio, nas estradas para Eleusis, tinha cerca de 40 anos de idade, e Eli ensinou por mais de 38, até o fim de sua existência.