Blog

Blog

8 de nov. de 2011

Verdade ou Mentira: História Geral


A História é a ciência que estuda o Homem e sua ação no tempo e no espaço. Foi Tucídides (*) o primeiro a aplicar métodos críticos, como o cruzamento de dados e fontes diferentes. O estudo histórico começa quando os homens encontram os elementos de sua existência nas realizações dos seus antepassados. Esse estudo, do ponto de vista europeu, divide-se em dois grandes períodos: Pré-História e História.
(*) Tucídides (Atenas, entre 460 e 455 a.C. — Atenas, cerca de 400 a.C.) foi um historiador da Grécia Antiga. Escreveu a “História da Guerra do Peloponeso”, da qual foi testemunha e participante, obra em oito volumes, onde conta a guerra entre Esparta e Atenas ocorrida no século V a.C..
Você se considera uma pessoa bem informada? Faça um teste: nesta edição do Você Sabia, apresentamos 10 informações que podem ser verdadeiras ou falsas. Cabe a você classificá-las, através das suas respostas, no final de cada post. Nos posts seguintes, divulgaremos as respostas certas para você saber quantos pontos fez.
1. A História se divide em História Antiga, História Moderna e História Futura.

2. Homero, autor da “Ilíada” e da “Odisseia”, é considerado o Pai da História.

3. A primeira civilização de que se tem notícia é a egípcia.

4. O império romano foi invadido e destruído pelos exércitos gregos no ano de 79 d.C.

5. Roma foi fundada por Júlio César, que tornou-se também o seu primeiro imperador, em 1453 a.C.

6. Napoleão Bonaparte, juntamente com Robespierre, Danton e Marat, liderou a Revolução Francesa e tornou-se imperador da França.

7. A Revolução Cultural chinesa foi um movimento político-literário liderado pelo filósofo Lao Tse, em 450 d.C.

8. A América do Norte foi descoberta pelo navegador genovês Américo Vespúcio, muitos anos antes de Cristóvão Colombo ali chegar.

9. A independência do Brasil foi proclamada pelo imperador Dom Pedro I, casado com a princesa Leopoldina, que aboliu a escravatura no Brasil, assinando a Lei do Ventre Livre.

10. A guerra do Paraguai aconteceu na fronteira do Brasil com o Chile e o Equador, pela posse do território da Bolívia.

GABARITO Verdade ou Mentira: Conhecimentos Gerais



1. É mentira. A Terra pesa muito mais do que isso. Na verdade, nosso planeta pesa 6.586.242.500.000.000.00 t (seis sextilhões, 586 quintilhões, 242 quatrilhões e 500 trilhões de toneladas. Pesadinho, não?


2. Mentira. Acidentes geográficos  são variações do relevo terrestre que podem ser divididos em duas categorias: naturais, como lagos, rios, montanhas, vales, serras etc. e artificiais, como casas, cidades, pontes etc.


3. É verdade.


4. É mentira. Existem 5 oceanos na Terra: Pacífico, Atlântico, Índico, Glacial Antártico e Glacial Ártico. O Oceano Austral não existe e o Mediterrâneo é um Mar, não um Oceano.
 
5. É mentira.  O lugar mais quente do planeta Terra fica na Líbia. O local chama-se El Azizia e em 13/09/1922 foi registrada a temperatura de 59 graus centígrados.



6. É verdade. Enquanto no calendário tradicional o ano dura 365 dias, no calendário solar ele dura 365,25 dias. Essa diferença de 0,25 corresponde a um quarto de um dia. Sendo assim, a cada quatro anos temos a diferença de um dia em relação ao calendário convencional e solar. Esse dia a mais é justamente o que caracteriza o ano bissexto.


7. É verdade.


8. Mentira das brabas. Pelo contrário, meridianos são linhas imaginárias que cortam a Terra verticalmente e paralelos, as que a cortam horizontalmente. Existem 3 paralelos (e não meridianos) principais: o Equador, o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio. O meridiano (e não paralelo) mais importante é o de Greenwich, que passa pela cidade de Londres, na Inglaterra (e não Natal, no R.G. do Norte).


9. É verdade.


10. Mentira. A Rússia é o maior país do mundo, com uma área total de 17.045.400 km2, o dobro da área do Canadá (segundo maior).