Blog

Blog

7 de nov. de 2011

Vídeo: olhos provam estado hipnótico pela primeira vez

“Deite-se, feche seus olhos e conte até dez. Você vai começar a sentir sono, muito sono…”. Este método para hipnotizar pessoas pode ser popular nos filmes, mas usar tantas palavras pode ser algo excessivamente sugestivo, afetando estudos científicos. Agora, neurologistas da Universidade de Turku, na Finlândia, criaram uma técnica que usa apenas uma palavra para hipnose e que forneceu evidências científicas de alguém nesse estado.
A mulher do vídeo mergulha em um estado hipnótico depois de ouvir a palavra “hypno”. Durante a transição, seus olhos não piscam e perdem o foco. Ela não faz mais nada, a não ser que a mandem fazer.
Os olhos ficam neste estado

Há mais de um século, cientistas têm debatido a existência de um verdadeiro estado hipnótico, marcado por mudanças fisiológicas no cérebro que resulta em mudanças comportamentais. Para mostrar que esse estado não é algo que as pessoas podem fingir, pesquisadores compararam o olhar fixo da mulher neste vídeo com o de 14 outros indivíduos que foram instruídos a tentar recriar as mudanças no tamanho da pupila, a não piscarem e terem uma visão fixada como a da mulher hipnotizada.
Por mais que eles tentassem imitar os movimentos dos olhos, nenhum dos indivíduos foi capaz de fazer isso com precisão, porque estavam conscientes. Alterar o tamanho da pupila não é algo que as pessoas podem fazer apenas por sua vontade.
Os cientistas descobriram que durante a hipnose, a área frontal foi quase perfeitamente desligada do resto do cérebro. O lobo frontal do cérebro é uma área que desempenha um papel crucial na atenção e comportamentos, assim como movimentos oculares. No estudo, os cientistas tiveram que fazer pausas para que a moça do vídeo não ficasse com os olhos muito secos. Ela não piscava, a não ser que alguém a lembrasse de fazer isso. [NewScientist]