Blog

Blog

5 de mar. de 2012

Sons misteriosos vindos do céu: sinais do Apocalipse?

É… estamos em 2012 e infelizmente não dá para fugir: a cada dia a internet fica mais abarrotada de notícias de supostos sinais apocalípticos e referências à famigerada Profecia Maia. Já dei uma opinião sobre o que penso sobre toda essa balbúrdia referente a 2012 no post Nostradamus, 2012 e Outros Fins de Mundo e nem pretendia mais tocar nesse tipo de assunto por aqui. Mas as notícias (que me foram enviadas) que dão o tema deste post eu não podia deixar passar em branco.
O mais interessante é que a Profecia Maia é que nem coração de mãe: sempre cabe mais um. Então tudo que é profeta, visionário, especulador, teorista, sensacionalista, enfim, consegue adaptar as suas interpretações pessoais de eventos, situações e fenômenos estranhos, trágicos ou curiosos às predições maias. É lamentável, mas é assim.
A bola da vez são os “sons sobrenaturais” vindos do céu, que supostamente estão sendo ouvidos e gravados em várias partes do mundo, incluindo o Brasil. O fenômeno alardeado nas últimas notícias e vídeos em diversos sites e fóruns internet afora parece ter tido início em meados de 2011, na Ucrânia. Existem alguns vídeos no Youtube sobre o estranho som, e abaixo coloco um bem completo e recente, com cerca de 1h18min de gravações de vários locais:
A princípio, é algo bem intrigante, ainda mais porque já existe uma “lenda” a respeito de um som de tom baixo, ouvido em diversos locais do mundo, e que recebeu o nome de “Hum de Taos“. Taos se refere a uma cidade no Novo México, onde esse som misterioso ficou tão famoso que chegou até a estimular pesquisas e investigações por parte de cientistas. Falei um pouco sobre isso num dos posts de Mistérios Inexplicáveis que publiquei aqui no Inconsciente há alguns anos. O que talvez tire um pouco do “brilho” de novidade desse som que agora subitamente deu de ficar famoso.

Foto de uma possível medição de um “hum”
Evidente que o que vou comentar aqui é a minha opinião, e não estou dando um ultimato nem nada do gênero para o assunto. Pode ser que essa última onda se refira a algo realmente “misterioso”. Mas pode ser que não.
Os sons estão ficando tão famosos, que até mesmo um site dedicado a eles foi criado, o http://strangesoundsinthesky.com/ . É claro que não há muito critério de seleção nem de investigação da autenticidade dos vídeos, mas vamos partir da premissa de que pelo menos alguns não foram forjados/manipulados.
Bem, a maioria dos sons que ouvi nos vídeos não parece exatamente “misterioso”. Muitos passam por sons normais de ambientes urbanos ou próximos a fábricas ou rodovias. Inclusive, penso que muitos desses sons agora proclamados como “sobrenaturais” sejam sons bem naturais, inclusive recorrentes, mas que antes as pessoas não davam muita atenção. Mais ou menos como ocorre com os avistamentos de OVNIs. É lançar um filme milionário sobre discos voadores ou extraterrestres no cinema, por exemplo, e subitamente os avistamentos de OVNIs aumentam. Obviamente, que é muito leviano dizer que isso é uma evidência de que os avistamentos são “histeria coletiva” ou sugestão de filmes, já que o que o cinema faz, nesse caso, nada mais é do que aumentar a atenção das pessoas para esse tipo de evento. As pessoas passam a ficar mais preocupadas em investigar o céu, o que aumenta a probabilidade de um avistamento, incluindo a possibilidade de um realmente inexplicável/genuíno.
Acredito que provavelmente, na maioria dos casos ( não forjados, é claro) do tal som misterioso, a mesma coisa esteja acontecendo. Alguém prestou atenção a algo ordinário mas que antes não havia se dado conta, estranhou, resolveu gravar, e subitamente, mais gente começa a fazer a mesma coisa. Tanto é que, por exemplo, há uma gravação feita em Curitiba, e muitas pessoas residentes desta cidade comentaram não ter ouvido nada de anormal por lá. Entretanto, algumas fontes trouxeram a informação de que em alguns locais o som é tão alto que chegou a fazer vibrar a janela das casas. É inevitável a associação do som metálico mostrado no vídeo com o de possíveis naves espaciais que estariam sobrevoando esses locais. É uma hipótese defendida por muitos, e até podemos manter a mente aberta para essa possibilidade, se acreditarmos que os vídeos realmente estão trazendo um fenômeno genuíno. Mas, como mencionei no caso da cidade de Taos, existe um som que parece realmente de origem misteriosa, que já há muitos anos é reportado nos EUA, Reino Unido e no norte da Europa. Se é o mesmo caso desses vídeos, quem sabe?
O problema, e o que me motivou a tecer este comentário sobre o assunto, é que estão transformando mais isso em prenúncio de fim de mundo. O que acho mais interessante, é que mesmo os “cristãos” também estão associando o seu apocalipse bíblico a 2012. É quem mais pode para encontrar versículos e passagens bíblicas que possam associar aos sons e fazer mais sensacionalismo de fim de mundo e “alertar a humanidade”. E é engraçado, pois o tal Apocalipse, por exemplo, foi esperado pelos povos cristãos em toda virada de século… e nada nunca aconteceu. Quem não possui uma visão histórica do passado inevitavelmente terá uma visão histérica do futuro.
E como a última virada de século se passou sem grandes emoções, vamos ver se conseguimos reaproveitar nossas interpretações descontextualizadas de textos metafóricos/mitológicos antigos associando com 2012 e a Profecia Maia e misturando a sons misteriosos! Que excelente ideia, não?
E você leitor, o que acha?

Quem sabe inglês pode encontrar mais informações sobre o Hum de Taos aqui.