Uma Biografia
Tenzin
Gyatso, Sua Santidade o 14º Dalai Lama nasceu em 6 de julho de 1935,
numa família de camponeses da pequena vila de Taktser, na provincia de
Amdo, situada no nordeste do Tibet.
Seu nome era Lhamo Dhondup até o momento em que,
com dois anos de idade, Sua Santidade foi reconhecido como sendo a
reencarnação de seu predecessor, o 13º Dalai Lama, Thubten Gyatso. Os
Dalai Lamas são tidos como manifestações de Avalokiteshvara ou
Chenrezig, o Bodhisattva da Compaixão e patrono do Tibet.
Um Bodhisattva é um ser iluminado que adiou sua entrada no nirvana e escolheu renascer para servir à humanidade.
Educação no Tibet
Sua Santidade o Dalai Lama começou sua educação
monástica aos seis anos. O currículo consistia de cinco disciplinas
maiores e cinco menores. As maiores são: lógica, arte e cultura
tibetana, sânscrito, medicina e filosofia budista — e esta por sua vez
se compõe de outras cinco categorias: Prajnaparamita, a perfeição da sabedoria; Madhyamika, a filosofia do Caminho do Meio; Vinaya, o cânone da disciplina monástica; Abhidharma, metafísica; e Pramana,
lógica e epistemologia. As disciplinas menores são: poesia, música e
teatro, astrologia, gramática e sinônimos. Aos 23 anos, fez seu exame
final no Templo de Jokhang, em Lhasa, durante o o Festival Anual de
Orações Mönlam. Foi aprovado com honras e recebeu o grau de Geshe Lharampa
(título máximo, equivalente a um Doutorado em Filosofia 1ista). Em
complemento a esses temas budistas, estudou inglês, ciências, geografia e
matemática.
Responsabilidades de Líder
Em 1950, com 15 anos de idade, Sua Santidade foi
solicitado a assumir a completa responsabilidade política como chefe de
estado e de governo, após a invasão chinesa do Tibet. Em 1954, foi a
Beijing para tratativas de paz com Mao Tsetung e outros lideres
chineses, como Chou En-Lai e Deng Xiaoping. Em 1956, durante visita à
Índia para participar das festividades do aniversário de 2500 anos de
Buda, esteve presente em uma série de reuniões com Nehru, o Primeiro
Ministro Indiano, e o Premiê Chou, sobre a situação do Tibet que se
deteriorava rapidamente.
Seus esforços para alcançar uma solução pacífica
para o problema sino-tibetano foram frustrados pelas atrocidades da
política chinesa, no leste do Tibet, dando origem a um levante popular.
Esse movimento de resistência espalhou-se por outras partes do País, e
em 10 de Março de 1959, Lhasa, a capital do Tibet, explodiu em um grande
levante. As manifestações da resistência tibetana exigiam que a China
deixasse o Tibet, reafirmando a sua independência.
Quando a situação se tornou insustentável, pediu-se
ao Dalai Lama que saísse do país para continuar no exílio a luta pela
libertação. Sua Santidade seguiu para a Índia, que lhe concedeu asilo
político, acompanhado de outros oitenta mil refugiados tibetanos. Hoje
há mais de 120.000 tibetanos vivendo como refugiados na Índia, Nepal,
Butão e no Ocidente. Desde 1960, Sua Santidade reside em Dharamsala, uma
pequena cidade no norte da Índia, apropriadamente conhecida como
"Pequena Lhasa", por sediar a sede do governo tibetano no exílio.
Desde a invasão chinesa, Sua Santidade apresentou
vários recursos às Nações Unidas sobre a questão tibetana. A Assembléia
Geral adotou três resoluções sobre o Tibet, em 1959, 1961 e 1965.
Processo de Democratização
Com o estabelecimento do Governo Tibetano no
Exílio, Sua Santidade percebeu que a tarefa mais imediata e urgente era
lutar pela preservação da cultura tibetana. Fundou 53 assentamentos
agrícolas de larga escala para acolher os refugiados; idealizou um
sistema educacional tibetano autônomo (existem hoje mais de 80 escolas
tibetanas na Índia e Nepal) para oferecer às crianças refugiadas
tibetanas pleno conhecimento de sua língua, história, religião e
cultura. Em 1959 criou o Instituto Tibetano de Artes Dramáticas; o
Instituto Central de Altos Estudos Tibetanos se transformou em uma
universidade para os tibetanos na Índia. Sua Santidade inaugurou vários
institutos culturais com o propósito de preservar as artes e ciências
tibetanas, e ajudou a restabelecer mais de 200 monastérios para
preservar a vasta obra de ensinamentos do budismo, a essência do
espírito tibetano.
Pelo lado da política, em 1963 Sua Santidade
apresentou o esboço de uma constituição democrática para o Tibet,
baseada nos princípios budistas e na Declaração Universal dos Direitos
Humanos. A nova constituição democrática promulgada como resultado desta
reforma foi denominada "Carta dos Tibetanos no Exílio". Essa carta
defende a liberdade de expressão, crença, reunião e movimento. Oferece
também detalhadas linhas de ação para o funcionamento do governo
tibetano no que diz respeito aos que vivem no exílio.
Em 1992, Sua Santidade publicou linhas diretrizes
para a constituição de um futuro Tibet livre. Anunciou que o a primeira e
imediata tarefa do Tibet libertado será estabelecer um governo interino
com a principal responsabilidade de eleger uma Assembléia Constituinte,
para criar e implantar uma constituição democrática tibetana. Nesse
dia, Sua Santidade transferirá toda a sua autoridade política e
histórica para o Presidente interino, passando a viver como um cidadão
comum. Ele também afirmou esperar que o Tibet, incluindo suas
tradicionais três províncias (U-Tsang, Amdo e Kham), seja federativo e
democrático.
Em maio de 1990, as reformas propostas por Sua
Santidade deram ensejo à realização de uma administração verdadeiramente
democrática para a comunidade tibetana no exílio. O Gabinete tibetano (Kashag),
que até então sempre fora indicado por Sua Santidade, foi dissolvido,
juntamente com a Décima Assembléia de Deputados do Povo Tibetano (o
Parlamento tibetano no exílio). Nesse mesmo ano, tibetanos exilados no
subcontinente indiano e em mais de 33 outros países elegeram 46 membros
da ampliada 11ª Assembléia Tibetana, numa votação direta. A Assembléia,
por sua vez, elegeu os novos membros do Gabinete. Em setembro de 2001,
um passo ainda maior para a democratização foi dado quando o eleitorado
tibetano elegeu diretamente o Kalon Tripa, ministério-mor do
Gabinete, que por sua vez indicou seu próprio Gabinete, a ser aprovado
pela Assembléia Tibetana. Na longa história do Tibet, essa foi a
primeira vez que o povo elegeu seus líderes políticos.
Iniciativas pela paz
Em setembro de 1987, Sua Santidade propôs o Plano
de Paz de Cinco Pontos para o Tibet, como um primeiro passo na direção
de uma solução pacífica para a situação que rapidamente se deteriorava
no país. Em sua visão, o Tibet se tornaria um santuário, uma zona de paz
no coração da Ásia, em que todos os seres sencientes poderiam viver em
harmonia, com o delicado equilíbrio ambiental preservado. A China, até o
momento, não respondeu positivamente às várias propostas de paz criadas
por Sua Santidade.
O Plano de Cinco Pontos
Em seu discurso aos membros do Congresso Americano
em Washington, D.C., realizado em 21 de setembro de 1987, Sua Santidade
propôs o seguinte plano de paz, composto por cinco pontos básicos:
- Transformação de todo o Tibet em uma zona de paz.
- Cessação da política chinesa de transferência de população, que ameaça a própria existência dos tibetanos como povo.
- Respeito pelos direitos humanos fundamentais dos tibetanos, bem como de suas liberdades democráticas.
- Restauração e proteção do ambiente natural tibetano, e o abandono do uso do território tibetano, pela China, para produção de armas nucleares e como depósito de lixo nuclear.
- Início de negociações sérias sobre o futuro status do Tibet e das relações entre os povos chinês e tibetano.
Proposta de Estrasburgo
Discursando no Parlamento Europeu de Estrasburgo,
na França, em 15 de junho de 1988, Sua Santidade detalhou minuciosamente
o último dos Cinco Pontos desse plano de paz. Ele propôs o
estabelecimento de conversações entre chineses e tibetanos para a
criação de um governo autônomo das três províncias tibetanas, "em
associação com a República Popular da China". O governo chinês
continuaria sendo responsável pela política exterior e defesa do Tibet.
Para Sua Santidade, essa proposta era "o modo mais
realista para se restabelecer uma identidade independente do Tibet e
restituir os direitos fundamentais do povo tibetano, conciliando ao
mesmo tempo os próprios interesses da China." Enfatizou por outro lado
que "qualquer que seja o resultado das negociações com os chineses, o
povo tibetano por si mesmo deve ser a autoridade decisória máxima."
Posteriormente, no entanto, em 2 de Setembro de
1991 (Dia da Democracia Tibetana), o Governo do Tibet no exílio declarou
que a Proposta de Estrasburgo não estava mais em vigor: "Sua Santidade,
o Dalai Lama, deixou bem claro, em sua declaração de 10 de março, que
em razão da atitude fechada e negativa da atual liderança chinesa,
percebeu que seu compromisso pessoal com as idéias expressas na proposta
de Estrasburgo tornou-se sem efeito, e que se não houver novas
iniciativas por parte dos Chineses ele se considerará livre de qualquer
obrigação com relação a essa proposta. Entretanto, continua firmemente
compromissado no caminho da não violência e em encontrar uma solução
para a questão tibetana através de negociações e entendimentos. Sob as
atuais circunstâncias, Sua Santidade, o Dalai Lama, não mais se sente
obrigado ou limitado a manter a Proposta de Estraburgo como uma base
para encontrar uma solução pacífica para o problema tibetano."
Contatos Oriente-Ocidente
Desde 1967, Sua Santidade iniciou uma série de
viagens que o levaram a 42 países. Em fevereiro de 1990, foi convidado
pelo Presidente Vaclav Havel para ir à Tchecoslováquia, onde divulgaram
uma declaração conjunta incitando "todos os políticos a
desvencilharem-se de restrições e interesses de grupos públicos ou
privados e a guiarem suas mentes por sua própria consciência, sentimento
e responsabilidade, fundamentados na verdade e na justiça."
Em 1991, encontrou-se com o Presidente dos Estados
Unidos da América, George Bush, Neill Kinnock, o lider britânico de
opsição, os ministros das Relações Exteriores da França e da Suíça, o
Chanceler e Presidente da Áustria, e vários outros membros de governo
estrangeiros. Em reuniões com líderes políticos, religiosos, culturais e
comerciais, como também em grandes platéias em universidades, igrejas
ou centros comunitários, falou de sua crença na união da família humana e
da necessidade do desenvolvimento de um senso de responsabilidade
universal.
Sua Santidade disse: "Vivemos atualmente em um
mundo interdependente. Os problemas de uma Nação não podem ser
solucionados muito tempo somente por ela mesma. Sem um senso de
responsabilidade universal, nossa sobrevivência está em perigo.
Basicamente, responsabilidade universal significa sentir pelo sofrimento
de outras pessoas o mesmo que sentimos pelo nosso próprio sofrimento.
Eu sempre acreditei num melhor entendimento, numa cooperação mais
próxima e num respeito maior entre as várias Nações do mundo. Além
disso, sinto que o amor e a compaixão são a tessitura moral para chegar à
paz mundial."
Sua Santidade encontrou-se no Vaticano com os papas Paulo VI (em 1973) e João Paulo II (em 1980, 1982, 1986, 1988 e 1990).
Em
um encontro com a imprensa em Roma, em 1980, expressou deste modo seu
desejo de se encontrar com o Papa João Paulo II: "Vivemos em um período
de grandes crises, de desenvolvimentos mundiais turbulentos. Não é
possível encontrar paz na alma sem segurança e harmonia entre os povos.
Por esta razão, espero ansiosamente por um encontro com o Santo Padre,
para trocar idéias e sentimentos, e para ouvir suas sugestões sobre os
caminhos para uma pacificação progressiva entre os povos."
Em 1981, Sua Santidade conversou com o Arcebispo de
Canterbury, Dr. Robert Runcie, e com outros líderes da Igreja Anglicana
em Londres. Ele também se encontrou com lideranças da Igreja Católica e
comunidades judaicas, e pronunciou-se em um serviço interreligioso
promovido em sua honra pelo Congresso Mundial da Fé. Em Outubro de 1989,
durante um diálogo realizado em Dharamsala contando com a presença de
oito rabinos e acadêmicos dos Estados Unidos, Sua Santidade enfatizou:
"Quando nos tornamos refugiados, sabemos que nossa luta não seria fácil;
ela levará muito tempo, gerações. Com freqüência nos referimos ao povo
judeu e à forma como ele manteve sua identidade e fé a despeito de
tamanha privação e sofrimento. Quando as condições externas
amadureceram, ele estava prontos para reconstruir sua nação. Assim,
pode-se concluir que há muitas coisas a aprender com os irmãos e irmãs
judeus."
Em outro fórum sobre a comunhão de fé e a
necessidade de união entre as diferentes religiões, ele afirmou: "Sempre
acreditei que é muito melhor termos uma série de religiões e várias
filosofias, do que uma única religião ou filosofia. Isto é necessário
por causa das disposições mentais diferentes de cada ser humano. Cada
religião possui certas idéias ou técnicas características, e aprender
sobre elas só pode enriquecer a fé de alguém."
Reconhecimento universal e prêmios
Desde sua primeira visita ao ocidente, em 1973, a
reputação de Sua Santidade como acadêmico e homem de paz só fez crescer,
incessantemente. Nos últimos anos, um grande número de universidades e
instituições em todos o mundo têm lhe conferido Prêmios da Paz e títulos
de Doutor Honoris Causa, em reconhecimento pelos seus escritos sobre a
filosofia budista e sua liderança a serviço da liberdade, da paz e da
não-violência. Um desse títulos, o de Doutor, foi conferido pela
Universidade de Seattle, em Washington, EUA.
O seguinte resumo da menção dessa Universidade
reflete a estatura de Sua Santidade: "No reino da mente e espírito, o
senhor se distinguiu na rigorosa tradição das universidades budistas,
alcançando o Grau de Doutor com as mais altas honras, com a idade de 25
anos. No âmbito de assuntos diplomáticos e governamentais, não obstante,
o senhor encontrou tempo para lecionar e registrou de forma escrita
seus sutis insights sobre filosofia e o significado da vida
contemplativa no mundo moderno. Seus livros representam uma contribuição
significativa não somente para o vasto corpo de literatura budista, mas
também para o diálogo ecumênico entre as grandes religiões mundiais.
Sua própria dedicação à vida monástica e contemplativa tem alcançado a
admiração não somente por parte dos budistas, mas também dos meditadores
cristãos, incluindo o monge Thomas Merton, cuja amizade e conversações
com o senhor eram extremamente férteis."
Ao apresentar o Prêmio de Direitos Humanos
Congressional Raoul Wallenberg em 1989, o Congressista Americano Tom
Lantos disse: "A luta corajosa de Sua Santidade o Dalai Lama o tem
distinguido como um líder dos direitos humanos e da paz mundial. Seus
esforços contínuos para cessar o sofrimento do povo tibetano através de
negociações pacíficas e reconciliação têm exigido dele enorme coragem e
sacrifício."
O Prêmio Nobel da Paz de 1989
A decisão do Comitê Norueguês do Prêmio Nobel de
conferir à Sua Santidade o Prêmio da Paz ganhou reconhecimento e aplauso
mundial. A citação diz: "O Comitê deseja enfatizar o fato de que o
Dalai Lama, em sua luta para a liberação do Tibet, constantemente se
opõe ao uso da violência. Ele, em vez disto, advoga soluções pacíficas
baseadas na tolerância e respeito mútuos para a preservação da herança
cultural e histórica de seu povo. O Dalai Lama desenvolveu sua filosofia
de paz com uma grande reverência por todas as coisas vivas, e um
conceito de responsabilidade universal que envolve toda a humanidade e
também a natureza. Na opinião do Comitê, o Dalai Lama vem se conduzindo
com propostas construtivas e visionárias para a solução de conflitos
internacionais, questões de direitos humanos e problemas ambientais
globais."
Em 10 de Dezembro de 1989, Sua Santidade aceitou o
prêmio em nome de todos os oprimidos no mundo e daqueles que lutam pela
liberdade e trabalham pela paz mundial e pleo povo do Tibet. Em suas
considerações, disse: "O prêmio reafirma a nossa convicção de que com a
verdade, coragem e determinação como nossas armas, o Tibet será
libertado. Nossa luta deve permanecer sem violência e livre de ódio."
Ele também enviou uma mensagem de encorajamento
pelo movimento democrático chinês, cuja recente manifestação na Praça da
Paz Celestial havia sido alvo de brutal repressão. "Na China, o
movimento popular pela democracia foi subjugado pela força bruta, em
junho deste ano. Não acredito que as manifestações foram em vão, porque o
espírito de liberdade renasceu no povo chinês, e a China não pode
escapar do impacto desse espírito, que sopra em muitas partes do mundo.
Os corajosos estudantes e seus defensores mostraram à liderança chinesa e
ao mundo a face humana daquela grande nação."
Simplesmente um monge budista
Sua Santidade o Dalai Lama freqüentemente diz: "Eu
sou simplesmente um monge budista — nem mais nem menos." Ele realmente
segue os preceitos da vida de um monge. Vivendo em uma pequena cabana em
Dharamsala, levanta-se todos os dias às 4 horas da manhã para meditar, e
cumpre uma atribulada agenda de encontros administrativos, audiências
particulares, ensinamentos e cerimônias religiosas. Conclui o dia,
sempre, com orações. Ao revelar as suas maiores fontes de inspiração,
ele normalmente cita seus versos favoritos, encontrados nos escritos do
reconhecido santo budista Shantideva:
Enquanto o espaço existir,
enquanto seres humanos permanecerem,
devo eu também permanecer
para dissipar a miséria do mundo.
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S.S. o 13° Dalai Lama em Darjeeling, Índia, 1910-1912. Foto: T. H. Paar | |
S.S. o 14° Dalai Lama, ainda menino... | ...e em sua juventude |
A fuga de Lhasa para Dharamsala | |
S.S. o Dalai Lama em trajes cerimoniais | Retrato formal de S.S. o Dalai Lama |
Rajpur, Índia, Novembro de 1992. Foto: Nitin Vadukul |
Retratos de Sua Santidade o Dalai Lama
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Fotos de Sua Santidade o DalaiLama
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