Blog

Blog

1 de jun. de 2011

As profissões do futuro


Como acabamos de passar pelo dia do trabalho,  o tenhodito resolveu entrar no tema e fazer uma breve atualização sobre as profissões do futuro. Você vai se surpreender com algumas ocupações que prometem estar no topo da procura do mercado nos próximos anos.
Os dados são da pesquisa Delphi “Carreiras do Futuro”, realizada pela consultoria Programa de Estudos do Futuro (Profuturo) da Fundação de Instituto de Administração (FIA).


1° – GERENTE DE ECO RELAÇÕES

A profissão está dentro de um setor que é tendência absoluta: 0 meio ambiente, a ecologia e a sustentabilidade.
Mas esse profissional não será um ambientalista instalado dentro de uma grande corporação. O objetivo é exatamente enxergar as questões sustentáveis como parte do negócio, desenvolvendo da melhor forma a integração de políticas de sustentabilidade ao dia a dia da empresa e ao seu retorno financeiro. O gerente de eco relações acumula conhecimentos de direito, marketing, políticas governamentais e diplomacia.

2° – CHIEF INNOVATION OFFICER

Quem optar por seguir nessa área vai circular por toda a empresa ou instituição e procurar formas de inovar para melhorar a produtividade. Esse profissional tem status de diretor ou até de vice-presidente e a função de descobrir entre funcionários ideias que possam ser relevantes para o desenvolvimento da empresa. Ele também vai acompanhar a execução da proposta desde a sua concepção até que ela se torne realidade.

3° – GERENTE DE MARKETING E-COMMERCE

O gerente de marketing tradicional encontra nessa profissão uma carreira totalmente voltada para plataformas digitais. A formação abrange o que hoje funciona como adaptação do marketing já aplicado dentro de grandes ou pequenas corporações. O relacionamento com os clientes é visto de forma mais abrangente, obedecendo o alcance que as vendas virtuais podem gerar.

4° – CONSELHEIRO DE APOSENTADORIA

É uma das carreiras que tende a ter maior demanda. É ele que vai preparar os trabalhadores que se aposentariam aos 50 a 60 anos, mas hoje estão no auge da capacidade profissional e podem exercer novas atividades. O conselheiro de aposentadoria também orienta os clientes sobre investimentos e previdência. Quem se interessar pela carreira deve estar preparado para dominar assuntos como finanças, empreendedorismo, gestão de pessoas, planos de saúde, cálculos atuariais, práticas culturais e serviços previdenciários, além de gostar de lidar com pessoas.

5° – MIDIALOGIA

Esse profissional precisa reunir muitas habilidades e estudar disciplinas relativas à mídia, tanto no que se refere ao conteúdo produzido como sua faceta de veículo de comunicação. Ele usa a linguagem como método de transmissão de informação. Seu trabalho consiste em produzir conteúdo para mídias em diferentes suportes como áudio, vídeo, fotografia e websites.

A lista completa tem dez profissões e inclui também a Agroeconologia, Engenharia de Energia, Capacitação para o exercício de atividades inerentes a competições esportivas, Gestão de Resíduos e Ciências Atuariais.

[Fonte: O POVO]