Blog

Blog

2 de jun. de 2011

Obama reconhece o Brasil como uma potência mundial

Obama reconhece Brasil como potência mundial

De O Globo:
Brasília - Em discurso organizado pela Confederação Nacional da Indústria no centro de convenções Brasil 21, em Brasília, o presidente dos EUA, Barack Obama, ressaltou o crescimento e a força da economia brasileira. Segundo ele, nos últimos dois séculos nunca houve um momento com tantas promessas futuras para o Brasil.
- Muitos dizem que o Brasil é o país do futuro, então o futuro chegou – disse Obama, ressaltando que o país se colocou na dianteira como uma potência econômica e financeira.
Presidentes Dilma e Obama brindam o retorno da relação de Brasil e Estados Unidos


- Não chegaram aqui apenas por uma questão de sorte – afirmou.
O presidente americano alegou que os dois países vão gerar um trabalho de “parceria verde”, para desenvolver fontes de energia limpa e renovável, já que o país é um grande produtor desse tipo de energia com o etanol, assim como os EUA são um grande produtor de baterias automobilísticas. Ele ressaltou também que ambos os países ainda têm dependência do petróleo.


- O petróleo descoberto aqui pode representar duas vezes as reservas americanas. Queremos ajudar a desenvolvê-las de forma segura, para depois sermos seus maiores clientes. Os EUA não poderiam estar mais contentes com o potencial de uma nova fonte estável de energia – afirmou, acrescentando que deseja ser parceiro do país em desenvolvimento de biocombustíveis.

Os bastidores do almoço
Segundo ele, os Estados Unidos apoiam o crescimento do Brasil como uma potência global, e os EUA trabalham para que o Brasil tenha um protagonismo no G20 e em outras instituiçãos, como FMI e Banco Mundial, e isso fez com que o Brasil fosse o primeiro país visitado por ele em sua viagem à América Latina.
Ele resumiu o teor dos dez acordos que foram assinados entre os dois governos e disse que uma aproximação com o governo brasileiro vai permitir também aos EUA estreitar laços com outros países emergentes, como China e Índia.

Obama lembrou ter assinado com a presidente brasileira um acordo econômico e financeiro para “promover a cooperação econômica e reduzir número de regulações”.
- Sabemos que o Brasil tem problemas com certas políticas implementadas nos EUA e queremos ajudar a resolver qualquer desafio nesse sentido.
Obama ressaltou que a relação comercial tem duas vias e que os EUA importam muito da produção brasileira, gerando emprego e renda no Brasil.
- Não há dúvida de que os EUA e o Brasil se beneficiam dos laços econômicos e o fortalecimento desses laços é positivo para as duas nações.

Segundo Obama, algumas das principais áreas em que os dois países precisam aumentar a cooperação, além da energética, são a educação e a infraestrutura, principalmente pelos dois grandes eventos esportivos que o país sediará, referindo-se à Copa do Mundo de 2014 e aos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio.

Ex-presidentes Sarney, FHC, Collor e Itamar também participaram de almoço com Obama
- Empresas americanas estão dispostas a ajudar nessa construção para que o Brasil seja vencedor.
Este foi o terceiro discurso que o presidente Obama fez hoje no Brasil. O primeiro foi junto com a presidente Dilma e o segundo foi no encerramento do encontro de CEOs no Itamaraty.

Capitalismo X Justiça Social
Barak Obama
O presidente americano afirmou ainda que o Brasil conseguiu mostrar que o capitalismo pode existir junto com uma preocupação com justiça social. Ele ressaltou o papel do Brasil na formação de uma nação de imigrantes que encontra força na diversidade e que consegue se consolidar como uma das maiores democracias do mundo.
Para encerrar, Obama falou que nos EUA se compartilha o “sonho americano, em que todos têm a capacidade de prosperar” e disse que esse sonho também existe no Brasil.
- Brasília começou como um sonho e nesse sonho também há a oportunidade para todo cidadão brasileiro. Vivemos a mesma história, queremos realizar o sonho americano juntos.