Já mostramos aqui os maiores prédios do mundo, agora chegou a vez de mostrar os maiores prédios Made In Brazil.
Mirante do Vale
O Mirante do Vale (chamado de Edifício Mirante do Vale, e oficialmente Edifício Condomínio Mirante do Vale) é um arranha-céu, atualmente o 198.º mais alto do mundo, 15.º mais alto da América do Sul e o maior arranha-céu do Brasil, com 170 metros. Edificado na cidade de São Paulo, Brasil, foi concluído em 1960 com 51 andares, mantendo o título de maior arranha-céu do país desde então.
Dados e números sobre o Mirante do Vale:
Inicio da construção: 1960
Término da construção: 1966
12 elevadores (velocidade de 320 metros por minuto)
2 escadas rolantes
146 lojas
812 salas comerciais
60 salões comerciais
Edifício Itália
O Edifício Itália (cujo nome oficial é Circolo Italiano) é o segundo maior da cidade de São Paulo e do Brasil em altura, com 165 metro (151 m a partir do nível da rua) distribuídos em 46 andares. Inaugurado em 1965, é atualmente um dos marcos da cidade, protegido pelo Patrimônio Histórico por ser um dos maiores exemplos da arquitetura verticalizada brasileira.
Um dos maiores destaques do edifício Itália é o restaurante localizado no seu topo, conhecido como Terraço Itália, que permite uma vista em 360 graus da cidade, sendo um dos maiores pontos turísticos da capital paulista.
Dados e números sobre o Edifício Itália:
19 elevadores
46 pavimentos
52 mil metros quadrados de área construída
Capacidade para dez mil pessoas
Capacidade para população flutuante de 25 mil pessoas
4 mil janelas na fachada do prédio, com 6 mil metros quadrados de vidro
Rio Sul Center
O Edifício Rio Sul Center é o edifício mais alto da cidade do Rio de Janeiro e o terceiro mais alto do Brasil, superado apenas pelos edifícios Mirante do Vale e Itália, em São Paulo. Com 162 metros de altura e quarenta andares, foi inaugurado em 1982.
Edifício Altino Arantes
O edifício Altino Arantes (também conhecido como Edifício do Banespa ou Banespão) é um dos prédios mais emblemáticos da capital paulista, sendo o 3º mais alto da cidade e o 4º do Brasil. Conta com 40 andares e 161,22 m de altura. Construído a partir de 1939, pelo interventor federal Ademar Pereira de Barros para sediar o Banco do Estado de São Paulo (Banespa), e inaugurado em 1947 também por Ademar de Barros quando este era governador de São Paulo, foi durante mais de uma década o mais alto da cidade, até ser superado pelo Mirante do Vale, em 1960. Seu projeto inicial foi alterado para faze-lo à semelhança do Empire State Building, em Nova Iorque. Logo após a inauguração, na década de 1940, chegou a ser considerado a maior estrutura em concreto armado do mundo.
Torre Norte
O Centro Empresarial Nações Unidas é um complexo comercial localizado na cidade de São Paulo, no bairro do Brooklin, no distrito do Itaim Bibi. A Torre Norte, a mais alta do complexo, é um dos maiores edifícios do Brasil, com 158 metros de altura, 34 andares e 152 mil m² de área construída. Atualmente, a torre é sede de várias empresas multinacionais, como, por exemplo, a Microsoft, a Hewlett-Packard, a Monsanto e a Towers Watson.
Fonte: Los Brotheers