Blog

Blog

10 de jul. de 2011

A cerveja mais antiga do mundo é também a mais salgada


Finalmente os cientistas puderam parar os estudos para abrir uma cerveja bem gelada… Mas não foi qualquer cerveja: foi uma com 170 anos. A garrafa da velha bebida foi encontrada junto a destroços de um navio que naufragou perto das Ilhas Aland, no Mar Báltico. Os cientistas acreditavam que essa era a cerveja mais antiga do mundo ainda possível de ser bebida.
Infelizmente, a primeira garrafa aberta não resistiu ao tempo. A água do mar entrou no recipiente, contaminando a cerveja. No entanto, os pesquisadores conseguiram analisar a química do líquido dourado. Foram encontrados açúcares do malte, compostos aromáticos e lúpulo, tudo o que está presente nas cervejas de hoje em dia.
Se fossem encontradas células de levedura vivas, seria possível replicar a cerveja. Entretanto, elas não sobreviveram a 50 metros abaixo da superfície no oceano. Isso não aconteceu com as bactérias ácido-lácticas, que foram encontradas no interior da garrafa. Essas bactérias, utilizadas na fabricação da cerveja, acrescentam o gosto amargo da bebida.
Os mergulhares conseguiram salvar cinco garrafas do navio naufragado, que provavelmente afundou entre 1800 e 1830. Além delas, eles trouxeram mais 100 garrafas de champanhe. Os pesquisadores planejam abrir outra garrafa, quem sabe em melhor estado, e menos salgada.
fonte: http://hypescience.com/a-cerveja-mais-antiga-do-mundo-e-tambem-a-mais-salgada/