Blog

Blog

16 de jul. de 2011

Fotos que você pensa ser verdadeiras, mas são mitos


É curioso ver como algumas informações equivocadas acabam surgindo, ganhando fôlego e status de verdadeiras. A seguir você vê 10 fatos, listados pelo site Listverse, que muita gente pensa que são verdadeiros, mas não passam de mitos.

Amendoim

Fato Falso: Um estudo científico em bares descobriu sinais de contaminação por urina em amendoins
Após rigorosa pesquisa, verificou-se que nenhum estudo científico foi realizado. No entanto, um estudo, que analisou cubos de gelo em bares do Reino Unido em 2003, que descobriu que 44% dos cubos testados continham bactérias de fezes humanas. Ainda mais chocante, 5% foram infectados com bactérias potencialmente letais.

Elevador em queda livre

Falso Fato: Elevadores podem matar quando o cabo se quebra.
Há um pequeno elemento de verdade neste ‘fato’, mas vamos chegar lá. Em primeiro lugar, elevadores, na maioria das vezes, têm um mínimo de quatro cabos de acionamento, bem como um sistema interno de frenagem e um sistema de backup de frenagem no eixo, para evitar uma queda muito rápida. Se todos os cabos se partirem, o sistema de travagem detecta a queda livre e inicia-se automaticamente. Se isso também falhar, o sistema de travagem do eixo é ativado. Agora, um pequeno elemento é verdadeiro, conforme citado. Em 1945, um acidente ocorrido no Empire State Building, acabou fazendo o elevador cair livremente. Um avião chocou-se contra o edifício e os cabos do elevador se partiram. A pessoa que estava dentro dele sobreviveu ao cair do 75º andar por causa da pressão do ar sob a cabine.

Dobradura de papel

Falso Fato: Não é possível dobrar um pedaço de papel ao meio mais de 7 vezes
Esta escutamos regularmente, e acreditávamos nela. Mas, em 2002, uma estudante, chamada Britney Gallivan, provou o contrário usando uma fórmula matemática e um rolo gigante de papel higiênico. Britney conseguiu fazer 12 dobras.

Salto de elefantes

Falso Fato: Os elefantes são os únicos mamíferos que não podem saltar.
É verdade que os elefantes adultos não conseguem pular (se considerarmos “salto”, o ato de não ter os pés no chão ao mesmo tempo depois de uma propulsão). Mas ao contrário do que diz o mito popular, ele não é o único mamífero a ter essa dependência. A preguiça, por exemplo, em função do seu estilo de vida, também não consegue pular. Além disso, rinocerontes e hipopótamos também não podem saltar.

Cães idosos

Falso Fato: Um ano de um cão é igual a sete anos humanos
A esperança média de vida humana é de 78 anos, enquanto a expectativa média de um cão seria igual a cerca de 90 anos. Além disso, diferentes raças de cães têm expectativas de vida diferentes, que vão desde poucos 6 anos à 13 ou mais anos (em geral, quanto menor o cão, maior sua expectativa de vida). Além disso, os cães têm uma infância menor, fazendo a comparação completamente inválida.

Ursos polares

Falso Fato: os ursos polares são canhotos
Cientistas que passaram suas vidas estudando os ursos polares descobriram que eles são realmente ambidestros (usam ambas as mãos igualmente bem). É possível que o mito tenha se iniciado quando as pessoas começaram a observar que os ursos trabalham bem com a mão esquerda, mas esqueceram de notar que eles também trabalham muito bem com a direita.

A Grande Muralha

Fato Falso: A Grande Muralha da China é a única estrutura construída pelo homem que pode ser vista do espaço.
Bem, isso é errado em muitos pontos. Em primeiro lugar, enquanto você ainda estiver perto o suficiente da Terra para ver a Grande Muralha, você também pode ver as redes rodoviárias e outros grandes objetos criados pelo homem. Além disso, enxergar a Muralha de tão longe é impossível porque foi construída com materiais que se confundem com o terreno e também porque embora sejam muito extensa, possui apenas alguns metros de espessura máxima.

Comer e entrar na piscina

Fato Falso: Você deve esperar 30 minutos depois de comer para entrar na piscina
Embora haja uma preocupação baseada no fato de que o corpo desvia a circulação do sangue ao intestino, podendo causar cãimbra, não há registros históricos de alguém que se afogou porque entrou na piscina com a barriga cheia. Partir para a piscina depois de comer uma grande refeição pode fazer você se sentir desconfortável, mas dará uma “congestão”, como muitos afirmam. Segundo afirmação da Faculdade de Medicina de Harvard, aguardar a absorção completa de uma refeição é claramente desnecessário. Depois de consumir alimentos, as enzimas na saliva e no estômago começam imediatamente o processo digestivo. Cerca de metade do alimento consumido permanece no estômago durante duas horas, e leva cerca de quatro horas para que o estômago fique completamente vazio. Segundo o documento, a antiga sabedoria nem sempre pode ser baseada em fundamentação científica sólida. Em qualquer situação, se você sentir dor, cãimbra ou fadiga enquanto nada, talvez seja melhor sair da piscina o quanto antes.



Fato Falso: Usar telefone celular num avião pode causar interferência e, consequentemente, um acidente
A FAA testou todos os tipos de dispositivos eletrônicos. Segundo o orgão, nenhuma ligação entre o funcionamento dos telefones e os dispositivos foi provada. Por este motivo, as companhias aéreas foram liberadas para determinar sua própria política. Na maioria delas, os telefones devem permanecer desligados. Ao utilizar seu telefone celular durante o vôo, existe o risco de interferir no trabalho da tripulação, mas não vai fazer o avião cair. Consequentemente, algumas companhias aéres estão permitindo a utilização de celulares durante os vôos.

Mudança de humor

Fato Falso: Quando você começa a envelhecer, torna-se mau humorado.
Um estudo recente descobriu que as nossas personalidades não mudam muito após os 30 anos. Assim, se você é alegre e sociável, pode esperar ser o mesmo aos 80 anos. Sinais de mudanças de humor não ocorrem devido ao envelhecimento natural, mas por alguma doença que eventualmente modifique o comportamento.


Fonte - Cartola mágica