Blog

Blog

15 de jul. de 2011

Pagar para voar!...


Uma tacada de marketing da cia aérea americana JetBlue em Los Angeles: passagens por 4 dólares para cruzar a cidade num percurso de 61 km no dia em que os congestionamentos tomarão proporções épicas.
Amanhã às 19h no horário de Los Angeles, uma grande rodovia que corta a cidade e funciona como uma das principais vias de escoamento de tráfego será fechada por um período de 53h para a demolição de um viaduto. O evento já está sendo chamado de “Carmageddon” e promete o caos. Em São Paulo seria como fechar uma das grandes marginais, ou em Curitiba fechar a Linha Verde.
Num final de semana normal, passam mais de 500 mil veículos pelo trecho que será interditado.
Então a ideia da JetBlue foi vender 600 passagens aéreas de uma rota especial, que contou com a aprovação e ajuda do órgão regulador do tráfego aéreo dos EUA. O slogan da campanha foi “405 Freeway Closure? We’re So Over It!”, algo que traduzido poderia ser “Fechamento da 405? Vamos por cima!”.
Além da proposta da JetBlue, outras empresas encontraram oportunidade no “Carmageddon”, como uma cia de Helicópteros que oferece por $400 um voo de 45 min para casais que queiram apreciar de cima os congestionamentos (champanhe inclusa).
Enquanto isso, em nosso país, a Gol comprou a Webjet e mais um setor encaminha-se para ser dominado por pouquíssimas companhias, fazendo do consumidor um refém de tarifas, linhas e acordos.
Vôo de apenas 61 km com 600 lugares: venda esgotada em duas horas!