Blog

Blog

7 de jul. de 2011

Quais são os sintomas da anemia?


A anemia é uma enfermidade causada pela súbita perda de sangue ou pela destruição dos glóbulos vermelhos é perigosa e bastante comum, sendo que pode ter como causador diferentes fatores, como a deficiência de ferro, motivo pelo qual corresponde a 90% dos casos. Condição em que o conteúdo da hemoglobina, ou seja, pigmento dos glóbulos vermelhos no sangue encontra-se abaixo do normal, resultando assim na carência de um ou mais nutrientes essenciais, independente de qual seja a causa da deficiência. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 30% da população mundial é anêmica, no entanto, a grande parte dos casos estão relacionados com crianças menores de 2 anos, faixa etária que representa 50% dos casos. Além das crianças serem as maias afetadas com esta enfermidade, as gestantes, as mulheres que estão amamentando (lactantes), as mulheres adolescentes e adultas em fase de reprodução são também as principais vítimas da anemia. Em menor grau e menos predispostos para esta doenças encontram-se os homens tanto adolescentes quanto adultos, e os idosos.
Como já dito, a anemia pode ser uma consequência de um problema relacionado ao sangue, sendo que a sua causa são diversas, podendo assim ser classificadas nos seguintes tipos: anemia por fragmentação dos eritrócitos, anemia falciforme, anemia das doenças crônicas, anemia da carência de ferro, anemia hemolíticas auto-imunes, anemia por destruição periférica aos eritrócitos, anemia por defeitos genéticos, anemia por carência de vitamina B12 e de ácido fólico, anemia decorrente de doenças na medula óssea, anemia aplástica, leucemia e tumores na medula. Desta forma, quando diagnosticada a anemia não pense que você ou a pessoa próxima esteja com falta de ferro no organismo, contudo, este pode ser o problema causador da enfermidade, é o mais comum, mas nem sempre é o motivo da doença. Quanto aos sinais e sintomas da anemia também são vários, sendo que a pessoa anêmica pode apresentar queda de pressão arterial por causa da redução do volume de sangue no organismo, taquicardíaca e palpitação, desmaios, tonteiras, ansiedade, sudorese, fraqueza, falta de apetite, agitação, redução da função mental, dificuldade de aprendizado para as crianças, palidez de mucosas e pele que pode ser analisada na parte interna dos olhos e gengivas.
O tratamento pode variar, ou melhor, é específico e diferente para cada tipo de anemia, sendo que para a ferropiva (causada pela falta de ferro) conta com o tratamento composto pelo fornecimento de ferro via oral, enquanto a anemia hemolítica pode ser resultante de um medicamento, o qual deve ser evitado e realizar o suprimento da deficiência de glóbulos vermelhos, sendo que em muitos casos é necessário realizar uma transfusão de sangue. Desta forma, é importante que você vá a um médico ou leve a pessoa anêmica para pedir ajuda, ou melhor, para a realização do diagnóstico e tratamento correto.