Blog

Blog

9 de jul. de 2011

Verdades e mitos sobre o horário de verão


O horário brasileiro de verão, alguns estados  adianta o seu relógio em 1 hora. Mas você sabe o motivo do horário de verão existir? Veja abaixo 10 verdades e mentiras sobre o horário de verão.

O horário de verão só acontece no Brasil
 
Mentira. Atualmente ele é adotado no Brasil, no Chile, Estados Unidos e Canadá, grande parte da Europa, e alguns países da Ásia, África e Oceania.

O horário de verão serve para que as pessoas possam aproveitar mais o dia.


Meia verdade. Além de aproveitar a luz natural, o horário de verão também existe para que haja economia de energia elétrica.

O horário de verão no Brasil foi adotado pela primeira vez em 1931.

Verdade. Até 1967 sua implantação foi feita de forma esporádica. Após 18 anos sem que o horário de verão fosse instituído, a medida voltou no verão de 1985. Desde então o horário de verão passou a ocorrer todos os anos no Brasil.

O horário de verão acontece do primeiro ao último dia do verão.

Mentira. Ele começa na primavera e termina antes do verão acabar.

Adianta-se em uma hora o relógio no horário de verão.

Verdade. E no fim do horário de verão, o relógio deve ser atrasado em 1 hora.

O horário de verão vai do 3º domingo de outubro até o 3º domingo de fevereiro.

Meia Verdade. Segundo o decreto 6.558, de 8 de outubro de 2008, que estabelece datas fixas para o horário de verão, se o fim cair no domingo de carnaval, deve-se adiantar em uma semana o término.

O primeiro país a adotar o horário de verão foi os Estados Unidos.
Mentira. O primeiro país a adotar oficialmente o horário de verão foi a Alemanha em 1916, durante a Primeira Guerra. Apenas a ideia foi lançada em 1784 pelo americano Benjamin Franklin, com o fim de aproveitar a luz natural.

Todos os estados brasileiros adotam o horário de verão.

Mentira. O horário de verão já foi nacional, mas atualmente ele vigora em: São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santos, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

O comércio fatura mais com o horário de verão.

Verdade. De acordo com a Associação Comercial do Rio, há um aumento de 50% nas vendas na beira da praia. No comércio de rua, o aumento nas vendas chega a 8%. Nos shoppings de cidades sem praia, o aumento é de 4%.

O governo espera economia de energia de 5% em horário de pico.

Verdade. Segundo o MME, além da economia de 5% nos horários de pico, a redução geral de consumo, considerando todo o dia, deve ser de 0,5% nas regiões sul, sudeste e centro-oeste.

Parece até piada


Dá até pra rir mesmo!...