Blog

Blog

15 de ago. de 2011

Anões na vida e na arte egípcias


image
Nanismo - Acondroplasia – é uma malformação congênita. No Egito Antigo era uma das anomalias congênitas mais encontradiças. Segundo historiadores e analistas de obras de arte egípcias, os anões parece terem sido muito participativos e trabalhadores e jamais foram olhados como seres marginalizados ou desprezados. Existe uma determinação emanada do faraó
Amenemope (ao redor do final do segundo milênio Antes de Cristo) que diz: "Não ironize o cego, nem ria do anão, nem bloqueie o caminho do aleijado; não aborreça um homem que ficou doente por causa de um deus, nem faça escândalo quando ele erra". Afrescos existentes nas paredes dos túmulos de faraós e altas autoridades sugerem-nos que havia um elevado número de anões no Egito. Em geral eles são representados com fidelidade: corpos musculosos e cabeça de tamanho normal, um pouco obesos, membros curtos, pernas por vezes arqueadas e muitas vezes corcundas.
Anão Seneb e esposa
No Egito Antigo, os anões de classes mais elevadas podiam aspirar qualquer cargo público que fosse. Um exemplo disso foi Seneb, supervisor dos anões no palácio do faraó. Além desse cargo, ele era chefe do guarda-roupas real e sacerdote dos ritos funerários(foi dai que saiu a lenda que anão não morre?). Reproduzimos uma estátua que apresenta Seneb, de braços curtos, com suas pernas cruzadas, tendo ao lado sua esposa numa posição de notável apoio, um filho e uma filha, todos de constituição normal.
A esposa de Seneb fazia parte da corte do faraó e era sacerdotisa. Na opinião de egiptólogos, os anões da raça Dang eram os mais procurados por serem, de um modo geral, excelentes dançarinos(A Dança do Quadrado estava predestinada em minha vida). Há textos hieroglíficos que a eles fazem menção, como este, citado por N. Riad, em sua obra La Médecine aux Temps des Pharaons: …"ele dançará como um anão diante de Osíris"(olha ai não disse?).
Anões no trabalho
Em algumas obras de arte anões aparecem aos pés de seus mestres ou cuidando de animais domésticos. São também representados levando um cão para passear, caçando avestruz, codornas ou outros pássaros, segurando um macaco preso e mesmo fazendo trabalhos de escultura, ourivesaria e joalheria. Um dos deuses do panteão egípcio é representado como um anão disforme de pernas arqueadas e de aparência feroz.

Nota do Ahnão:
Puta merda la pros lados da Cleopatra a gente pagava um pau danado!Duvido se a Safada não dava pro anão.Hahahahahahahahahahahaha!
Fonte: Faster