Blog

Blog

28 de ago. de 2011

Vettel vence pela primeira vez na Bélgica; Button e Schumacher dão show!



Sebastian Vettel, Red Bull RB7
© Sutton Images - 28/08/2011
Sebastian Vettel pilotou de forma soberba para garantir sua sétima vitória na temporada, primeira de sua carreira na Bélgica. MasJenson Button e Michael Schumacher foram espetaculares largando de trás no grid.
Button e Schumacher podem ter sido ajudados pelo safety car, mas ultrapassavam com tamanha facilidade na pista, que parecia não haver carros à frente. Os dois foram magníficos em Spa-Francorchamps, um presente especial para Schumi no seu aniversário de 20 anos de F1 e após o péssimo sábado do alemão.
Os papéis, aliás, ficaram invertidos entre o que aconteceu na classificação e na corrida. Bruno Senna e Jaime Alguersuari astros do sábado, viram a corrida acabar mais cedo após o estreante Bruno errar na largada e bater no Toro Rosso do adversário. Um erro grosseiro, mas que é fruto da inexperiência do brasileiro. Depois disso, ele fez uma corrida decente e o balanço geral do fim de semana dele pode ser considerado bom.
Mas a frustração no motorhome da Toro Rosso deve ser grande. O time italiano criou expectativas após o bom desempenho nos treinos livres e no quali. Na corrida, abandonou com os dois carros e viu a Force India, com o bom desempenho de Adrian Sutil, distanciar-se no campeonato.
Não, o GP da Bélgica não foi uma daquelas corridas magníficas, mas teve emoção, ultrapassagens, suspense. A vitória de Vettel foi comprada ainda no safety car, quando o alemão parou pela segunda vez e conseguiu a vantagem necessária para levar a vitória.
Mas Vettel não é vitorioso pela estratégia. Ele ganhou, porque cada um de seus passos foram medidos como se tivesse uma régua. Ultrapassou quando necessário, segurou o ritmo quando era preciso. Mereceu a vitória.

O “problema” de Massa

Felipe Massa não teve erros de pit stop. Ele também não ouviu ordens de equipe pelo rádio. Por isso, parece difícil de explicar como ele – partindo do quarto lugar e fazendo uma boa largada – pode ter acabado o GP da Bélgica em oitavo.
Mas o problema é bem simples: o brasileiro ainda carece de ritmo de corrida. O bom desempenho dele ontem, evaporou hoje. No início da prova, Massa acabou preso na inabilidade de ultrapassar Nico Rosberg. Perdeu tempo e, mesmo mais tarde, estava lento demais para brigar com os carros da frente.
O pneu furado ao final da corrida foi apenas um detalhe. O problema de Massa na Bélgica foi a incapacidade de conseguir manter um bom ritmo durante todas as voltas de uma corrida.

Hamilton – Kobayashi

Esse não era o fim de semana de Lewis Hamilton. Depois de se envolver em um incidente com Maldonado na classificação, o piloto da McLaren abandonou a corrida após ser atingido por trás pela Sauber de Kamui Kobayashi.
Os comissários, que tinham a presença de Nigel Mansell nesse fim de semana, consideraram ter sido “acidente de corrida”. Na BBC, Martin Whitmarsh culpou o japonês. O chefe da McLaren acredita que Kobayashi, por estar vindo de trás, deveria ter visto que bateria no carro de Lewis e segurado.
Porém, Eddie Jordan saiu em defesa do piloto da Sauber. Para o comentarista da BBC, Kobayashi não teria como adivinhar que Hamilton viraria para a esquerda, o que ocasionou o toque.
De fato, se Kobayashi tivesse feito algo diferente, ele claramente precisaria ter ido fora da pista:

Os demais

Um dos destaques no início do GP da Bélgica era Nico Rosberg. O piloto chegou a colocar a Mercedes na liderança durante três voltas. Mas o carro não era rápido o suficiente e, no fim, acabou ultrapassado por Schumacher, depois de ouvir da equipe que precisaria economizar combustível na parte final da corrida.
Fernando Alonso também largou bem e se encaminhava para brigar pela vitória, mas o desempenho da Ferrari caiu muito no estágio final da corrida, com os pneus médios.
No pelotão intermediário, Pastor Maldonado merece os parabéns. Largou do 21° lugar após ser punido pelo incidente com Hamilton e chegou à zona de pontuação com direito a ultrapassagem sobre o companheiro de equipe, Rubens Barrichello. É o primeiro ponto da carreira do venezuelano.

O campeonato

A vitória deixa Vettel com o bicampeonato cada vez mais próximo. O alemão possui 92 pontos de vantagem sobre Webber e 102 para Alonso. Mesmo o campeonato de construtores, parece estar se encaminhando para os mãos da Red Bull, que aumentou a diferença para 131 pontos.
A disputa mais emocionante dessa reta final por conta do vice-campeonato. O crescimento de Webber na reta final o torna favorito, mas a briga está muito acirrada entre o australiano, Alonso, Hamilton e Button – que ultrapassou o companheiro de equipe na tabela com o pódio na Bélgica.