Blog

Blog

14 de out. de 2011

12 Mestres do nosso idioma, de domínio público

O primeiro passo para quem deseja escrever bem é ler com avidez. A leitura nos torna íntimos da língua, nos revela o imenso potencial do idioma. Ler, portanto, é vital. Então, que tal aprender com os grandes mestres da Língua Portuguesa?
É fácil, já que muitos deles são de domínio público e podem der lidos gratuitamente ( e legalmente ) na internet.
Leia e aprenda, mas nunca abdique do direito de pensar por si mesmo.



lingua-portuguesa

1 – Luís de Camões


Simplesmente o maior poeta da nossa língua. A obra capital do lusitano é Os Lusíadas, onde ele narra os feitos dos portugueses em suas guerras e descobertas marítimas, mas a obra lírica do poeta é igualmente majestosa. 

Camões na Biblioteca Nacional de Portugal

Os Lusíadas em Audiobook
Os Lusíadas em pdf.

Sonetos de Camões
Camões na Wikipédia


2 – Antônio Vieira


O mestre da nossa literatura barroca, chamado por Fernando Pessoa de Imperador da Língua Portuguesa. O padre Antônio Vieira escreveu cartas e sermões que são leitura obrigatória para quem deseja conhecer toda a riqueza e energia do nosso idioma.

Sermões de Antônio Vieira na Brasiliana
Cartas do padre Antônio Vieira na Brasiliana
Cartas do Brasil
História do Futuro
Vieira na Wikipédia


conferencia-lingua-portuguesa


3 – Tomás Antônio Gonzaga


Tomás Antônio Gonzaga, inconfidente companheiro de Tiradentes, teve destino melhor que o alferes brasileiro. Enquanto que, nosso herói nacional servia de bode expiatório para acalmar a fúria da coroa portuguesa, Gonzaga era deportado para Moçambique, onde pode concluir e editar Marília de Dirceu, clássico do nosso arcadismo e um dos poemas mais editados da Língua Portuguesa.

Marília de Dirceu para download


4 – Antônio Gonçalves Dias


Poeta romântico, autor de célebres poemas brasileiros como a Canção do Exílio, Seus Olhos e I-Juca Pirama, o maranhense Gonçalves Dias manejava com maestria o nosso idioma, além de ser um profundo conhecedor das línguas indígenas.

A obra de Gonçalves Dias na Brasiliana
Dicionário da Língua Tupi


5 – Camilo Castelo Branco


Camilo Castelo Branco é um dos escritores mais prolíferos e marcantes da Língua Portuguesa. Não há gênero literário no qual o lisboeta não tenha algo escrito. Vivendo exclusivamente da pena, Camilo Castelo Branco escrevia num ritmo alucinante, muitas vezes submetendo-se às exigências do público, mesmo assim, o escritor é dono de uma obra original.

Camilo Castelo Branco no Projeto Gutemberg
Biografia do escritor


6 – José de Alencar


José de Alencar é o mestre da imaginação. Dos seus livros saltam heróis, vilões, mocinhas em perigo, mulheres determinadas, todos eles envolvidos nas mais improváveis aventuras.

A obra completa de José de Alencar na Brasiliana


7 – Machado de Assis


José Maria Machado de Assis, o maior escritor brasileiro de todos os tempos, autor de Dom Casmurro, obra prima do romance nacional, contista perfeito e tudo isso à sua disposição gratuitamente, vai perder?

Obra completa
Machado de Assis – Um mestre da periferia ( Vídeo )
Contos completos de Machado de Assis

Machado de Assis na Brasiliana
Machado de Assis – O mestre multimídia
Machado de Assis em audiobooks


capitu


8 – Eça de Queirós


Eça de Queirós, na opinião de muitos críticos é o maior romancista da Língua Portuguesa. Retrata em sua obra toda a hipocrisia e o atraso da sociedade portuguesa da sua época. Eça também é o autor de uma das melhores traduções do nosso idioma, As Minas de Salomão, do inglês Henry Rider Haggard.


Eça de Queirós na Biblioteca Nacional de Portugal
Eça de Queirós no Projeto Gutemberg
As Minas de Salomão


9 – Rui Barbosa


Você pode não acreditar, mas no tempo do Império e nas primeiras décadas da República, era preciso dominar o idioma para se ingressar na vida pública. Rui Barbosa, da tribuna, encantava toda uma geração de brasileiros com sua linguagem castiça, porém vibrante, enérgica e comunicativa.

Obras Completas
Textos de Rui Barbosa
Rui Barbosa – Um brasileiro legal


10 – Euclides da Cunha


Quer entender o Brasil? Então, Os Sertões será uma leitura obrigatória. A obra maior de Euclides da Cunha é uma epopeia sertaneja, seguramente um dos maiores livros da Língua Portuguesa.

Euclides da Cunha no Domínio Público
A trágica morte do escritor
Os Sertões no TV Cultura


os_sertões


11 – Cruz e Souza


João da Cruz e Souza, maior poeta do nosso simbolismo. Ignorado pela crítica em vida, sua obra só foi plenamente reconhecida pela posteridade.
Repletos de musicalidade, os poemas do catarinense refletem toda a angústia, solidão e dor de uma alma reprimida pelos preconceitos da época.

Cruz e Souza na Brasiliana
Biografia



12 – Fernando Pessoa


Um dos pilares da poesia portuguesa, Fernando Pessoa foi obcecado em explorar todos os recursos da língua. Patrimônio cultural de todos os falantes da Língua Portuguesa, Fernando Pessoa é um tesouro inestimável para quem deseja se aprofundar na beleza e nos mistérios do idioma português.

Obra poética
Cartas
Ficções do Interlúdio
Casa Fernando Pessoa


portugês