Blog

Blog

2 de nov. de 2011

Beija-flor abelha, a menor ave do mundo



O beija-flor abelha ou Zunzuncito (Mellisuga helenae) é uma espécie de ave endêmica de Cuba e Isla de la Juventud. Com uma massa de aproximadamente 1,8 gramas e um comprimento de 5 centímetros, é a menor ave do mundo.O macho é menor do que a fêmea. O macho é verde na parte superior do corpo e esbranquiçada na parte inferior com as penas da cauda da cor branca. Em comparação com os outros beija-flores pequenos, que muitas vezes têm uma aparência delgada, o beija-flor abelha possui uma forma mais arredondada e robusta.

A fêmea do beija-flor abelha é verde azulado com um ventre cinza pálido. A fêmea põe apenas dois ovos por vez. Ele não é maior que um grande inseto e, como seu nome sugere, é pouco maior que uma abelha. Como todos os beija-flores, ele é rápido e forte. Ele também pode passar de um local para outro como um helicóptero. O beija-flor abelha bate suas asas cerca de 80 vezes por segundo — tão rápido que as asas parecem como um borrão para olhos humanos.
As cores brilhantes, iridescentes das penas do beija-flor abelha fazem o pássaro parecer uma pequena jóia. A iridescência nem sempre é perceptível, depende do ângulo em que uma pessoa olha para a ave. O beija-flor abelha alimenta-se principalmente de néctar e ocasionalmente um inseto ou Aranha, movendo sua língua rapidamente dentro e fora de sua boca. Quando voa de flor em flor, ele transfere o pólen. Dessa forma, ele desempenha um papel importante na reprodução vegetal. No espaço de um dia o beija-flor abelha pode visitar 1.500 flores.



Fonte: http://www.arkive.org