Blog

Blog

28 de nov. de 2011

Freira chilena acusada de pedofilia diz que só era carinhosa com noviças


Freira chilena acusada de pedofiliaA freira e diretora chilena acusada de abusos contra noviças e alunas negou as acusações e disse que "só praticou gestos de carinho" em suas supostas vítimas.

Madre Paula, que comandou por mais de duas décadas o colégio das Freiras Ursulinas e também o mosteiro dessa ordem, no Chile, disse ao jornal chileno El Mercurio que nunca abusou de ninguém.

Atualmente, a freira, que se chama Isabel Lagos Droguett, mora num convento na Alemanha.

- Tive gestos de carinho, sem dúvida, mas nenhum que pudesse ser interpretado de outra maneira.

A freira afirmou que soube das denúncias pela imprensa, em março. Na audiência desta semana, a defesa da religiosa sustentou que "beijos entre adultos não são abusos", em alusão a uma das denúncias, apresentada em outubro de 2009 por Macarena Vicuña Vergara, uma ex-noviça das Ursulinas.

- A superiora abusou de mim, me tocou, despertou meu corpo, me iniciou em campos desconhecidos, me fez levar uma vida dupla entre 1988 e 1991 ou 1992.

A ex-noviça é uma professora de 46 anos. Na entrevista, Madre Paula diz que é normal que nos conventos freiras e noviças durmam no mesmo cômodo, "como em qualquer família", mas assegurou que nunca dormiu com ninguém na mesma cama, como afirma Macarena.

- Transformar isso numa questão de conteúdo sexual me parece uma maldade.

"Copyright Efe - Todos os direitos de reprodução e representação são reservados para a Agência Efe."

Com informações do R7 / http://www.geledes.org.br