Blog

Blog

11 de nov. de 2011

Itu: uma cidade onde tudo é grande.


Itu é uma cidade do interior paulista que tem sua população formada principalmente por descendentes de imigrantes portugueses, italianos, japoneses, além de migrantes de outras regiões do Brasil, em especial do Nordeste, além da forte presença de migrantes do estado do Paraná. Cidade famosa por tudo lá ser de tamanho exagerado, fama inaugurada pelo comediante Francisco Flaviano de Almeida, o famoso Simplício, que na Rede Globo, em 1967, começou a fazer o personagem que divulgava Itu como “a cidade onde tudo é grande” –, e o que começou como piada, acabou virando marca da cidade, tornando Simplício muito querido entre seus conterrâneos.
Eu não sei se essa fama se justifica, mas de passagem na região, conheci alguns filhotes de animais das redondezas:
cachorro de Itu Itu: uma cidade onde tudo é grande.
Esse cachorrinho, apesar do tamanho, é muito manso. O único problema é que a cada refeição, come quatro sacos de sessenta quilos de ração.
coelho de Itu Itu: uma cidade onde tudo é grande.
Esse coelhinho também é muito simpático, mas segundo o dono, já teve que vender duas fazendas para comprar cenouras.
arraia de itu Itu: uma cidade onde tudo é grande.
Apesar da cidade de Itu não estar localizada no litoral paulista, vi essa arraia à venda numa peixaria. Segundo o proprietário do estabelecimento, existem evidências que ela tenha sido a responsável pelo naufrágio do Titanic.
caracol de Itu Itu: uma cidade onde tudo é grande.
Todos sabem que caracóis são muito lentos, mas esse passou por mim na saída da cidade numa velocidade superior a 230 km/h. Chupa, Rubinho.
leao marinho de Itu Itu: uma cidade onde tudo é grande.
Esta pequena foca (você pode até pensar que é um leão-marinho, mas não é) foi capturada e levada para um parque aquático em Itu para evitar a extinção das sardinhas no litoral paulista.
vaca de Itu Itu: uma cidade onde tudo é grande.
A vaca da foto acima atualmente está produzindo uma média de quatro caminhões-pipa de leite por dia.
peixe de Itu Itu: uma cidade onde tudo é grande.
Foi difícil pescar essa piaba, pois as minhocas usadas na pescaria não chamavam sua atenção. Isso, até que alguém lembrou de colocar uma jiboia de quatro metros no anzol.