Blog

Blog

13 de nov. de 2011

Os 10 mitos mais populares da medicina


Quando se trata de saúde e doença, as pessoas já ouviram falar de tudo; consequentemente, devem acreditar em muitas coisas que não são verdade. Eis aqui uma lista de mitos médicos que não passam de balela. Confira e surpreenda-se:
10) LENTE DE CONTATO DESAPARECIDA
A maioria de nós provavelmente já conheceu pelo menos uma ou duas pessoas que dizem andar por aí com uma lente de contato permanentemente presa atrás de seus olhos. Aqui está a boa notícia para aqueles que vocês pensam estar sofrendo deste desagradável efeito colateral do uso da lente de contato: é impossível que ela fique presa atrás de seu olho. Não há nem cavidade por trás do olho para onde ela possa ir. Então, se você acha que perdeu sua lente, os locais com maior probabilidade de encontrá-la são em sua pálpebra, embolada, ou no chão do banheiro onde você tentou removê-la em um dia que tinha bebido demais.
9) ABSORVENTES INTERNOS DESAPARECIDOS


Esta é para as mulheres (e talvez alguns homens). É bastante comum mulheres visitarem a sala de emergência porque não conseguem encontrar seus tampões. Em quase todos os casos, o médico investiga e não encontra nada dentro da vagina. A razão para isso? Não há nenhum lugar para ele ir. As paredes da vagina são fechadas até que alguma coisa seja colocada entre elas (no caso de um tampão). A parte superior do espaço potencial criado na vagina para um objeto é o colo do útero. Se não consegue encontrar seu absorvente, provavelmente é porque você esqueceu que já o removeu.
8 ) VACINA PRA GRIPE
Rumores dizem que você pode pegar a gripe a partir de uma vacina contra a gripe. Bem, o boato que se dane, você não pode. Vacinas contra a gripe são feitas de vírus desativados ou mortos. Apesar de o vírus não estar vivo, seu corpo ainda é capaz de reconhecê-lo e pode criar anticorpos para lhe proteger contra ele. Dito isto, recentemente houve um caso de enormes quantidades de vacina da gripe suína voltando para o laboratório porque se esqueceram de desativar o vírus. Oops.
7) INJETAR SUBSTÂNCIAS NO CORAÇÃO
“Pulp Fiction” é um filme brilhante, mas infelizmente perpetua um mito: de que você pode dar uma injeção em uma pessoa diretamente no coração, a fim de fornecê-la medicamentos o mais rapidamente possível. No caso do filme é uma injeção de adrenalina após uma overdose de drogas. Infelizmente, é inteiramente mítica. Os médicos nunca, jamais, injetam substâncias diretamente no coração. A adrenalina é injetada em caso de ataque cardíaco, mas ela é entregue diretamente na veia. Além disso, a adrenalina não é usada para tratar overdose de heroína, e sim Narcan. O mais próximo do seu coração que os médicos podem colocar uma agulha é quando eles inserem um saco para remover o excesso de líquidos.
6) SONO EM PESSOAS IDOSAS
O mito é assim: quanto mais velho você é, de menos sono você precisa. Mas é apenas isso: um mito. De fato, a taxa de sono necessária é relativamente constante ao longo de nossa vida adulta, mas uma vez que temos cerca de sessenta e cinco anos nós precisamos dormir um pouco mais. A razão mais provável para este mito é de que os idosos possam ter mais dificuldade para dormir e isso reduz a quantidade de tempo que passam dormindo. Mas é a incapacidade de dormir que é o problema aqui – e não a falta de necessidade.
5) ESPINHAS POR COMER CHOCOLATE

Muitas são as crianças que se assustam com as advertências contra comer muito chocolate ou alimentos gordurosos: “Você vai ter acne!”. Na verdade, foram feitos muitos estudos científicos que mostram uma probabilidade extremamente baixa da acne ser causada por qualquer uma destas coisas. Um desses testes com dois grupos, um de controle sem chocolate, e outro grupo que comeu chocolate dez vezes mais que o habitual, descobriu que nenhuma mudança ocorreu em ambos os grupos. Mas não se esqueça: com ou sem acne, comer muito chocolate vai te deixar gordo.
4) ATAQUE DE ESPIRRO
Este é um mito que pelo menos tem alguma base em observações reais. A crença de que o coração pára quando se espirra é falsa – totalmente falsa, mas a razão por que esse mito surgiu é que, em alguns casos, um espirro pode fazer com o que coração bata um pouco irregularmente. Isto é apenas devido a uma mudança de pressão no peito.
3) CHUPAR UMA FERIDA
Aposto que todos que lerem esta lista vão se lembrar de, pelo menos uma vez na vida, ter cortado o dedo e o enfiado diretamente em sua boca. Isso é péssimo, pessoas. A boca está cheia de bactérias, não é um ambiente limpo de maneira alguma. Colocar um dedo em sua boca após cortá-lo é um convite aberto à infecção. De onde surgiu esse comportamento estranho eu não sei, mas espero que todos se lembrem dessa informação quando cortarem o dedo novamente.
2) ENTRAR EM COMA DEPOIS DE UMA CONCUSSÃO
Para este mito novamente podemos culpar um filme. Adormecer depois de ter uma concussão não põe nossas vidas em risco (na maioria dos casos), e você não precisa dar tapas na cara de seus filhos várias vezes para mantê-los acordados se eles baterem a cabeça (a não ser que tenham sido desobedientes). Concussão quase nunca leva a um coma. Mas lembre-se: se você ou alguém que você conhece bater gravemente a cabeça, vá ao médico para ter certeza de que está tudo ok.
1) ÚLCERAS CONTAGIOSAS


Úlceras na boca não são contagiosas, ao contrário do que muitas pessoas erroneamente pensam. Até agora, a causa de úlceras na boca não é totalmente certa – mas os vírus e as bactérias foram descartados. O mais provável é que ela seja causada por distúrbios no sistema imunológico. Mas outras doenças na boca, como o sapinho e a herpes, são transmissíveis, então tome cuidado!