Blog

Blog

14 de nov. de 2011

Saiu a lista - Os melhores filmes de todos os tempos



        Finalmente saiu a lista dos melhores filmes de todos os tempos. Há meses estou tentando puxar na minha memória os melhores filmes que eu já vi, mas finalmente aí está. Filme: Melhor e pior sempre se tratarão de opinião, por isso nunca será unânime. Baseando-me na minha extensa lista de filmes assistidos, resolvi fazer uma lista do Top 20, separados por categoria. Não está na ordem crescente ou decrescente, apenas está o melhor em cada categoria, como se fosse um Oscar de tudo que eu já vi (e estou me lembrando, pois sei que existem outros muito melhores que eu não vi ou não me lembro agora). Disponibilizo também o link para download grátis, caso queiram baixar e conferir. Dublado ou legendado? A maioria dublado. Por que? Clique aqui e saberá. Assistam e comentem bastante.

Ouça a melhor trilha sonora enquanto lê o artigo!


E o vento levou 

(O melhor dos melhores)



       Clássico dos clássicos, o cume do top relata a apaixonante e tortuosa história de Scarlett O’Hara e suas provações durante a Guerra Civil americana, seu pseudo amor não correspondido por Ashiley, sua dissimilação para conseguir o que queria e sua força para sair das mais devastadoras situações. Vencedor de 10 Oscar (só não ganhou mais por que ainda não existiam algumas categorias) e uma das maiores bilheterias de todos os tempos.


Cidade de Deus 

(Melhor Nacional)


       Muitas pessoas podem discordar, mas Cidade de Deus marcou época. Retrata justamente, a grosso modo, a cara da cultura do cinema nacional da época: violência, drogas e sexo. Mas tudo isso numa história de tirar o fôlego.


Titanic 

(Mais assistido – depois de “E o vento levou”)


       Quem nunca assistiu Titanic mais de pelo menos 3 vezes? Atire a primeira pedra. Que eu me lembre, devo tê-lo assistido umas 12 vezes e cada vez que o assisto percebo cada vez mais a riqueza de detalhes, a apaixonante história e o drama arrebatador.


A Múmia 

(Melhor Terror)


       É uma história arrepiante. Entretanto não é uma história apenas de terror. Tem comédia, romance, suspense, ação e muitos efeitos especiais: tudo junto e misturado. O clima da década de 30 dá um charme a mais ao filme. O belo trabalho resultou num dos maiores filmes de terror de todos os tempos.

Memórias de uma gueixa 

(Melhor Adaptação Literária)


       Um filme maravilhoso! Um filme que retrata com linda poesia a vida das gueixas, um amor que ultrapassa os anos. A fotografia edireção de arte do filme são simplesmente sensacionais, além é claro da fantástica trilha sonora do mestre John Williams. Mas os grandes destaques do filme são mesmo as atuações magníficas da pequena e linda Suzuka Ohgo, além é claro de Gong Li e a exuberante e super talentosa Zhang Ziyi. Não podemos deixar de comentar também a direção precisa de Rob Marshall (Chicago, Nine). Um filme lindo, emocionante e que precisa ser visto por todos! Uma aula de como se fazer cinema!

Cantando na chuva 

(Melhor Musical)



       Comédia, romance, grandes números musicais. O melhor musical que eu já assisti na vida! Roteiro, diálogos, atores: tudo impecável. E as cores então? Tão vibrantes e nítidas... É a maravilha da Technicolor. Um filme cheio de esplendor e com certeza um dos maiores clássicos do cinema.

A ponte de Waterloo 

(Melhor Romance)


       A triste história de Myra, uma grande bailarina que larga tudo para se entregar a um verdadeiro amor. Ele vai pra guerra e a deixa esperando, quando por engano, ela recebe a notícia de que ele morreu. Desolada, ela cai no mundo da prostituição, quando ele volta de repente, vivo e mais apaixonado que nunca. Então ela fica num beco sem saída, pois ainda o ama loucamente. O final surpreendente da história, só assistindo o filme...


O encontro perfeito 

(Melhor evangélico)


       Escolhi este filme não pela qualidade técnica ou por enredo emocionante, pois existem outros muito melhores como a filha do pastor, inferno em chamas, etc. O escolhi por causa da reflexão que ele nos leva a fazer. Ele nos faz rever nossos conceitos e fortalece nossa fé. Uma advogada muito bem sucedida na vida que enfrenta um verdadeiro desafio quando o assunto é família. Certo dia um convite misterioso é deixado em seu escritório com a seguinte mensagem: “Você está convidada para um jantar com Jesus Cristo”.

O mágico de Oz 

(Melhor filme infanto-juvenil)


      Espetacular! As cores são um caso à parte. A trilha sonora? Leva às alturas Se encaixaria em melhor fantasia (o que sem dúvida é), mas se identifica mais como um filme familiar. O melhor filme familiar de todos os tempos!

Avatar 

(Melhor em 3D)


        A história pode ser até um pouco clichezinha, mas valeu a intenção. Além de ser um filme que pode nos levar a pensar sobre conservação do nosso planeta, também explicita o egoísmo do capitalismo, que só pensa em lucro e nada mais. Magníficos efeitos visuais em 3D, fotografia e direção magníficos. Simplesmente o melhor na nova tecnologia.

Olga 

(Melhor Drama)



       Apesar de ser levemente novelístico, é maravilhoso. Emocionante e surpreendente. Você irá chorar oceanos se gostar de filmes desse gênero. Se não gostar, vai se emocionar com a história de Olga, uma grande revolucionária que lutou contra a desigualdade entre os povos e à sua maneira conseguiu vencer.

Laranja mecânica 

(Melhor Thriller Psicológico)


       Violento, bombástico, arrebatador, sonoro, dançante e aterrorizador. Mostra que psicopatas não tem cura.

Harry Pother 

(Melhor Fantasia)


(obs: eu era criança quando assisti, e não cresci acompanhando a série)

       Apesar de ser altamente demoníaco (desculpem os fãs) eu gostei muuuuito de Harry Potter quando li o primeiro livro. Quando lançou o filme então eu quase tive um troço. Só que aí virou modinha, então eu parei de acompanhar (não sei por que, mas parece que eu travo quando alguém é fanático com alguma coisa perto de mim). É bem verdade que os efeitos especiais deste primeiro filme ficaram levemente amadores, mas os outros filmes da saga estão muito melhor. Por este motivo, melhor Fantasia vai para Harry Potter.

O grito 

(Melhor Suspense)


       Apavorante. Cada segundo um suspiro mais fundo. Não sabia se qualificava como terror ou suspense, então resolvi postá-lo aqui.


O guarda-costas 

(Melhor com cantora no papel principal)


       Mostra o esplendoroso potencial vocal de Whitney Houston (na época). Quem a vê hoje custa a acreditar que já foi tão maravilhosa quanto no filme. Já assisti outros filmes com cantoras e cantores no papel principal, mas este sem dúvida foi o melhor.

      Ele achava que tinha tudo sob controle até perceber que estava começando a se apaixonar por quem deveria proteger...

Jogos Mortais 

(Melhor Série)


       Eu sei que muitas pessoas podem me criticar por eu ter colocado jogos mortais como a melhor série, mas gosto é gosto. A ideia central de John é magnífica (não vão pensar que sou um psicopata não, hein gente): Ele ensina as pessoas a darem valor à vida. De uma maneira macabra e doentia é verdade, mas nada na vida é de graça. Surpreendente, diferente e acima de tudo: um serial killer que nunca matou ninguém.

O auto da compadecida 

(Melhor Comédia)


      Não o escolhi por ser nacional, mas por ser um filme de qualidade e que me fez rir muito. Assisti milhares de vezes e sempre gosto de tornar a ver. É comparável a grandes obras hollywoodianas. Os atores dão um show, o fotografia e direção são 10. Ele pode pecar um pouco na caracterização do céu e no sotaque de Jesus, mas afinal nada é perfeito.

Todo mundo em pânico 

(Melhor Besteirol)


      O mais chulo de todos os filmes, por isso o que mais me fez rir. Toda a série é tão tosca, mas tão tosca que me leva à gargalhadas (logo eu, um cara tão intelectual...).


A era do Gelo 

(Melhor Animação)


      Muito engraçado e divertido. Ideal para todos os tipos de idade. Não ensina violência para as crianças além do que é muito didático, pois fala dos costumes humanos, da extinção dos animais e da história de uma maneira geral. A história é inteligente e animada. Recomendo.


Cinema, Aspirinas e Urubus 

(Melhor Direção)


      Johann e seu recém amigo Ranulpho (encontrado nas estradas) viajam pelo nordeste brasileiro vendendo aspirinas. Juntos nessa aventura eles descobrem o que realmente querem da vida: Ranulpho quer um emprego e Johann quer fugir da guerra. É um filme extremamente simples, porém muito emocionante e de direção extraordinária.


Império do Sol 

(Melhor filme de Guerra)


      Eu na sabia que Steven Spielberg dirigia filmes assim, pensava que era só dinossauros. Mas este filme me surpreendeu: amadureci e aprendi a ser mais humilde com ele. Jim Graham (Christian Bale) é um garoto de 11 anos de uma família inglesa que vive no Oriente. Jim tem um padrão de vida alto, mas de repente é separado de seus pais em virtude da China ser invadida pelo Japão. Isto o força a se defender e o obriga a crescer, tornando-se então um sobrevivente em um campo de concentração com rígidas regras. Um filme para se assistir várias vezes, buscando lições em rodapés supostamente despretensiosos. Contrariando o conselho do médico do campo de prisioneiros: "Jim, tente não pensar tanto!" Definitivamente, um filme para se assistir e pensar constantemente.


B13 – 13º Distrito 

(Melhor Ação)


     Eu devo confessar que não gosto muito de filmes de ação, especialmente aqueles chineses em que uma pessoa só, luta contra 50 armados, não leva um tiro e consegue vencer todos, só na base da pancadaria. Porém quando vi B 13, só pela fotografia percebi que era um filme diferente. Como ouvir falar bem assiti e gostei muito. Não apenas da ação, mas de todo o contexto futurístico, da perspectiva social de isolamento dos subúrbios, etc.

Eu, Robô 

(Melhor Ficção Científica)



      Cenas de tirar o fôlego, efeitos bem convincentes, atuação de primeira linha, apesar do roteiro pouco original. A história de ficção (?) mostra um futuro perverso no qual os humanos foram substituídos por robôs na execução de serviços cotidianos. Com uma trama envolvente e um grande apelo filosófico, "Eu, Robô" provoca medo em nós, que a cada dia nos tornamos mais escravos da tecnologia. Will Smith se adaptou perfeitamente ao papel policial tecnofóbico e trabalha bem mesmo sem precisar apelar pra suas dancinhas, rap's ou piadinhas de sitcom.

       Seria muito arbitrário e pretensioso da minha parte considerar essa lista única e verdadeira. Muitas pessoas podem amá-la, outras odiá-la. Outras gostar de alguns e odiar outros. Mas é assim... Somos diferentes? Talvez (clique aqui e saberá). Mas como diz a antiga e batida frase "gosto é igual a nariz, cada um tem o seu"