Blog

Blog

26 de nov. de 2011

Viagem no tempo: os melhores filmes sobre o tema



O homem já realizou sonhos impensáveis para nossos antepassados, como chegar à lua e comprovar que o teletransporte é possível (ainda que hoje ele esteja limitado a partículas minúsculas). Mas o sonho de viajar no tempo continua esperando e estimulando a imaginação de muita gente.
Enquanto a tecnologia não avança o suficente pra sabermos como viviam nossos bisavós (e é triste admitir que talvez não avance mesmo), o cinema continua criando versões ousadas sobre esse tema.
O último filme link externo lançado sobre viagem no tempo é nacional: O Homem do Futuruo estreou há pouco tempo e traz um roteiro que mistura comédia e romance.
Viagem no tempo: os melhores filmes sobre o tema
Antes de conhecer outras opções que também falam do tema e lembrar de verdadeiros clássicos, dê uma olhadinha no trailer:
Agora que demos espaço ao estreante, veja os filmes link externo que já se consagraram ou que pelo menos fizeram sucesso entre o público por falarem sobre viagem no tempo:


A MÁQUINA DO TEMPO (1960)


Inspirado num romance de H. G. Wells, o filme é protagonizado por Rod Taylor. Ele viaja ao futuro e descobre que a Terra virou palco de uma guerra entre espécies. Pra quem se interessar, o filme ganhou outra adaptação para o cinema em 2002, com Guy Pearce e direção de Simon Wells.


UM SÉCULO EM 43 MINUTOS (1979)


No filme, o próprio escritor H. G. Wells é obrigado a usar sua máquina do tempo para ir até o futuro em busca de um criminoso que a utilizou para fugir da polícia no século 19: Jack, o Estripador.


OS BANDIDOS DO TEMPO (1981)

Viagem no tempo: os melhores filmes sobre o tema
Dirigido e interpretado por três integrantes do grupo Monty Python, essa comédia mostra um portal do tempo que é mantido pelo Ser Supremo e vigiado por um grupo de anões, que resolve aproveitar para roubar tesouros de diferentes épocas.


O EXTERMINADOR DO FUTURO (1984)


Durante uma guerra dos homens contra máquinas depois do apocalipse nuclear, um ciborgue viaja ao passado para matar o futuro líder da resistência humana. O filme fez tanto sucesso que teve três continuações (1991, 2003 e 2009), e deu origem a uma série link externo de TV link externo.


DE VOLTA PARA O FUTURO (1985)

Viagem no tempo: os melhores filmes sobre o tema
É, sem grandes concorrências, um dos filmes mais vistos sobre esse tema. Conta a história de um adolescente dos anos 1980 que retorna aos anos 1950 e precisa, em nome da própria existência no futuro, fazer com que seus pais se apaixonem. Teve duas continuações, em 1989 e 1990.
Relembre a história com esse vídeo link externo:



FEITIÇO DO TEMPO (1993)


Outra comédia que também agradou. Um repórter de TV que se vê preso a um pesadelo: ele acorda sempre no mesmo dia, 2 de fevereiro, quando uma pequena cidade norte-americana comemora o feriado do “dia da marmota”, que simboliza o início do último período do inverno no Hemisfério Norte.


EFEITO BORBOLETA (2004)

Conta a história de um jovem que descobre um modo de lidar com as memórias e de transformar o passado. Teve duas continuações, em 2006 e 2009. Abaixo, o trailer do último filme:


STAR TREK (2009)


Dialoga com a saga “Jornada nas Estrelas”, mas tenta rejuvenescê-la. O produtor e diretor J. J. Abrams criou uma viagem no tempo para tornar mais complexa a história sobre a formação da tripulação da espaçonave USS Enterprise.


MEIA-NOITE EM PARIS (2011)

Viagem no tempo: os melhores filmes sobre o tema
Comédia romântica de Woody Allen, que jacrescenta um toque de magia aos passeios por diferentes épocas feitas pelo protagonista, um norte-americano desiludido com os tempos em que vivemos, e saudoso de uma Paris que jamais conheceu.


Fonte: Coluna Sérgio Rizzo | Yahoo! Cinema