Os EgípciosOS EGÍPCIOS utilizavam vários amuletos protetores, tanto em vida quanto em suas múmias. Entre os mais antigos encontra-se o Olho Uedjat que já aparece no Império Antigo (c. 2575 a 2134 a.C.) e é um dos mais comuns em todos os períodos da história egípcia. Ele simbolizava o olho direito do falcão, isto é, de Hórus, o qual foi perdido durante a luta desse deus com seu tio Seth, que o fracionou em 64 partes. Entretanto, diz a lenda, o olho foi restaurado por Thoth. Além do olho propriamente dito, desenhado com traços bem marcados, o amuleto apresenta uma protuberância que reproduz a lágrima que normalmente brilha na face daquela ave de rapina. Podia ser feito de ouro, prata, granito, hematita, cornalina, lápis-lazúli, porcelana, madeira, etc. O que vemos acima, pertencente ao acervo do Museu do Louvre, é de faiança egípcia e mede 10,3 cm de altura por 13 cm de largura. Sua proveniência é desconhecida, mas foi datado como sendo do Período Tardio (c. de 712 a 332 a.C.).
O LIVRO DOS MORTOS,
em seu capítulo CXL, determina que tais amuletos sejam feitos de
lápis-lazúli ou de ametista. A rubrica desse capítulo diz o seguinte:
Palavras a serem recitadas diante de um Uedjat de lápís-lazúli verdadeiro ou de ametista banhada de ouro, diante do qual serão feitas oferendas de todos os tipos de coisas boas e puras quando Rá se mostrar no último dia do segundo mês da estação pert. E farás outro Uedjat de jaspe, que colocarás sobre a parte que quiseres do corpo do homem morto, e quando este capítulo tiver sido recitado diante do barco de Rá, o falecido será transportado de par com esses deuses, e tornar-se-á um deles, e levantar-se-á no mundo inferior. E enquanto este capítulo estiver sendo recitado, e enquanto as oferendas estiverem sendo feitas no tempo em que o Uedjat está cheio, quatro altares serão alumiados para Rá-Tem, quatro para o Uedjat, e quatro para os deuses citados. E sobre cada um deles haverá bolos de pão feitos de farinha fina, cinco bolos brancos, shai, cinco baaq, uma medida de incenso e um quarto assado de carne.A estação pert da qual fala o texto se refere ao período da semeadura e a citação ao "tempo em que o Uedjat está cheio" é uma referência ao solstício de verão, como veremos adiante, ao passo que os 12 altares correspondem aos meses do ano.
HÁ DOIS TIPOS DE uedjats: um que olha
para a esquerda e outro que olha para a direita. Juntos representavam
os dois olhos de Hórus, sendo que um deles era branco e o outro preto,
segundo consta de um texto bem antigo. Também se interpretava o primeiro
como sendo o Sol e o outro a Lua, ou como sendo Rá e Osíris,
respectivamente. De maneira geral, para os egípcios, o amuleto que
representava o Olho Uedjat possuia um poder mágico especial e, por isso,
aparecia no espólio funerário. Reproduzido em todos os tamanhos — nos diz Elisabeth Delange — ele
veio a ser um simples amuleto disposto sobre a múmia, uma jóia pendente
no peito, ou ainda um anel funerário, multiplicado por todos os dedos
das mãos, e até nas várias falanges ao mesmo tempo, como foi o caso da
múmia do jovem rei Tutankhamon (c. 1333 a 1323 a.C.). O anel cuja
foto vemos acima encontra-se atualmente no Museu do Louvre sendo sua
proveniência desconhecida. Mede 1,42 cm de altura e 1,90 cm de largura e
está datado do Império Novo (c. 1550 a 1070 a.C.)
A LENDA DO OLHO SIMBOLIZA O CICLO DA
LUA: Hórus, tendo perdido seu olho na Lua nova, é depois reconstituído
são e inteiro na Lua cheia. Assim, o Olho Uedjat se torna o sinal da
plenitude recuperada, da força, do vigor, da proteção, da segurança, da
integridade física e da boa saúde. Nessas e em coisas semelhantes os
egípcios pensavam ao usar esse amuleto, encarado provavelmente como o
olho branco de Hórus, isto é, o Sol, como nós hoje pensamos em sorte ao
usarmos um pé de coelho no chaveiro. Nos textos religiosos — ensina o egiptólogo Wallis Budge — usa-se
com freqüencia a expressão "meh Uedjat", isto é, o "enchimento do
Uedjat", e depreendemos claramente de inúmeras considerações que ela se
refere ao Sol no solstício de verão; dessa maneira, o amuleto parece
destinado a trazer ao seu portador força e saúde semelhantes às do Sol
na estação do ano em que ele é mais poderoso. No capítulo CLXVII do
Livro dos Mortos, extraído do papiro do escriba Nebseni, vemos essa
associação entre a recuperação do olho pela divindade e a saúde do
usário do amuleto. Ali o falecido recita:
O deus Thoth trouxe o Uedjat e o fez estar em paz depois que ele partiu, ó Rá. A tempestade afligiu-o terrivelmente, mas Thoth fê-lo descansar depois que ele se safou da tempestade. Sou são e ele é são; sou são e ele é são; e Nebseni, o senhor da piedade, é são.CADA UM DOS ELEMENTOS DO OLHO UEDJAT, ou seja, a sobrancelha, a pupila, etc., serviam para formar uma fração do sistema numérico dos egípcios. Todos os pedaços reunidos formavam o Uedjat intacto, o número inteiro, a unidade recuperada e, por efeitos mágicos, o amuleto proporcionava a integridade física e a valentia do corpo. Quando Seth arrancou o olho de Hórus jogou-o para a orla do mundo. Nesse instante o céu noturno mergulhou em trevas. Isso simbolizava a fase da Lua nova, ou seja, a invisibilidade da Lua. O deus Thoth, protetor de Hórus, saiu à procura do olho e encontrou-o nas trevas exteriores, em pedaços. Essa é a fase do quarto crescente lunar. Trouxe-o de volta, juntou as partes novamente e formou a Lua cheia, sinal de que tudo estava bem novamente. De acordo com os textos funerários, Thoth exclamou: Vim à procura do Olho de Hórus,
De fato o símbolo do Uedjat pode ser decomposto em pedaços como se vê na
figura acima. Cada parte do olho representa uma fração que somadas
resultam em 63/64, ou seja, aproximadamente um. Os egípcios acreditaram
que o último pedaço (1/64) era mágico e não podia ser visto. Ao juntar
as partes dispersas do olho, Thoth restabeleceu a ordem no mundo e
proclamou:
Sou o que devolve o Olho Uedjat.COMO EXPLICA RUNDLE CLARK, professor de História Antiga da Universidade de Birmingham, parece claro que o tempo da ausência do olho é a estação do medo e da inércia da vida. Um hino do Império Novo fala da Lua cheia como o tempo das danças. Através de tudo isso percebe-se o temor do homem antigo pelo escuro e o alívio quando a Lua de novo brilha no céu noturno, ou o ritmo do calendário, da estação morta seguida pelo começo de um novo ano, introduzido com carnaval e feriados. E sobre tudo isto, preside o olho.
DOCUMENTÁRIO
Seu objetivo era elevar o nível de consciência do seu povo e salvar a sabedoria informações accu-mulado por milhares de anos. Série baseada em pesquisa pelo egiptólogo e matemático RA Schwaller de Lubicz e as realizações de uma organização fechada sacerdotal, a Escola de Mistérios "O Olho de Horus", que dirigiu o destino do povo egípcio durante milhares de anos. Os livros sacerdotes egípcios planejaram uma maneira de elevar o nível de consciência do seu povo, construída ao longo de milhares de anos, uma série de templos ao longo do Nilo eram usadas como "vida" ou enciclopédias do conhecimento, para transmitir informações adquirida com o funcionamento do universo durante muitas gerações de seu povo. Templos serve também - como pólos foram empurrados para desenvolver a vida de sua civilização. Os antigos sacerdotes estruturado de uma sociedade baseada em dois conceitos fundamentais: A Reencarnação como método divino para evoluir o espírito do homem para adquirir informações sobre o universo ea iluminação como a etapa final deste processo. Para os egípcios, o homem vive um processo evolutivo que leva 700 reencarnações. As experiências destas vidas se tornam um instintivo e ignorante para ser um super-homem, um animal inocente e primitivo em um sábio imortal. Segundo eles, Deus preparou um plano divino baseado na reencarnação, para o homem, a experiência em primeira mão, compreender como o universo funciona. Templos também construíram pirâmides enormes para concentrar a energia no frio concentrado, que levantou a freqüência vibracional da escola mais avançados discípulos mistério. Isso ampliou o alcance da percepção de seus sentidos e permitindo-lhes adquirir novas informações sobre outras dimensões da realidade. Câmeras foram exploração metafísica. Também no dia do equinócio, utilizando toda a energia acumulada na Pirâmide, para promover uma alta começou a vibrar em alta freqüência, até as flores abertas como os átomos, liberando luz contida dentro de seus núcleos. Então, houve uma "luz" discípulo temporária, durante o qual ele poderia viajar através do tempo, consciente ou espaço. As pirâmides egípcias foram construídas em uma área pequena do vasto território de um dos centros da rede neural eletromagnético do planeta. Built-truídas com blocos de pedra feita pelo homem, eram gigantescos cristais que vibram em uníssono com a freqüência de terra. Os blocos de pedra contém quartzo. As moléculas das superfícies de quartzo vibra esfregar, carga elétrica em um fenômeno conhecido hoje como "piezoeléctricos. A energia eletro-estática acumulada e foi utilizada para induzir estados alterados de consciência. |