Blog

Blog

29 de abr. de 2012

Terapia holística - As técnicas


Maguén David - Estrela Macrocósmica que representa a Lei
Ordem Teocrática na Terra
Ordem Mística de Melki-Tsedek
 
Terapia Holística é Magia, é Sagrada, é Xamânica, é Alquimia,
é Sacerdócio da Mãe Natureza de Pachamama, a Mãe Terra.
É a Ordem Teocrática em ação.

Terapia Holística. Profissão auto-regulamentada.

Terapeuta Holístico. Esta é a definição moderna para os 

profissionais de saúde que atuam com uma ou várias 
]
técnicas naturais e não invasivas para a prevenção, 

equilíbrio e recuperação da saúde.

Terapia Holística é o mesmo que Medicina Natural, Medicina Alternativa, Naturopatia, Medicina Integral, Naturologia, Medicina Complementar, etc...
Terapeuta (do grego “therapeuein”, que significa: colocar em harmonia; servir aos deuses), e sua abordagem Holística (holus = totalidade) visa tratar o doente como um todo. O Dicionário Brasileiro da Língua  Portuguesa define “Terapeuta” como “pessoa que exerce a terapêutica; pessoa que conhece bem as indicações terapêuticas. S. M. Pl. Monges judeus, dispersos no Egito, e que provavelmente se filiavam à seita dos essênios”.
A Enciclopédia Barsa assim define “Medicina Holística”: “Doutrina de medicina preventiva e terapêutica que enfatiza a necessidade de avaliar a pessoa como um todo e não apenas um órgão ou função isolada. Promove o uso de uma gama ampla de terapias e práticas saudáveis”.
No Diário Oficial da União, edição nº 142, seção 1, pág. 11259, de 26 de Julho de 1995, encontramos a Resolução nº 7 do Conselho Federal de Terapia Holística, a qual define a profissão do 3º Milênio, como segue: “Terapia é uma proposta de natureza predominantemente preventiva e não invasiva, onde o que se busca é o equilíbrio corpóreo-psíquico-social por meio de estímulos os mais naturais possíveis para que sejam despertos os próprios recursos do cliente, almejando a auto-harmonização pela ampliação da consciência. O terapeuta atua como um catalizador da tendência ao auto-equilíbrio, facilitando-a por meio de diversas técnicas, podendo, inclusive, fazer uso de instrumentos e equipamentos não agressivos, além de produtos cuja comercialização seja livre, bem como orientar seus clientes através de aconselhamento profissional”. (Definição oficial de TERAPIA elaborada pelo SINTE – Sindicato dos Terapeutas e pelo CFT – Conselho Federal de Terapia Holística).
TAO - Representa o Princípio Único - O Todo

Os Terapeutas Holísticos utilizam técnicas milenares (em grande parte Xamânicas), tais como acupuntura, massagem, ervas terapêuticas, cromoterapia, relaxamento, análise de sonhos, astrologia, iridologia, vivências, paranormalidade, artes divinatórias (oráculos), etc., bem como técnicas modernas de visão holística, como bioenergética, calatonia auricular, terapias florais, e outras.
O Tratamento Holístico visa promover o bem-estar, a harmonia e o equilíbrio, de uma forma natural e que abrange todos aspectos da vida humana, seja pela perspectiva emocional, psíquica, física ou espiritual. É complementar, pois pode ser associado a todo tipo de tratamento, seja ele convencional ou não, facilitando a recuperação e promovendo o restabelecimento de forma mais harmoniosa.
A Terapia Holística tem como conceito de cura, acima de tudo a expansão da consciência pelo desenvolvimento das potencialidades físicas, psíquicas, emocionais e espirituais do indivíduo como um todo. Isto se baseia no princípio de que Tudo está no Todo e o Todo está em Tudo.


Estamos integrados ao todo

A pessoa que se submete às práticas de Terapia Holística começa a aguçar sua sensibilidade para percepções de sua vida e a ser estimulada de maneira sutil a mudanças de atitude e de comportamento que levarão à maximização das oportunidades da vida e minimização das condições adversas.
A Terapia Holística, na prática e na teoria, funciona como um processo Iniciático, que conduz o indivíduo no Caminho Sagrado do Conhecimento de si mesmo como um Ser Cósmico integrado consigo mesmo, com a Mãe Natureza, enfim, com o Universo, com o Todo, chegando a compreender quem é realmente, por que está aqui e qual o seu papel na Vida e no Universo.


Eu criei esta presente Página no meu Sítio para postar 

informações resumidas sobre cada uma das técnicas 

utilizadas na Terapia Holística. Para isto vou criar para cada 

técnica uma “sub página”.

A minha intenção não é escrever um tratado e nem dar um curso sobre estas técnicas. Vou apenas definir sucintamente o significado das mesmas e como funcionam. Isto ilustrado com imagens. Somente vou me estender um pouco mais e explicar melhor sobre o assunto da Elementoterapia.