Blog

Blog

19 de mai. de 2012

Conan – A volta da Era Hiboriana na tela grande



Eu só conheço um cara mais fã do Conan do que eu: O meu amigo e ilustrador Celso.
O Celso era mestre em maravilhar a gente com ilustrações fenomenais que mostravam o Conan lutando com monstros e criaturas gosmentas, ora insetos enormes, ora seres peludos provindos dos mais obscuros rincões dos nossos pesadelos. Como muitos jovens da minha geração, eu mergulhei de cabeça nas histórias em quadrinhos do Cimério. Devorava cada nova edição da Espada Selvagem de Conan, e ficava ali, absorto viajando naquelas capas ilustradas com maestria pelo Earl Norem, pelo Boris Valejjo, Frank Frazetta e por tantos outros caras feras. Aos quinze anos, meu sonho dourado era ser ilustrador das capas do Conan.
52605 117830 4 Conan   A volta da Era Hiboriana na tela grande
Me lembro bem de um certo dia em que o professor mandou a gente fazer uma redação de tema livre. Inicialmente, me senti oprimido pela liberdade repentina. Como assim? Livre? Tema livre na escola de padre?
Parecia uma aberração.
Mas o fato é que o tema era mesmo livre e não tardei a ser possuído por um desejo inconfessável de meter a mão na massa e escrever minha própria mini-saga do Bárbaro. Óbvio que não deu tempo de terminar e consegui uma autorização inédita para finalizar meu texto usando o tempo do recreio.
Após cerca de sete folhas de caderno (imagina o impacto que isso teve na turma, formada em sua maioria por folgados e preguiçosos que reclamavam para escrever 15 linhas) eu finalizava minha primeira história do Conan, que após ser atacado por uma besta marinha, naufraga numa ilha misteriosa habitada por seres ancestrais, meio homens-meio macacos, e dominados por um malévolo feiticeiro pré-diluviano…
Fiquei famoso como “o aluno maluco que escrevia redações gigantes sobre a ilha do tesouro”.
Foi uma decepção pra mim. Eu esperava que meu professor percebesse a fidelidade absoluta com os dados da era hiboriana. O Mar Vilayet, a citação aos guerreiros nemédios, os feiticeiros de Zamora… Nada. Não deu em nada. Tudo que eu consegui foi ficar com a pecha de esquisito.
Para as pessoas que até hoje nem fazem a menor ideia de onde venha o Conan, e não entendem exatamente sua importância para com o gênero da fantasia, é importante saber que ele é um personagem criado pelo escritor texano Robert E. Howard em 1932.
Naquela década, o mundo vivia numa grave crise financeira iniciada em 1929, o que muitos especulam, teria contribuído para uma literatura que buscava na fantasia heróica uma saída para a realidade degradante de fome e miséria que assolava os Estados Unidos. O fato é que Conan, o bárbaro, fez sua primeira aparição na revista pulp Weird Tales no conto chamado “The Phoenix on the Sword”.
Howard escreveu mais dezenove histórias e um romance protagonizados pelo personagem. O criador de Conan cometeu suicídio em 1936 e posteriormente a sua morte, outros escritores de renome também criaram histórias do Conan ou reescreveram seus contos, a partir de sinopses e fragmentos originais.
As histórias de Conan ajudaram a definir o formato da fantasia heróica como subgênero da fantasia: A ênfase em um herói que é um poderoso guerreiro, hábil espadachim, de disposição violenta e contrária às hipocrisias e fraquezas da civilização, e que sempre se defrontava com ameaças sobrenaturais sobre as quais sempre prevalecia, fossem elas magos, demônios ou outras criaturas de eras perdidas no tempo.
Conan é uma espécie de ícone permanente no universo de fantasia. Por ser tão antigo e importante, o personagem virou quase como um arquétipo, gerando inúmeros “filhotes” no universo dos quadrinhos, games, RPG, literatura, desenhos animados e também cinema.
No cinema, as mais felizes adaptações das aventuras do Bárbaro foram Conan, O Bárbaro (de 1982) e Conan, O Destruidor (de 1984). Em ambos, Conan foi interpretado pelo Schwarzenegger.
Eu sempre pensei que apenas dois filmes era muito pouco para um personagem e todo um universo ficcional riquíssimo que já faz parte do imaginário coletivo por oito décadas consecutivas. Finalmente, o longo tempo de espera parece ter chegado ao fim…
Estréia no dia 16 de setembro um novo filme do Conan!
conan2011 poster Conan   A volta da Era Hiboriana na tela grande
Meu coração palpita de ansiedade só de imaginar o que as tecnologias avançadas de hoje podem oferecer em termos de Era Hiboriana. Eu tenho que confessar que não quis ver as imagens nem saber dos spoliers do novo filme, porque eu estava morrendo de medo de estragarem a parada. Mas o trailer me fez ficar curioso de ver o filme.
Por Crom!
Dá uma olhada aí no trailer:




Este aqui é pra 18+:

Pelo trailer, dá pra ver que pelo menos os elementos compulsórios estarão no filme: Mulher bonita, bruxos, monstros, combates épicos, luta de espada e selvageria para dar e vender. Esse eu acho que vai valer a pena ver em 3d.
Segundo os sites especializados em filmes, este filme foi adaptado da obra original de Robert E. Howard, o que é um ponto positivo a favor do novo filme.
Parece que ele será fiel à mitologia e à psicologia do Conan e foi dirigido por Marcus Nispel. Eu teria mais medo se o filme tivesse sido dirigido pelo Joel Schumacher (o cara que botou mamilos no Batman!)


Conan 2012 e o Conan dos anos 80
conans Conan   A volta da Era Hiboriana na tela grande
Como eu tenho um montão de amigos nerds, volta e meia esses assuntos surgem. Alguns amigos meus são bem xiítas no que tange alguns heróis “intocáveis”. Um amigo meu que não vou dizer o nome (se me encher o saco eu falo, hein!) aqui, tem o seguinte ponto de vista sobre esses filmes:
Pra ele, desde a morte de Christopher Reeve devia ser proibido se fazer filme do Homem de Aço. E desde que a massa bruta virou pelanca no Arnold, devia ser proibido fazer filme do Conan.
Ora, eu acho que este tipo de pensamento carece de lógica. Se pararmos para pensar, o grande mérito do Conan dos anos 80 foi apresentar o personagem, e o diretor foi mesmo hábil em conseguir um mínimo de atuação do Arnold num tempo que ele era 90% músculos e apenas 10% ator. O cara tirou leite de pedra e em muitas partes ainda está mecânico, cheio de problemas e um tanto canastrão. (Sinto que estou ganhando inimigos dizendo isso) Mas virou cult. E por que virou cult? Porque foi uma boa produção, com o que havia de melhor naquela época, com os recursos limitados de efeitos e cenários. Foi um trabalho respeitável, (o primeiro eu acho muito melhor que o segundo) mas dizer que “sem Arnold não é Conan” é muito reducionismo.
Sem falar no fato óbvio que os filmes dos anos 80 não foram tão fiéis ao personagem. O Conan das antigas parecia meio retardado em alguns momentos. E o Conan verdadeiro, era muito articulado, muito hábil e inteligente. (Tão esperto que até virou rei por méritos próprios)
Nego vai comparar o que? A coreografia de luta? Vai comprar o monstro? Vai comparar a trilha sonora (ok, nesta eu jogo a toalha e admito que dificilmente superarão a trilha de Basil Poledouris) Vão comparar músculos? Porra, o Arnold era mister universo! Se fosse só fazer montanhas de muque, nego não contratava um ator para o papel e sim o Ronnie Coleman!
Enquanto alguns desavisados dirão que o ator Jason Moma não parece com o Conan dos quadrinhos, principalmente a versão imortalizada por John Buscema, eu diria que a primeira vista, me parece bem próximo da versão do Barry Windsor Smith:
Barry Windsor Smith   Conan of Cimmeria 3 Conan   A volta da Era Hiboriana na tela grande
Resumindo meu ponto de vista, penso que não há como saber se um filme é bom sem ser da forma empírica: assistindo.
Fica registrada minha esperança de que este filme talvez abra uma porta para outros filmes do Conan, feitos por diretores diversos. Se na literatura e nos quadrinhos vários artistas contribuíram com a criação deste mundo tão rico e misterioso, por que não no cinema? Aventuras e roteiros legais é o que não falta.
O filme que estreia nesta sexta já veio com algumas promoções. Eu ganhei uns ingressos de cortesia para o filme do Conan e pretendo sortear entre os leitores interessados. Se você quer concorrer, tuíta aí este post aqui e pronto.
Outra dica bem legal é que o site oficial está promovendo um concurso cultural e vai dar ao primeiro lugar uma TV LED 3D de 40’’: www.conanobarbaro.com.br/promocao
O filme também tem perfis lá no twitter e no facebook.
www.twitter.com/Conan_OBarbaro
www.facebook.com/ConanOBarbaro3D