Blog

Blog

24 de mai. de 2012

Um pouco de tudo!... De tudo um pouco!



Princípios da Educação Neo-Humanista



São educados aqueles que aprenderam muito, lembraram muito e fizeram uso de seu conhecimento na vida diária.
Ás suas virtudes eu chamo educação. 
P.R.Sarkar

A filosofia da educação reconhece, sobretudo a importância da aprendizagem do repeito e do amor. Isto se chama Neo-Humanismo. O Neo-Humanismo expande a filosofia implícita no humanismo para abranger com amor toda a criação e compreender a inter-relação de todas as coisas.
As crianças são estimuladas para que aprofundem e estendam sua preocupação não somente para o bem estar dos seres humanos, mas também para de outros seres vivos, por exemplo as plantas e os animais.As crianças veêm o universo como um todo integrado com todos os fenômenos correlacionados e interdependentes.
A educação Neo-Humanista baseia-se em 10 princípios que norteiam todo trabalho:


 1.Despertar a sede pelo conhecimento e o desenvolvimento de toda a personalidade humana:

A Educação Neo-Humanista se baseia na premissa de que as crianças possuem um desejo inato de aprender a desenvolver-se. O objetivo é despertar a sede de conhecimento que se encontra no interior delas. Reconhece que existe em cada criança uma gama enorme de potencialidades e crê que ela pode esforçar-se para alcançar algo de grandioso.
A educação Neo-Humanista facilita o desenvolvimento de todos os níveis da personalidade humana: físico mental e espiritual. Reconhece que cada criança evolui em seu própro rítmo, e procura satisfazer suas necessidades individuais.

2. A educação baseada na ética:

A ética é a essência do desenvolvimento moral da criança.Os valores morais são a base de indivíduo equilibrado e de uma sociedade harmoniosa. O Neo-Humanismo tem 10 conceitos éticos universais que são permanentemente incentivados:
- Não cometer danos;
- Veracidade;
- Não roubar;
- Amor Universal;
- Vida simples;
- Limpeza;
- Coração contente;
- Solidariedade;
- Leitura inspiradora;
- Meditação e auto-aperfeiçoamento

3. O despertar da consciência espiritual:

O pocesso de aprendizagem se enraíza na convicção de que o Universo é um todo integrado, dentro do qual se concebem as coisas. Isto fomenta um profundo sentimento de conecção consigo mesmo,e com os demais.Criando uma mudança de postura de vida mecânica e materialista para a totalidade e interdependência.
A apreciação espiritual significa um compromisso de cuidar toda a criação e de estimulr o desejo inato de saber "quem sou e qual é meu destino".

4. Enfoque integrador da aprendizagem:

Em lugar de dividir o conhecimento em disciplinas acadêmicas separadas, a educação Neo-humanista estimula a multidisciplinariedade. Educação significa muito mais do que acumulação de dados, é a experiência viva do mundo como uma totalidade dinâmica e interrelacionada.

5. Cultivo da estética em todas as disciplinas:

Na educação Neo-humanista a apreciação e a experiência estética se difundem em todos os aspectos da aprendizagem. O currículo inclui a exploração organizada para desenvolver a imaginação criativa. A sutil expressão de beleza na música, arte, literatura e outros eleva a vida humana e nutre uma consciência maior.

6. Valorização da cultura própria e a de outros lugares:

O Neo-humanismo reconhece a importância da cultura na formação da cidadania de uma pessoa .Enfatiza o ensino da língua e as tradições locais, mas também reconhece a beleza e a importância de todas as culturas. As crianças aprendem a valorizar as semelhanças e diversidades culturais.

7. Uma nova consciência do meio ambiente:

A educação ambiental desenvolve as habilidades e valores necessários para a administração responsável dos recuros do nosso planeta. Desta forma ajuda as crianças a desenvolverem uma íntima e viva relação com a rede viva que os rodeia.

8. O educador como exemplo

O papel do educador é de suma importância. Já que o ensino pelo exemplo é primordial, os professores devem personificar as qualidades mais nobres da humanidade. "O professor deve possuir qualidades tais como: força de caráter, retidão, espírito de serviço social, uma personalidade inspiradora, desinteresse e habilidades de liderança". (P.R.Sarkar)

9. O espírito de serviço

A educação Neo-humanista não considera a educação como passaporte ao prestígio, ao previlégio, mas como uma responsabilidade de servir aos demais. A arte, ciência e o conhecimento estão dedicados ao serviço e ao bem estar de todos.

10. Expansão da consciência e sentido de justiça:

A educação Neo-humanista estimula a participação ativa nas mudanças sociais positivas. Os estudantes necessitam desenvolver uma consciência social e um sentido de justiça, para dessa forma discernir as estratégias de manipulação e os sentimentos discriminatórios que causam sofrimento a todos os seres.

Fonte: http://gts.amps.org/portoalegre/escolasnh/princips.htm

Trabalho no íntimo




Trabalho no íntimo
Atua no exterior.
Não julgues,
Ouve apenas.
Não te admires,
Olha apenas.
Ama a todos.


Experiência no exterior
Atua no íntimo.
Não evites,
Procura apenas.
Não repilas,
Suporta apenas,
Até que seja alcançado.


Calma no íntimo,
Amor no exterior.
Não digas,
Sofre apenas.
Não perguntes,
Espera apenas,
Até que seja concedido.
(Rudolf Steiner)

O Ativismo Quântico e a Saúde

O Ativismo Quântico e a Espiritualidade

O Ativismo Quântico na Política e na Mídia

Dia do Trabalha Dor


Image hosted by Photobucket.com


 Tripalium






A origem da palavra trabalho vem da forma latina tripalium, um instrumento de tortura usado na Roma antiga, formado por três estacas de madeira encravadas no chão, onde escravos eram amarrados para o suplício. Não por acaso, as relações de produção que os seres humanos estabelecem entre si visando a subsistência possui esta curiosa denominação.



O sistema molda as crianças na escola para se adequar desde cedo ao ''mercado de trabalho'', mercado este onde todos se vendem, em troca de uma renda injusta enquanto aqueles do topo da pirâmide, riem de seu mais antigo instrumento de tortura e seus torturados. E a sociedade vive, como zumbis pensando serem livres porque podem ir aos supermercados comprar seus alimentos transgênicos, envenenados, congelados, químicos, artificiais...pensam ser livres pois podem escolher dentre inúmeras religiões que cada vez mais domesticam os humanos em suas crenças e preconceitos, podando qualquer atitude e vontade de se libertar deste programa mental.

Todos pensam serem livres porque podem consumir drogas, cigarros e álcool em qualquer lugar...pensam ser livres pois acham que tem liberdade de expressão repetindo o que leram em livros, repetindo o mecanismo que lhes foi imposto por seus educadores, seu círculo social, seus ídolos da rede de Tvlesão. Só porque podem viajar através das fronteiras entre países criadas por interesses políticos de domínio, acham que pagar é justo?! para circular dentro de seu próprio planeta...

Acham que são livres e que a democracia existe, claro todos são obrigados a votar então isto garante a falsa liberdade de escolha...existem muitas pessoas com intenções de mudanças de paradigmas sociais, muitas pessoas idealistas, muitas pessoas que já são a mudança que querem ver no mundo, então, porque isso não se alastra? porque a política corrupta não muda com tantas pessoas boas votando conscientemente?  não muda porque os que estão no topo da pirâmide social, são os que verdadeiramente movem as peças deste enorme xadrez, onde nós somos apenas peças manipuladas e principalmente pela mídia. 
Não existe poder do voto público, nunca existiu e a estratégia deste jogo foi exatamente tornar o voto obrigatório para não causar desconfianças...claro, enquanto todos estão distraídos com suas preocupações familiares, do trabalho, seu INSS, suas migalhas, sua religião e com o que seus guias dizem, o que seu pastor diz, com o que seu papa fala, com o que a fofoca alheia fala a seu respeito, quem vai se importar em questionar este sistema? quem não vai aceitar ser torturado?



Dias atrás alguns amigos  ficaram decepcionados com a atitude da presidenta noiva do chucky dilma, assinar a mudança do novo código florestal...são pessoas boas, que acreditam que podem mudar os propósitos maquiavélicos da máfia política...mas eles não aceitam ainda a idéia de que não importa o que fizerem, é a máfia (negativos predadores universais) quem escolhe quais leis funcionam de verdade coletivamente (por enquanto...) não só neste país mas em qualquer canto do planeta, não importa os motins que o povo cause, protestos e etc., será eleito o fantoche político que a máfia escolhe.




E se você perde 70% do seu tempo trabalhando para manter seu carro do ano chipado, controlado, para viajar nos feriados para lugares sempre lotados onde você fica 10 horas no trânsito e acha que está se divertindo pois, você tem carne para fazer seu churrasquinho de boi contaminado com soja transgênica, para manter sua tv de plasma onde você não perde um jogo de futebol etc., o que você entende de liberdade?



Um dos princípios da permacultura é ''trabalhar menos e viver mais''... não precisamos de muito para VIVER, o que é totalmente o contrário deste sistema capitalista onde você acha que precisa de muito para SOBREVIVER.

A intenção do post é abordar o ponto da questão que é, o que você está fazendo por sua liberdade, sua vida? você tenta desenvolver suas potencialidades fazendo o que você gosta e não as profissões que este sistema te impõe? você vive no prazer de fazer o que você tem vontade ou se sente obrigado a ter uma vida de sobrevivência no famoso ''empurrando com a barriga?''

Pensamos o que nosso circulo social pensa, falamos o que a sociedade e a religião prega como ''certo'', ''correto'', obediente a um ''senhor''?! enquanto sua vida passa e você gira em torno de um espiral energético coletivo, segue o bando, segue a moda, segue os ditos, segue os outros, e você? Qual o verdadeiro esforço físico, mental e espiritual para ser você mesmo? se individualizar? expor ao mundo sua essência única? não mais descer pelo ralo junto com os outros durante vidas após vidas reencarnadas como uma incessante obrigatoriedade ''dos deuses''?


Existem vários caminhos para o despertar da consciência cósmica que você é. Gurdjieff, Taoísmo e o Nagualismo acredito serem os principais que abordam esta questão profundamente, a questão que só existe o aqui e o agora, e só você é responsável por você. Isto me lembrou uma frase do Sartre que diz ''Não importa o que fizeram com você. O que importa é o que você faz com aquilo que fizeram com você''.

Enquanto você não aprender a acordar por conta própria, continuará a fazer parte do sonho dos outros...


''Cavalheiros, a vida é muito curta...Se nós vivemos, vivemos para andar sobre a cabeça dos reis.'' 

(Shakespeare)


A democracia liberal é um mito já que a organização dominante do mundo não tem nada de democrático nem de liberal. Então, é urgente substituir o mito de democracia liberal por sua realidade concreta de sistema totalitário mercante e de expandir esta nova expressão como uma linha de pólvora pronta para incendiar as mentes revelando a natureza profunda da dominação presente.


Estude para o que pode servir de útil ao planeta terra e não aos seus governantes que só te escravizam através das multinacionais fabricantes de venenos e poluidores do meio ambiente. Tente adquirir o máximo de informações intelectuais, não para auxiliar seu prefeito, seu governante, seu carrasco, seu papa, mas sim, para ter uma forma de combater a este sistema imposto...

Transição planetária na visão quantica

Ótima palestra com Margarete Áquila.
Um grande resumo de tudo o que já foi compartilhado aqui neste blog.




Manipulação climática, Contato com seres extrafísicos, Illuminatis, fim do mundo em 2012, Crop circles...entrevista com o grande astrólogo QUIROGA e com a física ANNA SHARP

1° Parte


2° Parte


3° Parte


4° Parte