Blog

Blog

26 de set. de 2012

Em sua viagem pelo Brasil conheça as belezas de Goiás!...



 

     HINO DE GOIÁS




     Hino Nacional do Brasil [Oficial + Legenda]

  




GOIÂNIA
Capital de Goiás

Goiânia substituiu a cidade de Goiás (hoje Goiás Velho) como a capital do estado de Goiás em 1937. Projetado para 50 mil habitantes, Goiânia agora abriga 1,3 milhões de pessoas. A cidade de Goiânia conta com inúmeros parques, sendo a cidade mais verde do Brasil (95 metros quadrados por habitante), e em segundo lugar no mundo, depois do Canadá Edmonton. Goiás Velho, 148 km de Goiânia, já está incluído na Lista do Património Mundial, enquanto Goiânia está listada entre as cidades brasileiras com um alto padrão de vida.
       

Goiânia

Goiânia é a capital do estado de Goiás. O estado de Goiás é cercado pelos estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Bahia e Distrito Federal, que é quase um enclave. Goiânia é de longe a maior cidade de Goiás, cerca de 23 por cento da população do Estado reside dentro dos limites da cidade de Goiânia. A área municipal é de cerca de 740 km2, dos quais 232 km2 é a área urbana, Goiânia ranking como a maior cidade brasileira sexto. Goiânia está localizado no chamado "cerrado", uma vegetação de savana, como, com uma altura média de quase 750 m. Enquanto a cidade de Goiânia conta com 1,3 milhões de pessoas, a região metropolitana conta com mais de 2 milhões (Censo de 2010).






Demorou quase um século, desde a descoberta da costa brasileira, quando os primeiros pioneiros entraram no planalto do Oeste do Brasil, em busca de ouro e outros metais e pedras preciosas. Os pioneiros principais, que entraram Goiás, em 1725, foram João Leite, Domingos Rodrigues do Prado, e Bartolomeu Bueno da Silva, apelidado de Anhangüera (diabo velho, assistente). Bartolomeu ganhou o apelido quando uma tribo indígena recusou a mostrar-lhe as minas de ouro. Em resposta, ele levou algum aguardente e queimou em seu prato. Ele fez os índios limpar a fazer o mesmo com os rios se não mostrar-lhe as minas. Os índios assustados deu dentro Em 1727, a primeira capela foi levantada em Arraial da Barra (rebatizado mais tarde, em Vila Boa, e agora parte de Goiás), dedicada a Sant'Ana. A longa distância entre São Paulo, capital da capitania de São Paulo, de que a área recém-estabelecida fazia parte, e da Barra Arraial feita a administração do novo assentamento complicado. Portanto, a nova capitania de Goiás foi criado em 1748, com o Vila Boa como a capital. A corrida do ouro foi curto e intenso, durou cerca de 50 anos apenas. O final da corrida fez a instala busca de alternativas, e eles começaram as atividades agrícolas.



A região Norte (agora o estado de Tocantins), insatisfeito com o governo de Goiás, tentou separar e continuar como uma província autônoma, em 1821. Devido a conflitos internos, o movimento separatista terminou em 1823. Em 1830, foram feitos planos para transferir a capital para o norte, para ser mais acessível pelos rios. Não foi até 1930, quando Pedro Ludivico Teixeira, um representante do governo federal para organizar a transferência da capital, começou com o processo de transferência. Em 1932, uma comissão foi formada para decidir sobre a localização da nova capital. A decisão foi tomada em 1933, a primeira pedra foi lançada em 24 de outubro. Em 1937, Goiânia se tornou a capital oficial da nova Goiás. A inauguração oficial ocorreu cinco anos depois, em 1942. A cidade foi criada de acordo com os planos de Attílio Corrêa Lima. Já em 1950, a nova capital ultrapassou o limite de 50 mil habitantes, o número para o qual a cidade foi planejada. A rápida expansão ocorreu nos subúrbios, a população aumentou de 700.000 em 1980. Em 1988, a parte norte de Goiás foi separado e se tornou o novo estado de Tocantins.




A atividade econômica

Indústria agrícola é a principal fonte de atividade econômica em Goiás. Equipamentos agrícolas, fertilizantes e ferramentas destinados a intensas atividades agrícolas em Goiás e nos estados vizinhos. Outras importantes atividades econômicas são comércio e serviços governamentais.


O que ver



A cidade de Goiânia é amplamente conhecido por seus inúmeros parques e bonito. O parque principal está localizado no centro, Bosque dos Buritis, em homenagem a palmeira que produz frutos amarelos. O parque hectare 13 contém três lagos artificiais que estão conectados uns com os outros, com canais subterrâneos. Uma ampulheta gigante representa o "Monumento da Paz Mundial", criada pelo artista Siron Franco. O monumento foi erguido no primeiro aniversário do acidente nuclear ocorrido em Goiânia. Dentro da ampulheta, amostras de areia de um número de países do mundo são coletados. A cada ano, mais quatro países estão sendo adicionados. Também no centro é o Parque Vaca Brava, com uma vista deslumbrante sobre o horizonte da cidade com os seus inúmeros skyscapers. O parque, dois hectares, é de 24 horas por dia acessível. Ao lado do parque é o Goiânia Shopping, com 170 lojas. Outros parques e áreas verdes de interesse são o Zoo (Lago das Rosas), Jardim Botânico (Parque Chico Mendes), Botafogo, Flamboyant, Bougainville.



A cidade moderna também apresenta vários monumentos. O monumento principal é os "Três Raças", simbolizando as raças negra, branca e indígena. Este monumento de 7 metros de altura, por Neusa Moraes, foi erguido em 1967. O monumento do descobridor, o pioneiro Bartolomeu Bueno da Silva, por Armando Zago, eleva acima da seção transversal da Anhanguera avenidas e Goiás. Um monumento enorme e muito visível é a Via Sacra, que consiste em 14 painéis gigantes de 10 metros, por quatro a uma distância de 16 km, com cenas da Paixão de Cristo. O artista, Omar Souto, retratou a menina Leide das Neves, vítima do acidente nuclear, em cada painel. Na parte leste de Goiânia, na área universitária, pode-se visitar a universidade museu ao ar livre. com dois painéis e 26 esculturas.



Goiás Velho

A cidade histórica de Goiás Velho, antiga capital, está localizado a cerca de 140 km de Goiânia. Em 2001, Goiás Velho foi adicionado à lista de Património Mundial da UNESCO. Entre os principais monumentos são a Casa do Bartolomeu Bueno, Chafariz de Cauda,
​​várias igrejas, Museu Cora Coralina, um famoso escritor local, e Palácio Conde dos Arcos. Caldas Novas está localizada a cerca de 170 km de Goiânia e é amplamente conhecida por suas fontes de águas quentes. Mais de um milhão de turistas chegam lá anualmente. Um total de 86 poços activos são exploradas, e produção de água com uma temperatura variando entre 34 e 57 graus. Instalações de água mais quentes são encontrados em Rio Quente, a cerca de 20 km de Caldas Novas. A mais de 300 km de Goiânia pouco separa a capital do Brasil: Brasília. Veja mais sobre esta página.



Links úteis:
Cidade de Goiânia
Estado de Goiás

Site do Turismo de Goiás






Viaje Goiás


Goiânia, Goiás




Goiânia, a Capital Verde



Cidade de Goiás – Goiás Velho


Rio Quente



Caldas Novas



Goiás - Programa de Turismo (1/4)



Goiás - Programa de Turismo (2/4)



Goiás - Programa de Turismo (3/4)



Goiás - Programa de Turismo (4/4)