Blog

Blog

25 de set. de 2012

Brasil turismo - Alagoas - Maceió






MACEIÓ

Capital - Alagoas
.
.

Todas as capitais brasileiras:

Aracaju (SE), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Boa Vista (RR), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Maceió (AL), Manaus (AM), Natal (RN), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA), São Paulo (SP), Teresina (PI), Vitória (ES)

       



Maceió

Maceió é a capital do estado de Alagoas, o menor estado brasileiro segundo. Como um estado da região nordeste, que partilha fronteiras com Pernambuco, Bahia, Sergipe. A parte oriental está localizado no Oceano Atlântico. A cidade de Maceió abriga uma série de altitude média urbana beaches.The é de 7 m. De acordo com estimativas do IBGE (2011), a cidade conta com 943 mil habitantes. O Índice de Desenvolvimento Humano é 0,739 ("médio"; PNUD, 2000).


História

Em 1609, uma usina de açúcar foi construída no local de Maceió. Logo, as casas foram construídas perto da usina, marcando o nascimento da cidade de Maceió. Em 1673, o rei de Portugal ordenou Visconde de Barbacena a construção de uma fortaleza no Porto de Jaraguá, a fim de evitar o comércio ilegal de Pau-Brasil, a madeira preciosa brasileira.
"Maceió" O nome é derivado da palavra tupi "Macayo 'ou' Macaio-k ', que tem o significado de" o que atinge as zonas húmidas ", referindo-se aos numerosos cursos de água que saem do solo, no mar .
O pequeno povoado continha uma pequena capela que foi dedicada a Nossa Senhora dos Prazeres. No mesmo local é construída a Igreja Matriz. Em 5 de dezembro de 1815, o desenvolvimento do assentamento recebeu um impulso significativo quando o Porto de Jaraguá - de importância para a exportação de açúcar, tabaco, coco e especiarias - foi desmembrado da Vila das Alagoas (hoje Marechal Deodoro). Naquele dia, Dom João VI, ainda residente no Brasil, assinaram o documento que realizou o desmembramento.
Em 1817, quando a capitania de Alagoas foi criado, desmembrado de Pernambuco, o novo governador, Augustinho da Silva Neves, começou o polêmico processo de transferência da capital de Vila das Alagoas para Maceió. Forças expedição militar de capitanias vizinhas da Bahia e Pernambuco tinha que chegar em Maceió, para manter a ordem. Em 16 de dezembro de 1839, a transferência da capital foi completa. Maceió iniciou o desenvolvimento político, administrativo, enquanto que uma nova fase do comércio foi iniciado, e industrialização de um começo, também.
Em 1844, as tropas de guerrilha (cabanas) invadiram a nova capital. Eles tinham uma série de exigências para o presidente da província de Alagoas, mas ele se recusou a essas demandas. Os invasores foram expulsos, mas voltaram duas semanas depois. O guerrilheiro invadiram o consulado britânico e levou o vice-cônsul como sua refém. Tropas federais de Pernambuco derrotou os guerrilheiros, e matou os seus líderes.
Em 1 de fevereiro de 1912, bairros da comunidade afro-brasileira foram atacados. Objetos religiosos de seu culto foram confiscados e queimados publicamente. Seus líderes religiosos foram punidos em público. Não se sabe quantos afro-brasileiros foram mortos durante este ato de intolerância e racismo. Um século depois, em 2012, o governo do Estado de Alagoas pediu desculpas publicamente por este "Quebra de Xangô".
A atividade econômica
Durante séculos, a cana-de-açúcar é a principal atividade agrícola no estado de Alagoas. No entanto, a produção contribui muito pouco para a economia local. A região de Maceió é rico em sal-gema. Por isso, um certo número de indústrias químicas está localizado na cidade. Alagoas é um dos maiores produtores de gás natural no Brasil. Atividades comerciais e de turismo são as principais atividades econômicas em Maceió. As praias urbanas e praias em regiões vizinhas atrair grande número de turistas brasileiros e estrangeiros, incluindo turistas que chegam com os navios de cruzeiro.
O que ver
Maceió é uma cidade relativamente jovem, mas seu centro abriga uma série de edifícios históricos. Palácio Floriano Peixoto (1893), inicialmente conhecido como "Palácio dos Martírios (Mártires)", é a sede do governo do estado de Alagoas. O Museu do Palácio (Mupa) possui um acervo de móveis e chrystals a partir do século 19 e 20. No outro lado da Praça Dom Pedro II é a Igreja do Nosso Senhor Bom Jesus dos Martírios.
é a Catedral Metropolitana (1840), também conhecida por Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres. O altar é feito de madeira de cedro, e é ladeado por altares menores para São Sebastião e São Miguel. Um detalhe, o primeiro presidente do Brasil República Marechal Deodoro da Fonseca é das Alagoas mais conhecida como a terra dos marechais!

     Hino Nacional do Brasil [Oficial + Legenda]






Maceió: sol, sal e saudades



Maceió – Alagoas



Alagoas Turismo



Maragogi – Hoje em Dia


Praia do Francês




Praia do Gunga