Blog

Blog

25 de ago. de 2011

Aprenda o significado dos símbolos da etiqueta




Manual ajuda a não estragar as suas roupas preferidas
Ferro de passarO desenho de um ferro de passar com pontinhos sinalizam a temperatura máxima da base do ferro. Três deles simbolizam que a peça deve ser passada até a 200ºC; dois pontos indicam que a temperatura máxima é 150°C; e um ponto significa que 110°C é o máximo que a base do ferro pode atingir, sendo que o vapor pode causar danos irreversíveis. Já o “X” mostra que a peça não deve ser passada.

Lavagem em casa

O número dentro do desenho de recipiente indica a temperatura da água na qual a roupa deve ser lavada. Um traço abaixo significa que deve ser lavada em um processo suave; dois traços mostram que o processo deve ser muito suave. A mão dentro do recipiente quer dizer que a peça não pode ser lavada na máquina e a água deve estar na temperatura máxima de 40°C; já o “X” sinaliza que a peça não deve ser lavada com processos domésticos.

Lavagem profissional
Algumas peças só devem ser lavadas com processos profissionais, como a lavagem a seco, por exemplo. Se a etiqueta conter um círculo com as letras P, F ou W, não pense duas vezes e corra para a lavanderia. Tentar lavar, secar ou passar em casa pode ser desastroso.

Usando o alvejante
O triângulo é o símbolo utilizado para descrever o uso do produto. Se o desenho estiver vazio em seu interior, significa que o uso do alvejante é liberado. Já o tracejado indica que somente alvejantes com oxigênio, sem cloro, podem ser aplicados. O triângulo pintado e com um “X” sobre ele mostra que nenhum tipo de alvejante pode ser usado.

Secagem
Um círculo dentro de um quadrado simboliza que você deve usar a máquina de secar; dois pontinhos, que a temperatura deve ser amena; um pontinho dentro do círculo indica que a temperatura de secagem deve ser baixa. O “X” sobre o símbolo, como sempre, indica proibição.
Já os retângulos indicam que a roupa deve ter secagem natural. A dobra em cima indica que a roupa pode ser colocada “pingando” no varal. Traços verticais significam que a roupa deve ser seca por gotejamento, ou seja, deve ser pendurada molhada após o excesso da água ter sido retirado. O traço horizontal mostra que a secagem deve ser feita na horizontal. Para finalizar, traços diagonais no canto do retângulo significam que a roupa deve secar na sombra.