Blog

Blog

26 de ago. de 2011

Steve Jobs: Considerações Sobre Uma Lenda Viva



Resumo
Steve Paul Jobs, 56 anos. Nasceu em São Francisco, Califórnia, em 24 de fevereiro de 1955. Profissão, magnata e inventor, co-fundador, ex-presidente e ex-CEO da Apple Inc. No fim dos anos 70 criou e comercializou a série Apple II, os primeiros PCs de sucesso no mundo.
Em 1984, depois de uma briga com a mesa diretora da Apple, pediu demissão e fundou a NeXT, uma empresa de desenvolvimento de plataformas dirigidas à educação e à administração. Dois anos depois,, comprou a Pixar da Lucasfilm, que depois tornou-se famosa por lançar uma nova linguagem 3D para desenhos animados. Na década de 1990, a Pixar produziu Toy Story (História de Brinquedo) o primeiro filme infantil totalmente animado por computador. Em 1996, Jobs retornou à Apple, depois que a empresa fundada por ele comprou a NeXT.
Em janeiro de 2006, a Walt Disney Company comprou a Pixar por 7,4 bilhões de dólares. A Disney/Pixar é hoje o maior estúdio de filmes animados do mundo.
A partir de 2007, a Apple começou a comercializar celulares, batizados de iPhones, com tecnologia de toque (batizada de multi-touch por aceitar toques simultâneos). No ano seguinte, lançou a tecnologia 3G do aparelho e, em 2009, lançou o iPhone 3gs,com comando de voz e bem mais rápido. Em 2010, a empresa lançou o iPhone 4, ansiosamente aguardado pelos usuários dos outros modelos. Mas o novo produto foi alvo de polêmicas, depois que alguns usuários verificaram que, se tocado no ponto onde ficava a antena, o aparelho sofria queda de sinal. Dias depois, Steve Jobs admitiu publicamente a existência do problema e apresentou duas opções aos usuários: receber gratuitamente uma capa para evitar o toque na antena; ou receber o dinheiro de volta em qualquer loja da Apple.
Na Apple Steve Jobs permaneceu como seu CEO (Chief Executive Officer – o cargo mais alto de uma empresa) até 24 de agosto de 2011, quando renunciou ao cargo, indicando Tim Cook para seu sucessor.

A rivalidade de Steve Jobs e Bill Gates, ex-presidente e dono da Microsoft, já é elemento cultural do setor. Apesar de tudo, vieram a ser bons amigos e empresas parceiras.
Loucuras de Jobs
Certa vez, em meio a uma crise existencial, isolou-se do mundo, foi para a Índia e usou LSD para alcançar a iluminação espiritual.
Quando se demitiu da Apple – empresa que ele próprio fundou -  vendeu todas as ações que tinha da empresa, menos uma, só para poder continuar participando das reuniões dos acionistas.
Durante muitos anos, Jobs era um verdadeiro terror para os funcionários da Apple, por causa das frequentes demissões em massa.
O salário dele na Apple, fixado por ele mesmo, é de US$ 1,00 (um dólar) por ano, o que o colocou no Livro Guiness dos Recordes como o CEO que tem o menor salário do mundo;
Jobs só come verduras, legumes, frutas e mariscos.
Em 1984 comprou uma mansão onde morou durante 10 anos e na qual quase não existiam móveis. Na entrada, ele colocou uma moto BMW que pertencia ao ex-presidente Bill Clinton.
O nome Apple (maçã, em Inglês) foi escolhido por ele simplesmente por que a maçã é a sua fruta predileta.
Certo dia, Jobs convidou o dono da Pepsi para ser sócio dele, perguntando: “Você quer continuar vendendo água com açúcar ou quer mudar o mundo?”
O câncer
As notícias sobre a sua doença foram divulgadas pela primeira vez em agosto de 2004, quando ele declarou ter se submetido a uma cirurgia para tratar de um câncer no pâncreas. Apesar dos porta-vozes da Apple terem garantido que as chances de cura eram animadoras, a aparência abatida de Jobs, quando ele apareceu em público em 2008, para o lançamento do iPhone, despertou temores e suspeitas de que o caso era mais grave do que se dizia. Em 2009, Jobs disse que a sua perde de peso se devia a um “desequilíbrio hormonal!”. No entanto, teve que passar por um transplante de fígado, possivelmente devido à metástase do câncer pancreático. William Chapman, especialista da Universidade de Washington, disse que a taxa média de sobrevivência, para pacientes nas condições de Jobs e que recebem um transplante de fígado, é de 50%.
Como todos já sabem, Steve Jobs anuncio nesta quarta-feira (24/08/2011) sua renuncia ao cargo de CEO da Apple. Saiba qual será futuro da Apple sem Steve Jobs.